( Resenha ) A Última Carta de Amor - Jojo Moyes @intrinseca


Editora Intrínseca

Clique na capa e compre o livro em oferta na Martins Fontes.

Leia a sinopse AQUI.


Resenha



A última carta de amor conta a história de duas protagonistas, Ellie Haworth, que vive em 2003 e Jennifer Stirling, que vive na década de 60. Tudo se inicia quando Ellie encontra uma carta nos arquivos do jornal onde trabalha. A carta é endereçada a uma mulher e é assinada por “B”. O leitor logo descobre que a carta foi enviada a Jennifer e sua história começa a ser contada a partir do momento em que ela acorda no hospital após sofrer um acidente de carro e não consegue se lembrar de nada. Em busca de suas lembranças, Jenny vasculha seus pertences e encontra a mesma carta encontrada por Ellie anos depois e descobre que tinha um amante. Mesmo sem memória, ela tenta descobrir quem é “B” e procura se lembrar do seu passado. Paralelo a esses acontecimentos, temos acesso a vida de Jennifer antes do acidente e descobrimos os motivos que a levaram a ter um amante. 

Alguns leitores acharam a leitura confusa, pois o livro não tem uma sincronia de acontecimentos, ele vai e volta ao presente e ao passado várias vezes. Eu, particularmente, adorei a narrativa e achei bem curiosa a maneira que Jojo narrou a história, pois ficava ansiosa para saber dos acontecimentos seguintes e nem sempre estava na ordem que eu esperava.

Posso dizer que amei Jenny e “B” e que apesar de ser contra o adultério, torcia a cada momento para que ficassem juntos. Sofri e chorei várias vezes com o destino que insistia em separá-los e com as lindas cartas de amor! Lindas!!!

(...) “E, se sentir que foi a decisão acertada, saiba ao menos isso: em algum lugar deste mundo há um homem que a ama, que entende o quão preciosa, inteligente e boa você é. Um homem que sempre a amou e que, por mais que tente evitar, desconfia que sempre a amará.” 

Já Ellie, demorei um pouco a gostar dela, pois assim como Jenny, ela tinha um amante, mas parecia estar confortável com esta situação de ser a “outra” e não lutava por seu amor. Sua perspectiva mudou ao encontrar a carta e ao conhecer a verdadeira história de amor que a envolvia. 

"Nunca pensei que você fosse... Não leve a mal, Ellie, mas você me surpreendeu. Nunca pensei que essas cartas pudessem afetar tanto você.
- Não são só as cartas. - Ela funga.
Ele espera. Está encostado no sofá agora, mas sua mão continua pousada de leve no pescoço dela - e Ellie quer, ela percebe, que continue assim.
- Então? - A voz dele é meiga, inquisitiva.
- Tenho medo...
- De?
Ela fala bem baixinho.
- Tenho medo de que ninguém me ame tanto assim." 

As duas viveram duas histórias de amor, cada uma no seu tempo e a maneira como a vida das duas protagonistas se cruzam e o final que Jojo nos proporciona é emocionante. Chorei, pra variar! Fiquei com um gostinho de quero mais no final do livro, mas não posso contar pois é spoiler...

Se você é daquelas que, assim como eu, ama um romance, não pode deixar de ler este livro! Depois dele, as cartas de amor não serão mais as mesmas...


Gostou? Comente!

Os comentários nos ajudam a melhorar.

5 comentários

  1. Nada como um Bommmm Romance!
    Amei a Resenha! Fico pensando que se eu já recebi uma vez uma carta de amor e foi tãooo bom, mas ultimamente o romantismo tem sido esquecido neh!
    Linda Resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Geralmente tenho um ataque nervoso com muito romantismo rsrs, mas cartas são legais não de amor mas as normais sobre diversos assuntos, não tenho vontade de ler esse livro e já li muitas resenhas dele, ah também sou contra o adultério mas os livros e filmes sempre fazem com que fiquemos a favor do casal "errado" rsrs

    bjs

    Ps. Creio que se um relacionamento esta ruim ou a pessoa tenta resolver o problema ou se separa de vez agora trair é golpe baixo hehe

    ResponderExcluir
  3. Esse toque de mistério...romance, amores proibidos...ahhhhh que delíciaaaaaa
    Tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por romances quero muito esse livro , :)) goste de sua resenha ^^

    ResponderExcluir
  5. Resenha bem escrita.Parabéns!!!

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por