5 Estrelas,

( Resenha ) O Guardião - Livro 1 da Trilogia Cidade das Sombras de Daniel Polansky @geracaobooks

28 agosto Clã dos Livros 8 Comments

Geração Editorial

Clique na capa e compre o livro na Submarino

Leia a sinopse, AQUI.

Resenha




Um sobrevivente da peste, das guerras e ex-combatente da guarda da coroa, vive agora como traficante e viciado. 


O Sopro de Fada estava batendo forte e cerrei os punhos com firmeza para que as mãos parassem de tremer. Olhei atentamente para os clientes e me pus a pensar em como um ato incendiário bem localizado ajudaria a melhorar a vizinhança.

Conhecido como Guardião, ele luta por seu território e o protege sem escrúpulos. 
Ao se deparar com o corpo de uma criança assassinada e violentada, decide buscar pelo assassino. Os guardas corruptos, não dão a mínima para os problemas dos pobres moradores da Cidade Baixa. Ele sabe que este vai ser mais um corpo sem importância e não consegue se afastar.


Quando eu achar o filho da puta que fez aquilo com a menina, farei com que o que aconteceu com Lábio Leporino se pareça com a carícia de um novo amor. Por tudo o que é mais sagrado, ele terá uma morte lenta.

Ao iniciar a busca pelo culpado, se depara com indícios de uso de magia, sinal de que o assassino é praticante da Arte. Isso agrava o problema e o faz procurar pessoas de seu passado, que a muito tempo não via.



Ser um criminoso de sucesso não exige o mesmo pacote de habilidades que é necessário para se pegar um. Também não suponho que meia década mergulhado em meus próprios estoques tenha feito maravilhas com meus poderes de dedução. Talvez (...) eu já estivesse longe fazia tempo demais para participar daquilo. Talvez meu acordo desesperado  com o Comandante tenha sido uma aposta tola, um cheque pré-datado para cobrir um rombo inevitável.

Além disso, mais crianças desaparecem e seus corpos são encontrados dias depois. Como se não bastassem os problemas habituais de seu ofício de narcotraficante, mais as investigações,  o Guardião ainda precisa enfrentar armadilhas e a própria guarda, que não vai facilitar em nada para ele.


Caso você tenha perdido algo do que se passou nos últimos cinco anos, deixe-me condensá-los para você: você é um viciado e um chefe do crime, você desencaminha pais e mães, você se aproveita de qualquer um que cruze seu caminho. Você se transformou em tudo aquilo que sempre odiou e eu não preciso de você aqui para estragar minha investigação.

O Guardião é um livro que mescla em seu enredo bem construído, fantasia/sobrenatural/policial/suspense  em um ambiente noir, com um anti-herói sínico e fascinante. 


Dei a ele o sorriso amarelo que se dá quando se diz a um mendigo que não tem trocado para dar.            
- Qual é? Não tenho classe suficiente para que se possa conversar?                                                       
- Não é nada pessoal. Eu sou surdo-mudo.

Mesmo com as  442 páginas, o enredo e o personagem nos carregam sem chance de parar a leitura até o final.

Amei e recomendo!



Saiba mais sobre a série, AQUI.



8 comentários:

  1. Meu noivo comprou, depois que vocês fizeram um post de O guardião aqui e eu compartilhei com ele, agora tá esperando chegar...
    Clã dos livros botando é a família toda pra gastar rsrsrsrs....
    Muito massa a resenha, parabéns Marissa!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece muito bom mesmo!
    O autor conseguiu misturar em uma mesma história,suspense,fantasia ,mistério...

    Se surgir uma oportunidade vou ler sim! ;)

    ResponderExcluir
  3. Olha que interessante,estou começando a me aventurar nesse gênero literário,adorei a recomendação.

    ResponderExcluir
  4. Nossa fantasia, sobrenatural, policial e suspense, parece ótimo hem, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito bom, adoro esses cenários pós apocalípticos, mas não gosto muito quando tem criança na história não por achar que é antiético ou muito forte, é porque os autores nunca dão a violência necessária á história quando tem criança mas só lendo o livro pra ver se esse é o caso.

    ResponderExcluir
  6. Oieee
    O livro deve ser bom mas não é uma das minhas leituras preferidas,por algum motivo o enredo não conseguiu me atrair de forma alguma,e essa capa me lembra um pouco de assassin's creed.Gosto de toda essa mescla do sobrenatural,policial,suspense mas esse definitivamente não me cativou.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Uhmmmmmm, parece ser bem misterioso e com muita ação. E pela ambientação, que eu acho que deve ser a Idade Média depois do período da Peste Negra, deve bem ser bem sombrio.

    Deve ser bom mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Parecer ser muito interessante,acho que vou ter que acrescentar ele na minha pequena lista de leitura,kkk.

    ResponderExcluir