( Resenha ) Antes que Aconteça - Livro 2 da Série de Juliana Parrini @Suma_BR

 Suma de Letras
Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse AQUI.

Resenha



Em “Depois do que aconteceu” o primeiro livro, Isabel Maia está tentando se reerguer, tentando voltar a acreditar em si mesma e nos outros, voltando á sonhar, após passar um ano depressiva, trancada em seu quarto, fechada para o mundo. Esse isolamento foi motivado pelo repentino abandono de seu noivo Alex Simonelli, que após alguns surtos, sendo diagnosticado com esquizofrenia, decidiu mudar-se com os pais para a Alemanha. Lá o tratamento era mais avançado, e ele não queria prejudicar a vida dela, desejando sua felicidade longe daquela situação terrível, sem dar notícias. 


Confira a resenha de Depois do que Aconteceu AQUI.

Já em “Antes que aconteça” o segundo livro, após superar o medo, tendo demorado a se dar conta de que ela mesma se impedia de seguir em frente, estando presa ao passado, Isabel se permitiu ser feliz novamente após conhecer Daniel Clark, por quem sentia um amor diferente, avassalador. 

“Perdi o medo e me atirei no escuro, sem saber o que me esperava. Se me arrependo? Nem por um segundo. Precisava daquele tempo no abismo. Afinal, tinha que chegar ao fundo do poço para perceber que existia um caminho para a luz.”

Contudo, ao encontrar uma carta de Alex numa gaveta, dizendo que estava pronto para retornar e reconquistá-la, disposto a recuperar o que deixou para trás, para que juntos vivessem os sonhos que sempre tiveram, ela se viu em choque. 


“Eu poderia fingir que a carta em minhas mãos era apenas mais um dos meus pesadelos, mas meu coração não deixaria. Sei que não. Ele está pulsando freneticamente.”

Aflita e apreensiva, Isabel hesita em contar sobre a carta para Daniel, temendo sua reação, não querendo magoá-lo, mas o inevitável acontece, as coisas saem do controle. Por ele ser extremamente apaixonado por ela, sente-se inseguro com relação ao seu passado, que se resume a Alex, sabendo que ela jamais irá esquecê-lo, pois o noivo marcou quatorze anos de sua vida. 

“Há coisas na vida que estão além do nosso entendimento. Apaixonar-me à primeira vista por uma desconhecida com quem esbarrei em plena Avenida Paulista foi uma experiência assustadora e ao mesmo tempo excitante. Amar Isabel foi fácil, embora as circunstâncias não fossem favoráveis.”

Logo, por causa dessa insegurança, que Daniel deixa transparecer constantemente em sua vida, repleto de desconfiança, alguns conflitos acabam surgindo, e o relacionamento dos dois se encontra abalado. 

“Isabel pode estar feliz ao lado de outro homem, mas tenho certeza de que ela jamais me esquecerá. Não posso estar enganado; eu a conheço como a mim mesmo e sei o que vivi ao lado dela, o amor que sentíamos um pelo outro, a amizade, a cumplicidade. Um amor puro, sem cobranças, sem pesar. Nossa história foi incomum.”

O retorno de Alex coloca Isabel a prova, e sozinha, ela precisa lidar com seu passado e seu presente da forma mais sensata possível, sem se deixar abalar, sem permitir que a depressão invada novamente sua vida. Necessitando se reerguer várias vezes, para no fim aprender e ensinar ao leitor muitas lições. 

O livro é narrado em 1ª pessoa, intercalando entre os pontos de vista dos personagens principais, o que é muito interessante para o leitor, pois aprofunda a história, tudo se torna mais claro. A autora possui uma escrita deliciosa e envolvente, que prende o leitor e faz com que devore em pouco tempo as 237 páginas, sabendo conduzir com perfeição os diálogos, as cenas mais ousadas e de tensão, trazendo certa delicadeza com palavras muito bem colocadas, onde tudo se encaixa. 

Os personagens possuem personalidade forte. Daniel é intenso e possessivo em alguns pontos, toma algumas decisões que me fizeram sentir raiva dele, tive pena do Alex de forma geral como as coisas aconteceram em sua vida, por tudo que precisou enfrentar por causa da doença. Mas nesse triângulo amoroso, confesso, que não torci por nenhum deles, estava aberta para qual fosse à escolha de Isabel, até mesmo se ela decidisse ficar sozinha. 

A capa é linda, muito bem trabalhada, a diagramação também, uma edição incrível. Assim como o primeiro livro esse me encantou e emocionou muito. O desfecho me surpreendeu.

Favorito, dou cinco estrelas e recomendo!

Músicas

Black – Pearl Jam

Amanhã Não Se Sabe – LS Jack

Smells Like Teen Spirit – Nirvana 

I´m Yours – Jason Mraz

Grate Of Love And Trust – Pearl Jam

Like A Stone – Audioslave

Gravedigger – Dave Matthews

Bubbly – Colbie Caillat 

Graces is Gone – Dave Matthews

Per te – Andreia Boccelli

Ainda bem – Vanessa da Mata

Crush – Dave Matthews

Stay Or Leave – Dave Matthews

Where Are You Going – Dave Matthews

Um comentário

  1. Eu achei o primeiro livro ruim, mas esse... misericórdia!! Conseguiu ser pior!
    Vai ver eu não estava bem, sei lá!

    http://janisecomousemcrise.blogspot.com.br/2016/02/antes-que-aconteca.html

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por