( Resenha ) Política de Míriam Moraes @geracaobooks

Geração Editorial



Clique na capa e compre o livro na Saraiva


Leia a sinopse, AQUI.

Resenha



A autora Míriam Moraes nos apresenta um pequeno manual sobre política, voltado para  público que entende pouco sobre o tema. Mas não se engane, apesar das poucas páginas, Política consegue tratar de muitos temas importantes e esclarecer dúvidas sobre vários tópicos.

Nele a autora fala de maneira direta e simples, tornando o livro interessante e dinâmico. 

Começando com um glossário básico e explicando parte por parte podemos entender bem melhor, como funciona a política em nosso país. 
A tripartição dos poderes e as atribuições de cada um deles, partidos políticos, direita e esquerda, corrupção, as esferas de governo e suas atribuições, a importância da imprensa, etc. 

É a imprensa que entra na intimidade dos lares por meio dos telejornais (...) .
(...) a imprensa tem o dever de fiscalizar os três poderes e denunciar abusos e violações dos direitos coletivos (...).

A autora também dá dicas de como escolher seus candidatos e analisar as propostas. 

Muitos destes tópicos são desconhecidos por grande parte da população de nosso país ( infelizmente ). Como por exemplo... Muitos pensam que o presidente é a figura responsável por tudo, como se apenas dele dependesse fazer ou desfazer qualquer coisa no Brasil.

( ... ) confundem a figura do governo com a do presidente da República, e este como uma unidade presente em todos os lugares, (...) com poder absoluto, (...) . Mas a verdade é bem diferente. 

Para quem já entende do assunto o livro será provavelmente de pouca ajuda, mas para quem sente a necessidade (ou curiosidade) de conhecer mais sobre política, esse é o seu livro! ;)

Recomendo!




10 comentários

  1. Eu recebe esta super dica do Clã como recebi quando gosto muito da indicação...
    Comprei rsrsrs...
    Tô esperando chegar, política é um tema controverso mas sempre atual!!!
    Adoreei as citações que foram citadas e a sinopse me deixou super interessada a comprar e a ler, agora a sua resenha Marissa só sedimentou que fiz uma boa compra

    ResponderExcluir
  2. Não conheço nadinha,nadinha sobre política.
    E sei que é importante saber pelo menos um pouco sobre o assunto. Afinal,somos nós os responsáveis por colocar tantos políticos despreparados no poder.
    Mas mesmo assim,não me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que não gosto de política, acho o assunto chato. Mas pelo que li na resenha, parece próprio pra quem não entende muito do assunto e que não gosta, quem sabe lerei srsr

    ResponderExcluir
  4. Hey!
    Esse livro cairia perfeitamente pro meu cérebro! Gosto de política, mas não entendo. Complicado, né? Rs. Acho que todo brasileiro deveria ler. Principalmente a parte de que o livro ajuda a analisar as propostas de candidatos, iuahiauhaiu.
    Valeu pela dica,

    abs

    ResponderExcluir
  5. Eu ando tão descontente com a política no Brasil, que ler sobre o tema me deixaria mais frustrada ainda. =x

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  6. Gente, sempre procurei um livro para aprender mais sobre politica. Ficava meio perdida na aula de historia quando esse era o assunto! Ta ai um livro que terei a curiosidade de ler e aprender com ele! Beijos

    ResponderExcluir
  7. A desinformação é um dos principais fatores que propiciam a desordem e a manipulação. Eu ainda não voto, mas procuro me inteirar dos acontecimentos, do que é certo e errado, pois não quero pensar que meu voto não alterará nada.
    Quando todos tomarem consciência de que os governantes são meros representantes nossos, talvez vejam sua real importância e queiram aprender mais, por isso, esse é um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  8. Ando tão pra baixo sobre a politica e problemas do País que realmente não me chama atenção ler sobre isso em um livro. Gosto de livros pra me desligar e imaginar que tudo pode correr bem mesmo que as circunstâncias não ocorram da maneira esperada.

    ResponderExcluir
  9. Não é um tema que me agrada muito, então creio que acabaria deixando esse livro para depois. Mas reconheço que ele aborda um tema bastante importante para o nosso país.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Comecei a ler e confesso que achei o livro tendencioso. É importante saber que a autora tem o seu posicionamento político e não escreve um livro imparcial (o que seria, na verdade, impossível). Mas a questão é que, muitos dos conceitos e das explicações são feitos com base em um ponto de vista e não podem ser tomados como uma verdade universal. O ideal é ler livros com perspectivas diferentes para ter uma visão mais geral.

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por