5 Estrelas,

( Resenha ) One Man Guy de Michael Barakiva @EditoraLeya

22 outubro Rosangela 0 Comments

Editora Leya

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse, AQUI.

Resenha



Aleksander Khederian é um jovem de origem armênia e tem apenas 14 anos. Devido a sua ascendência, foi criado em um lar de disciplina rígida e que valoriza tudo o que diz respeito a sua origem. 
Provido de uma personalidade dócil e obediente, Alek não contesta as ordens de seus pais, mesmo não concordando com elas. Veste-se e comporta-se da forma que lhe foi determinado, sempre.

Como não alcançou as notas esperadas na escola, foi matriculado à revelia no curso de verão em sua cidade, New Jersey. Esse curso equivale a um castigo para Alek, que não poderá viajar com a família. Sempre comparado ao irmão mais velho, Andranik, o garoto sente-se inferior o que acaba tornando seu relacionamento com Nik conflituoso.

Ao frequentar o curso de verão, Alek conhece Ethan Novick, um garoto descolado, popular, destemido e que chama a atenção de todos por andar com uma turma conhecida como “os desistentes”. Durante a aula de álgebra, Alek ajuda Ethan com um exercício que o professor havia elabora erroneamente. A partir daí, ambos dão início a uma amizade tímida e Alek começa a prestar mais atenção ao novo amigo.

“Ethan voltou para sua mesa de sempre. Alek conseguia ver o elástico da cueca de Ethan aparecendo por fora da cintura da bermuda, quase como se a palavra 2xlist em roxo estivesse piscando para Alek e para qualquer pessoa ousada o bastante para olhar. Ao observar seu short jeans, Alek não conseguia se imaginar vestindo uma bermuda com a cintura tão baixa. [...]”

Após a viagem de férias dos pais, os dois amigos envolvem-se em várias aventuras que incluem matar aulas e viajar para a “cidade” (New York). Alek descobre um mundo totalmente novo para ele e se deixa influenciar por Ethan, mudando seu jeito de se vestir, seu cabelo e seu comportamento. A amizade dos dois fica cada vez mais forte e Alek faz uma descoberta que o deixa surpreso e um pouco inseguro... Seria apenas amizade aquele sentimento que o estava corroendo? Seria impressão sua, ou Ethan queria ser mais que seu amigo? Contando com a ajuda de sua melhor (e única) amiga, Becky, Alek faz uma reflexão mais profunda sobre si mesmo, buscando entender-se. 

Com uma escrita leve, irreverente e divertida, Michael Barakiva leva o leitor a envolver-se intensamente com a história, deixando-o ansioso por um final promissor aos garotos. O autor é de origem armênia e traz muito da cultura e culinária de seu povo para o livro, fazendo com que o leitor conheça e entenda melhor a cultura armênia. Ao final do livro, o autor presenteia o leitor com uma receita tradicional armênia, utilizada pela família Khederian.

Michael é diretor de teatro e escritor. “One man guy” é seu primeiro livro. Conquistou o “Most improved player award” de 2011 pelo New York Ramblers, 1º Time de futebol para jogadores gays dos Estados Unidos. Hoje em dia, mora no bairro de Hells Kitchen com seu marido, Rafael Ascêncio. 

Essa é uma leitura que sem dúvida, poderá derrubar alguns preconceitos.


0 comentários: