5 Estrelas,

( Resenha ) Estudo Independente - Livro 2 da Trilogia O Teste de Joelle Charbonneau @UnicaEditora

27 outubro Clã dos Livros 9 Comments

Única Editora

Leia a sinopse, AQUI.

Clique na capa e compre o livro na Submarino

Resenha



Estudo Independente é o livro 2 da trilogia Distópica O Teste.


Foi uma semana depois do Teste. (...). Eu estava vivendo o sonho de seguir os passos do meu pai. Tudo era possível, principalmente com Tomas segurando forte a minha mão na dele.



Malencia passou pelo Teste e agora está na Universidade junto com Tomas.
Apesar de não lembrar de nada do que aconteceu, está feliz com as novidades e os novos desafios. Até que encontra o Comunicador de Trânsito de seu irmão e estranhamente vê nele o símbolo do Teste, é então que ela descobre. Após ouvir sobre as atrocidades e mortes que aconteceram no período do Teste, Cia fica alerta e começa a observar tudo e todos, questionando as palavras gravadas com sua própria voz. 


Semana após semana, mês após mês, tentei fingir que o que o dispositivo tinha revelado não era real.

Dúvidas enchem sua cabeça, mas o temor do que aconteceu e do que pode acontecer, guia seus novos passos. Será que Tomas se lembra de algo? O dispositivo a alerta para algo que Tomas fez. Será que pode confiar nele?


Tomas confia em mim, mas não tenho certeza de poder retribuir a confiança. Nem em mim mesma, nem nele ou em qualquer coisa.

Todos os calouros precisam passar por provas que vão definir sua aptidão e a área para qual serão designados. Logo após, eles precisam passar por uma iniciação, que é eliminatória. Os que não conseguirem serão redirecionados ( leia-se eliminados ). Essa parte lembra muito o período do teste, porém os grupo tem charadas para desvendar e pontos acumulados pela ordem de chegada.

Cia faz novos amigos e também ganha novos inimigos, sempre atenta aos alertas deixados por ela mesma na mensagem gravada no comunicador. 
Ela sente que precisa se manter próxima de Tomas, mas  nem sempre consegue, pois eles precisam manter certa distância para não atrair atenção dos professores.

A trama mantém o mesmo ritmo, mas com menos mortes, já que todos estão agora estudando. Mesmo assim as pressões em cima da personagem são enormes. Ela ganha uma carga maior do que os outros estudantes e tem que dar conta de tudo, já que a todo momento é avaliada. 

Em Estudo Independente Malencia precisa decidir se vai lutar para acabar com o Teste e se arriscar ainda mais, ou se vai apenas viver como uma estudante. 



Fica nítida a vontade da autora, em destacar como a jovem Cia, vinda de uma colônia pequena, é muito mais inteligente e habilidosa do que os jovens de Tosu City.


Nós mudamos. O Teste fez isso com a gente. 
-Você está certo - digo. - Eles merecem pagar.


Adorei, recomendo e aguardo o próximo com ansiedade =)


Saiba mais:






9 comentários:

  1. Eu tenho tum dum dum, comprei na promo tum dum dum, da Submarino tum dum dum!!!
    Love distopias

    ResponderExcluir
  2. Não faz muito meu estilo, mas parece bem interessante.
    Ótima dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Ainda não decidir se irei ler a série, mas sempre vejo boas opiniões a respeito dos livros

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Ola ainda não consegui começar a ler essa trilogia por isso estou acompanhando as resenhas com muita atenção e tenho lido muitos elogios e destaque das personagens. Gosto muito de distopias . Em breve começo a leitura. abraços


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Doido pra ler esse livro D: Tipo, só tenho teste, mas pelo pouco que li dele, sei que vou amar esse ai D: Ansioso pra tirar minhas próprias conclusões.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. A premissa desta série me interessa, mas me desmotiva o fato de serem vários livros. Gostei da resenha.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Marissa,
    Gostei da resenha e fiquei curioso para ler esse livro que parece bem interessante.

    bjs

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Marissa!
    Eu ainda não li essa trilogia. Tenho o primeiro livro mais está aqui. Mas todas as resenhas que leio sobre esse livro são positivas. Estou empolgada pra ler os três de uma vez.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir