( Resenha ) Contos de Grimm para todas as idades de Philip Pullman @alfaguara_br



Editora Alfaguara


Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse, AQUI.

Resenha



O livro Contos de Grimm para todas as idades cumpre o papel a que se propõe que é o de recontar algumas das melhores histórias de Grimm. Nele o autor procura tornar a narrativa mais real, incluindo alguns fatos ou palavras que possam deixar a história fluir com mais autenticidade para o leitor, proporcionando um envolvimento maior. Importante ressaltar que mesmo com algumas modificações as histórias não perdem sua essência.

“Chapeuzinho Vermelho, tenho um serviço pra você. Sua vó não está muito bem e quero que leve para ela este bolo e uma garrafa de vinho. Ela vai se sentir bem melhor. Seja educada quando entrar na casa dela e dê um beijo nela por mim. Tome cuidado e não saia do caminho, senão pode tropeçar, quebrar a garrafa e derrubar o bolo, aí não terá nada pra levar para ela. Quando entrar na sala, não esqueça de dizer: “Bom dia, vovó”, e não fique espiando pelos cantos.”

Além de recontar as histórias, o autor ao final de cada uma, inclui seus comentários e informações acerca da origem dos contos, o que pode servir também de fonte de pesquisa.

Dentre os contos escolhidos por ele podemos citar clássicos como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria e Rapunzel, e outros menos conhecidos pelo leitor como Irmãozinho e Irmãzinha, O enigma e o Osso Cantor. 
O fato de possuir histórias menos conhecidas, tornam o livro ainda mais interessante, e inovador. 

Comentário do Autor: 
“Em João e Maria, o episódio do pato é uma curiosa intervenção da última edição dos Grimm. Não existia antes disso, pelo menos impressa, mas acho que funciona, então inclui também. O lago é uma passagem intransponível entre uma floresta ameaçadora e a segurança do lar, e uma barreira é uma coisa desejável, a menos que se esteja do lado errado dela; mas ela pode ser atravessada com uma combinação de benevolência da natureza e engenho humano. “


Recomendo para todos que apreciam contos e suas versões e também para todas as idades, pois o livro nos faz voltar a ser crianças, ao dar asas a nossa imaginação.


9 comentários

  1. Apaixonei! Ja vou adicionar à lista de leituras, com certeza *o*

    ResponderExcluir
  2. Esses contos parecem ser legais, tem uns que eu não conheço, mas também tem uns bem conhecidos e que fazem muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Sou fanática pelos contos dos irmãos, tenho em várias versões e vários idiomas. Sim, sou dessas. hahaha agora, com seu post, sei que tem mais um na minha lista de desejados.

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  4. Que dizer dos irmãos Grimm???
    I loveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!
    Já até comentei com Marissa que tenho esta reunião de contos dos irmãos Grimm só que com outra capa e de outra editora, mas amei e super recomendo porque agente vê todos os contos famosos pela Disney, só que como foram escritos, sem a versão "romantizada" da Disney e é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Nossa!! Esse autor é muito top! É o mesmo autor de A bussola de ouro e simplesmente amo esse livro! Esse deve, com certeza, ser outro livro bem escrito dele que te prende da primeira página a ultima! Fiquei muito curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  6. adoroo os Irmãos Grimm e tudo o ref. a eles.. achei mega interessante.. vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  7. Hey, C Romano!
    Ameeeeei a capa! Acho muito interessante ler histórias "clássicas" em outras versões. Dá sempre uma "nova cara" para uma história que todo mundo já conhece.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Adoro quando colocam os contos clássicos numa versão nova e dão aquela repaginada. A capa está linda e como adoro os irmãos Grimm, já quero pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Os irmãos Grimm são meio que uma lenda, um ícone. A Disney fantasiou muito as coisas, mas não podemos negar que muitas histórias deles nós conhecemos por ela, só depois que ficamos sabendo da verdadeira autoria.
    Não gosto muito de contos, mas eu abriria uma exceção para eles, até porquê, tenho verdadeiro fascínio para ver as "verdadeiras" histórias.

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por