5 Estrelas,

( Resenha ) Cure meu Coração de Melissa Walker @FarolLiterario

28 fevereiro Clã dos Livros 10 Comments

Farol Literário

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse, AQUI.

Resenha


Estou muito cansada. É cansativo ser triste.

Clementina é uma adolescente feliz. Mora com o pai, a mãe e uma irmãzinha de 10 anos. Ela tem a sua melhor amiga Amanda, com quem divide suas melhores experiências. As duas são como unha e carne. Mas Clem comete um erro e elas acabam brigando. A jovem sente seu coração partido e uma culpa que a consome completamente. 



A família planejou passar o verão velejando e Clem não vê outra alternativa a não ser seguir com eles. Sem amigos... e principalmente sem Amanda, não tem por que ficar em terra firme. 



Depois de comer, vou para a minha cabine e volto a ser uma mal-humorada solitária. É difícil ser antissocial em um barco de 42 pés, mas estou me saindo muito bem até agora.


A moça de apenas 16 anos se consome em culpa e tristeza, sente-se uma pessoa horrível e não consegue se perdoar. 
Mas o que antes parecia ser chato... ficar presa em um veleiro pequeno com sua família, se transforma em uma oportunidade de se auto-descobrir e de perceber que nem tudo é tão horrível quanto parece. 
Clem conhece pessoas incríveis como o casal de idosos Ruth e George e James, um rapaz sorridente que parece nunca ter tido nem mesmo um dia infeliz. 

Esse cara parece ter uma felicidade interior profunda.

Os dias vão passando e Clem registra tudo o que sente em seu diário, tentando, dia após dia escrever uma carta para Amanda. Com o tempo, a moça vai saindo de sua cabine e redescobrindo o mundo, o sol, a alegria de estar com a família e o amor.


O livro é lindo, com um enredo sensível e apaixonante. Os capítulos vão se alternando entre o presente no veleiro e o passado, nos permitindo entender o que aconteceu. 



Clem vai amadurecendo ao longo das páginas, percebendo que nesta idade tudo pode mudar muito rapidamente, mas que os verdadeiros sentimentos permanecem e podem ser mais fortes do que as dores vivídas. 

-Mas, na verdade - digo, o pensamento se formando conforme falo - isto parece mais real para mim.
- Isto o quê?
- Estar aqui. - Olho para as ondas. - Na doca, sob o sol, com o som das águas...
Faço uma pausa e posso senti-lo olhando para o meu perfil.
- Passar o tempo com você - completo.

James é um rapaz interessante, gentil e maduro para a idade, e é um dos responsáveis pela cura do coração de Clem, mas a família dela é super fofa e também ajudou muito. Eles lidam de maneira exemplar com os problemas e segredos da moça, porém quem ganha destaque é Olive, sua irmazinha de 10 anos. Nota 1.000 para as sacadas da menina, que consegue ajudar a irmã adolescente a se enxergar de maneira diferente.

- Quer que eu te diga? - Olive se oferece.
(...)
- Você é a irmã mais velha que me faz tranças.

Amei e recomendo!


Confira a play list do livro no Spotify


10 comentários:

  1. Que linda seu texto, ótima resenha.
    Deu vontade de ler logo e acompanhar Clementina nessa sua "descoberta" das coisas boas da vida.
    Gostei dos personagens Jame e principalmente Olive, sua irmã. Lindo também o papel da família na historia.
    Fiquei muito curiosa pra saber o que aconteceu com Clementina.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser lindo! A capa é maravilhosa e a sinopse também. Adorei a resenha e os quotes, me deu ainda mais vontade de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. É muito bom quando se tem uma amiga pra todas as horas e quando sai briga é muito chato fica faltando algo. Mas por outro lado Clem acaba descobrindo outras pessoas legais e vendo que pode se sentir melhor, mas nunca esquecer seus sentimentos. gostei da historia quero ler sim.

    ResponderExcluir
  4. Nossaa.. parece ser muito lindo esse livro.. amei a capa, e a estoria tbm.. com toda certeza vou querer lê-lo

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro emocionante!
    E fiquei bem curiosa em descobrir o que Clem aprontou com sua amiga.
    Me parece que ela vai se descobrir de verdade nessa aventura.
    Fiquei com vontade de ler! ;)

    ResponderExcluir
  6. Que lindo! o que os jovens precisam hoje é de estar assim com a familia, longe do computador, do celular, para que aja uma união e um conhecimento melhor e que se descubra que a vida é linda longe da vida informatizada.
    o que clamentina esta vivendo é o que muitos jovens precisam para se encontrar e descobir que existe um mundo lindo la fora. ameiiiiiiiii Depois que ela retornar ela se entende com a amiga Amanda

    ResponderExcluir
  7. Uma obra linda, uma amizade duradoura que mesmo com seus momentos creio que se encontrarao e tudo dara ceto, Este liro passa uma mensagem boa para os jovens que hj não conversam mais com a familia que se isolaram no mundo do celular e dos amigos em si. as x é bem sair um pouco assim para que eles vejam que existem um outo mundo fora das telinhas do computador e do celular.
    maria isabel aguiar

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler e assim passar poara as filhas para ver se assim elas tem como lição de vida, uma menina de 16 anos que se vê sozinha so pq brigou com sua unica amiga. e so numa viagem com a familia consegue se reencontrar. deve ser lindo demais, um leitura suave.. Eu queria muito ganhar com certeza.

    ResponderExcluir
  9. A capa é linda e a história nos ensina a ter mais convivio com a família e enxergar coisas que ficaram pra trás!! Deve ser lindo o livro!! :) Torcendo muito pra ganhar!!! Bjos

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito a família é muito importante um ajudando o outro . Deu vontade de ler.

    ResponderExcluir