3 Estrelas,

( Resenha ) O Tocaio de Edison Rodrigues Filho @primaveraeditor

06 agosto C Romano 10 Comments

Primavera Editorial

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse, AQUI.

Resenha



O livro é muito bem escrito, brinca com as palavras, com os nomes todo o tempo, alterna capítulos entre o passado e o presente, o que faz com que o leitor vá se surpreendendo com as artimanhas dos acontecimentos e das pessoas, mas ás vezes esse recurso faz com que a história fique um pouco confusa. 

O livro conta a história de Flávio Moretto, o Tocaio, um garoto do interior, de uma família humilde, que convenceu seu pai a levá-lo para estudar na cidade grande a fim de se tornar “professor e honrar o nome da família como um honesto e dedicado mestre”. Flávio Moretto encantou-se por São Paulo.

Lá conheceu Flávio Fontoura, um menino brincalhão, extrovertido, alegre e de uma família abastada. Os dois tornaram-se grandes amigos e viviam juntos, até mesmo no dia em que conheceram Amanda, uma ruiva encantadora. Os dois apaixonaram-se por ela no mesmo instante, mas foi o F. que, como sempre, tomou a iniciativa diante daquela paixão. E assim os dois tornaram-se três, com o M. sempre escondendo seu amor, ou assim ele achava que o fazia, pois Amanda sempre soube desse amor e ficou até mesmo dividida entre os dois. Mas Tocaio era um homem simples e humilde que financeiramente não poderia lhe dar o status e dinheiro que o F. poderia lhe proporcionar. Assim, mesmo namorando Fontoura mantinha o Moretto sempre por perto.

Todos se formaram e Amanda e Fontoura se casaram. Moretto vivia uma vida simples de professor de literatura. Amanda fica grávida e Moretto é convidado para ser padrinho. E então nasce Juliana. Com Juliana ainda pequena os negócios da família Fontoura vão à falência e tudo se desestrutura.
Amanda vê seu plano se desmoronar, Fontoura que mesmo não trabalhando no ramo da família, com a venda de seus seguros não consegue arcar com todas as despesas e dívidas herdadas e então começa toda a trama para sair daquela situação. E nessa busca armam um golpe onde todos sairão ganhando, Amanda e Fontoura o dinheiro, e Moretto a amada, mas a filha Juliana cresce e não aceita aquele Flávio que não é o seu pai.

O tempo passa e em uma noite de insônia, Tocaio fica perturbado com as imagens da moça Juliana em seu quarto , e essas imagens na madrugada não lhe saem da cabeça. E agora como Tocaio vai reagir diante de toda essa situação ou confusão? Muitas atitudes inesperadas são tomadas e assim a trama vai se desenvolvendo. 

Na busca por dinheiro vale tudo, e onde vão parar os escrúpulos de todos??
Ao ler esse livro minha memória me remeteu muitas vezes a lembrança daqueles contos de Nelson Rodrigues. Recheado de mentiras e erotismo.


10 comentários:

  1. Owwwwwwww!!!
    Me empolguei pela empolgação da resenha, já havia lido a sinopse e a indicação de vocês aqui meninas. E agora achei a temática ótima, o Brasil tem muitos bons escritores em todas as áreas, e isto é muito bom!!!
    Já tô de olho nele aqui pra comprar e já compartilhei também rsrsrsr!!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante a estória..
    Adorei a resenha =D
    Desde que vi a aqui sobre esse livro, a capa me chamou bastante a atenção!

    ResponderExcluir
  3. Nossa lembra os contos de Nelson Rodrigues! já fiquei super interessada em ler!

    ResponderExcluir
  4. Achei super interessante, só lendo a resenha me passou um filminho na cabeça, minha curiosidade aumentou. adoraria ler e saber como vai ser o desenrolar da história, e sobre Tocaio ficar perturbado com a Juliana, quero saber o motivo rsrs mega curiosa.

    ResponderExcluir
  5. Um triângulo amoroso,recheado de erotismo e traições,promete muito!
    Estou bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que enredo tenso.
    Como sempre, a garota parece escolher o cara com mais grana, mas amando o cara pobre. Sério, pq tem que mostrar as mulheres desse jeito? Elas não são autosuficentes ao ponto de se manter sem precisar ser sustentada pelo homem? Isso não seria um pouco de machismo ou esteriotipo por parte do autor?
    Claro que isso deve ter sido no passado na história, mas isso me revolta.
    É impressão minha ou o Flávio M. está apaixonado pela filha da Amanda?
    Fiquei curioso para saber . Parabéns pela resenha. ^_^

    ResponderExcluir
  7. Já havia lido a sinopse deste livro aqui algum tempo atrás,a resenha ficou muito detalhada e gostei da maneira que a história é descrita.

    ResponderExcluir
  8. Oieee
    No começo estava um pouco confusa com a história mas peguei o fio da meada assim que fui lendo sua resenha.E que confusão é essa que envolve os personagens,o Flávio está atraído pela Juliana?,Omg!Gostei muito do livro mas está meio caro,beijos.

    ResponderExcluir
  9. Tive que ler a sinopse do livro duas vezes para ver se eu tinha entendido mesmo! rsrsrsrs
    Achei muito interessante a história e gostei da sua resenha. Gosto de tramas assim, com triângulos amorosos e reviravoltas

    ResponderExcluir