( Resenha ) Noites de Alface de Vanessa Bárbara @edobjetiva

Editora Alfaguara
Grupo Objetiva

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Sinopse

Noites de alface é um romance que trata de perda, solidão e das convivências diárias triviais, às quais se pode resumir e encerrar uma vida inteira.
Até a inesperada morte de Ada, com quem Otto estava casado há mais de 50 anos, os dois compartilhavam cada detalhe de sua rotina banal: a disputa do pingue-pongue, os cuidados com o jardim, o preparo de couve-flor à milanesa, as longas noites de documentários sobre o reino animal. Agora, a solidão de Otto ocupava uma “casa de gavetas vazias”.
Arrasado, ele se recusa a interagir com os habitantes da minúscula cidade onde mora. Refugiado na casa amarela onde haviam morado tanto tempo juntos, Otto tenta ruminar sozinho o passado. Mas a cada contato com os conhecidos da vizinhança, parece mais convencido de que, apesar da sutil normalidade, há um mistério no ar, que acaba por preencher sua vida vazia sem Ada. 

Pouco a pouco, inspirado pelas séries policiais que adora, Otto vai juntando pistas de um mistério, um incidente obscuro que a comunidade procura ocultar. Sua insônia vai piorando; as noites são cada vez mais longas. Talvez a esposa estivesse envolvida. Ou talvez Otto é que esteja ouvindo coisas. Entre ruídos de liquidificador, latidos, discussões e chineladas, o suspense vai encurralando o solitário morador da casa amarela, que precisa decidir se quer ou não saber a verdade.

Resenha

Noites de alface é um romance de Vanessa Bárbara, uma jovem escritora que já desponta na literatura brasileira. 
A princípio o livro aborda detalhes da grande solidão que o personagem Otto vive após a morte de sua esposa Ada. Otto é um senhor de temperamento reservado e por vezes rabugento, que está se adaptando a nova etapa de sua vida, sem fazer questão de qualquer companhia. 
Passa seus dias sozinho recordando as lembranças dos anos, mais de cinquenta, que viveu ao lado de sua amada esposa. Mas de repente, Otto começa a relacionar alguns fatos que ocorreram na vizinhança meses antes de Ada falecer. 
Então passa a ficar atento e intrigado com o comportamento dos vizinhos, do carteiro, do atendente da farmácia... 
Cada qual com sua peculiaridade, tais pessoas aparentam ter um segredo em comum, um mistério que Otto não compreende. 
Como Otto sempre se identificou com as séries policiais que assistia na TV, sua veia investigativa desperta e desvendar o tal mistério torna-se o seu passatempo diário. 

O livro é muito bem escrito. Em algumas páginas o enredo é capaz de nos transportar para a casa de Otto e de Ada, para as histórias paralelas e de repente nos vemos envolvidos com os assuntos e as situações cotidianas. Até que em certo momento, o livro ganha outra abordagem e apresenta uma surpreendente história dentro da história, que não há como imaginar. 
Então, o chá de alface que Ada preparava para Otto dormir passa a ganhar sentido... 
Em uma narrativa gostosa de ler e muito próxima dos nossos conflitos internos a autora consegue que Noites de alface torne-se uma agradável surpresa. 

Eu indico!

11 comentários

  1. Aaaa.. legal a sinopse e resenha. =)

    ResponderExcluir
  2. Nossa parece ser muito bom, a literatura nacional de parabéns tantos autores lançando

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de leitura sempre me deixa saudosista, pois geralmente me coloco no lugar dos personagens e me imagino vivendo aquilo, já pensou vc 50 anos casado com alguém e depois se vê sozinho???? mas gostei bastante da resenha até pq tem um mistério a ser resolvido... kkkk e isso sempre dá pano pra manga!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Caramba...
    romance e mistério...
    adorei
    vô add na lista de futuras compras...
    :D

    ResponderExcluir
  5. Ai esse livro parece ser tão bonitinho. Eu só fico imaginando o que deve ser essa alface.

    E essa capa é muito fofa e me vem á cabeça um pensamento: "Estamos na 3ª fase da juventude". <3

    Quero ler, quero ler, quero ler. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve realmente ser legal pois um livro que me indicaram, À noite andamos em círculos de Daniel Alarcón é se salvo me engano, também da Editora Alfaguara
    Grupo Objetiva, um amigo que leu super me indicou, bom... pelo menos tem bons antecedentes!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Não gostei da capa nem do titulo, é o tipo de livro que passaria despercebido.. mas pela sinopse parece ser legal...

    ResponderExcluir
  8. adorei a resenha, muito misterioso adoraria ler

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha,você escreve muito bem.
    Eu não leria esse livro a história não me chamou muita atenção,então ele estaria de fora da minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  10. Vanessa Bárbara , mais uma autora nacional que vem com tudo!!!! kkkkk

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por