( Resenha ) A Culpa é das Estrelas - John Green

A Culpa é das Estrelas

John Green

Editora Intrínseca


Sinopse


      A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. 
     Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
      Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. 



Resenha

     Hazel Grace é uma adolescente de 16 anos diagnosticada com câncer na tireoide e metástase nos pulmões. Um câncer incurável, segundo os médicos, mas Hazel tem conseguido viver bem graças a um novo medicamento. Seu cilindro de oxigênio a acompanha em todos os lugares, sendo assim Hazel prefere ficar em casa, assistindo TV e lendo várias vezes seu livro favorito. Por insistência da mãe (que acha que sua filha está ficando deprimida), Hazel retorna ao grupo de apoio para crianças com câncer e numa dessas visitas conhece Augustus Walters, um adolescente de 17 anos que perdeu uma perna devido ao câncer, mas que já está saudável há um ano e meio.
“Na boa, vou logo dizendo: ele era um gato. Se um cara que não é gato encara você sem parar, isso é, na melhor das hipóteses esquisito, e na pior, algum tipo de assédio. Mas se é um cara gato...na boa...”

     Os dois viram amigos e se apaixonam e a partir daí a história começa a ficar interessante. Um amor puro e verdadeiro que faz o leitor torcer por um final feliz. John Green conseguiu criar uma história envolvente, que não ficasse presa ao câncer, e sim que tratasse de dramas adolescentes e que nos fizesse refletir sobre a nossa vida. Os problemas que os personagens vivenciam são muito difíceis para nós leitores, mas para os personagens é apenas a maneira que podem viver. E tentam viver a vida pensando no presente, sabendo que o futuro pode não chegar.
“Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenar um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.”
     O romance é narrado por Hazel e fiquei me perguntando como seria este romance narrado por Gus. Talvez o autor pudesse ter pensado em escrever o livro na perspectiva dos dois personagens, mas mesmo assim conseguimos sentir o amor que possuem um pelo outro.

    A história dá uma reviravolta que eu não esperava, mostrando como não sabemos o que a vida nos reserva. Chorei..... Chorei muito...  Quando comecei  a ler o livro imaginava  uma tragédia ao final, pois logo nas primeiras páginas você se depara com a realidade do livro. E foi aí que pensei: continuo a leitura? Continuei e não me arrependo. 

     John Green conseguiu tirar de uma história trágica, um lindo romance comovente e inesquecível... Recomendo!


Clicando nas imagens você compra o livro pela melhor oferta FNAC.

15 comentários

  1. adorei...confesso que comecei a ler e desisti mas agora sinto que estav errada...vou retomar a leitura

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!! Emocionante...

    ResponderExcluir
  3. Lindo mesmo... Que bom que vc vai continuar Juliana... A história é emocionante e inesquecível!

    ResponderExcluir
  4. O livro é lindo! Mas eu tenho uma relação de amor e ódio com ele! haha, porque ao mesmo tempo que acho inspirador, romântico, intenso.. Acho também meio apelativo... Mas não deixa de ser uma ótima leitura!

    Vamos nos intrometer um pouquinho?
    http://semquererintrometer.blogspot.com.br/

    Beiijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo tanto esse livro! s2
    Toda vez que eu lembro dele eu me emociono!
    O modo que a história se desenvolve e envolve o leitor!
    E tudo!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Vc conseguiu me convencer!! Vou vencer meu preconceito e lê-lo. rsrs. Beijos!!!
    www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br
    www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já li esse livro, muito bom
    Luiza Aquino

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha interessada em ler o livro

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tenho o livro mais já ouvi falar muito dele e estou super ansiosa para assistir ao filme!!!

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha , esse livro é perfeito estou louca pra vê o filme :)

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li esse livro, mais amei a resenha e fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é muito comovente,ouvi vários comentários positivos.

    ResponderExcluir
  13. Eu ja queria ler porque ja ouvir falar dele milhares de vezes agora quero ainda mais.

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por