( Resenha ) A Formatura - Livro 3 da Trilogia O Teste de Joelle Charbonneau @UnicaEditora

Única Editora

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse, AQUI.

Resenha


Esta resenha contém spoiler do livro 2. Se você ainda não leu Estudo Independente é melhor não ler a resenha! ;)

Quando termino, porém, o desenho no centro do círculo ligeiramente oval é inconfundível: dois raios cruzados.Um símbolo de poder. Da eliminação da ignorância. E de uma rebelião que tem que superar probabilidades absurdas para triunfar. Um símbolo que combina meu passado e meu futuro. E chegou a hora de esse futuro começar.

Malencia se surpreende ao presenciar Symon, o líder da rebelião, matando Michal, um aliado que lhe entregava provas capazes de acabar com o Teste. Assim termina Estudo Independente, livro 2 da Trilogia.


Confira as resenhas dos livros 1 e 2




A moça fica sem chão, pois tudo o que pensava sobre a rebelião estava errado. Ao refletir sobre o problema percebe que o melhor é contar tudo à presidente e deixar em suas mãos que resolva o que fazer. Mas Malencia não esperava que ao invés de assumir o problema, a Senhora Collindar devolvesse-o às mãos dela. 

- Não vou matar o doutor Barnes e seus seguidores. - Ela coloca a pasta na minha mão. - Você vai.

Cia se vê então, com a difícil tarefa de eliminar os líderes que controlam o Teste e acabar com a matança de tantos jovens.

(...) não tenho certeza de que seja capaz de seguir a trilha que ela me apontou.

Ela precisa correr contra o tempo com a mais complicada das tarefas. Recrutar ajudantes capazes de matar e nos quais possa confiar, pois sozinha não conseguirá eliminar todos da lista que a presidente lhe incumbiu. 
E agora, em quem confiar? Quem teria a capacidade certa para ajudar e não os entregaria aos inimigos? Como ter certeza do que fazer e de quem escolher?

Tem havido muitas mortes desnecessárias. O peso da vida dessas pessoas pressiona meu peito, dificultando a respiração. Em quem acreditar? Na presidente? Em Raffe? Em Tomas? Em mim mesma?

Cia amadureceu muito ao longo da trilogia e suas decisões estão a cada momento mais inteligentes. Ela se questiona a todo momento sobre o que deve ou não fazer, e muda seus planos ao longo da história, demonstrando, mesmo sem perceber,  que foi a melhor escolha para liderar o grupo.

Ela e Tomas continuam apaixonados, mesmo com tantos problemas e os dois ganham algumas pequenas e merecidas cenas românticas. 

- Tomas? - Procuro tocá-lo, mas ele se afasta do meu toque.
- Prometa que, se a gente fracassar e a guerra estourar, a gente foge - ele diz.
- Você não pode...
- Posso sim. - Ele se aproxima e vejo seu rosto na penumbra. Tão bonito! Tão querido! -  Não vou deixar que você faça isso sozinha.(...)
- Só vou quando você for. Até lá, estamos juntos nisto.

A Formatura foi, sem dúvida, um desfecho bem elaborado e inteligente, com reviravoltas impressionantes e surpreendentes. 
Alguns personagens ganharam destaque e conquistaram nossa atenção, Raffe, Stacia, Will, o próprio Doutor Barnes, entre outros.  

Se você já é fã da Trilogia, (que entrou na minha lista de favoritos)  prepare-se para se surpreender com o desenrolar de A Formatura. 

 Amei e recomendo!



4 comentários

  1. Oiee.
    Eu ainda não li nenhum desses livros, já algumas resenhas e comentários sempre com elogios, mas ainda não me sinto tentada a lê-los, são livros bem diferentes do que costumo ler e por enquanto ainda não quero dar uma mudada tão drástica assim na minha preferência de leitura.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Bom demais
    Já disse adoro distopias, e a série O Testa, testa agente durante toda a leitura, muito boa a resenha, e concordo com Marissa tem alguns spoiler e é surpreendente as reviravoltas do livro 2 e principalmente do 3, ameeeei

    ResponderExcluir
  3. Não li a resenha, já vi esses livros e me interessei por eles parecem ser muito bons, o nome já ta na minha listinha srrsr

    ResponderExcluir
  4. Não li ainda nenhum livro da trilogia.
    Para mim também não é uma prioridade.
    Cheguei a conclusão que distopias não são meu estilo de leitura preferido.
    Mas que bom que curtiu a leitura!

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por