5 Estrelas,

( Resenha ) Raio de Sol - Livro 1 da Série Bright Side de Kim Holden @PlanetaLivrosBR

12 agosto Larissa 1 Comments

Outro Planeta
Planeta de Livros Brasil

Clique na capa e compre o livro na Saraiva


Leia a sinopse AQUI.


Resenha



"Sempre fui boa em aceitar as pessoas por inteiro, o bom e o ruim. Vejo tudo, mas tento não deixar o ruim atrapalhar minha avaliação. As pessoas são complicadas. A vida é complicada."


Primeiramente, antes de começar a falar desse livro que balançou as minhas estruturas, deixo uma música de uma banda muito citada pelos personagens. Dá um play e vem saber um pouco desse livro lindo escrito pela autora Kim Holden.



Raio de sol é um livro escrito em primeira pessoa, em grande parte narrado na visão de Kate. Uma jovem de vinte anos que se mudou para a cidade de Grant, para cursar a faculdade de letras e um dia dar aulas.

Kate morava na Califórnia onde surfava e estudava música em uma renomada escola de música. Porém um acontecimento drástico a fez parar de tocar e quando recebeu a bolsa para estudar em Grant decidiu ir embora.

Seu melhor amigo é o (lindo) Gus. Seu vizinho desde sempre e companheiro de todas as horas. Gus e Kate possuem uma ligação sensacional e se conhecem totalmente. O amor que sentem um pelo outro é daqueles inexplicável.

"Sempre dizemos eu te amo um para o outro. Sempre dissemos. Ele cresceu ouvindo isso da mãe a cada quinze minutos, e ela queria mesmo expressar isso. Era natural. Eu cresci sem ouvir isso da minha mãe. Nunca, e era bem o que ela queria expressar. Era natural para ela. Ela queria expressar indiferença. Eu sentia isso todos os dias. Nos ossos. Acho que é por isso que sempre amei ouvir eu te amo de Gus e da mãe dele, Audrey. Seria estranho terminar uma conversa com eles sem dizer isso."

A vida de Gus também está caminhando para o sucesso, sua banda de rock assinou um contrato de gravação e estão com uma turnê agendada para o ano inteiro.

Como sempre tiveram um ao outro ao lado em todos os momentos, Gus e Kate costumam se falar com regularidade. Apesar de não estarem próximos fisicamente, sabem de todas as coisas da rotina um do outro.

Kate é a personificação do otimismo e simpatia. No livro não tem como não se contagiar com a garota. Antes das aulas começarem, resolve ir tomar um café em uma cafeteria da cidade e acaba fazendo amizade com um dos funcionários, Romeo. Ambos dividem a mesma paixão pelo café preto e puro, Romeo comenta que são poucas pessoas que sabem apreciar essa iguaria e incluí Kate no seu "clube".

Conversando com este Sr., descobre que a floricultura esta procurando alguém para ajudar na loja e resolve tentar conquistar a vaga já que precisa de um emprego para sustentar os gastos extras.

Na floricultura faz amizade com Shelly uma veterana da faculdade, toda fechada e que não costuma socializar muito. Mas isso não é problema para a protagonista, a garota consegue arrancar um sorriso de qualquer pessoa.

Com as aulas iniciadas, Kate conhece Clayton seu vizinho de frente. Clayton divide quarto com Pete enquanto a jovem divide quarto com a mal humorada Sugar. 

Um dia quando foi comprar um café para saciar seu vício matinal, Kate encontra outra pessoa atrás do balcão da cafeteria. O nome do rapaz é Keller Banks, outro veterano da faculdade de Kate. No livro também temos capítulos que são narrados na visão de Keller.



"Ela é a coisa mais linda que já vi. O tipo de linda que faz você sorrir mesmo quando você não quer.[...] O sorriso dela se aprofunda, como se soubesse que isso é atípico para mim, e, quando chega aos olhos dela, eles também sorriem. São do tom mais claro de jade e contam uma história única. É aí que eu tenho a confirmação do quanto essa mulher é bonita. Uma confirmação como uma pancada de um trem de carga.; dos olhos ao sorriso, ao cabelo louro de sol ondulado, ao corpo pequeno e excepcionalmente proporcional. Tudo nela é bonito."

"O cabelo dele é desgrenhado, como se ele tivesse acabado de sair da cama, e castanho tão escuro que é quase preto, assim como a barba por fazer. E, ah, meu Deus, o rosto. É um rosto de bebê que você sabe que o safaria até de um assassinato. Não que seja inocente, é só um rosto que tenho certeza que torna impossível que alguém diga não para ele. Deixando tudo isso de lado, o mais impressionante são os olhos. São azul-claros, quase como a água-marinha, o fato de serem emoldurados por cílios grossos, longos e pretos que os fazem parecer tão intensos e profundos que você sente que seria capaz de cair dentro deles. De um modo geral, ele é ridiculamente lindo."

A atração entre eles é instantânea mas ambos tem segredos que os impedem de iniciar um relacionamento. Eu adoro livros com este tipo de estrutura, porque deixam o leitor por dentro dos sentimentos de ambos envolvidos.

Então temos capítulos narrados pela Kate, onde compartilhamos o dia-a-dia dela, conhecendo os receios e alegrias da jovem, a saudade de sua cidade e de seu melhor amigo, o crescimento da amizade que ela criou com as pessoas na nova cidade. Nesses capítulos a autora tenta passar como Kate tenta viver a sua vida "Sem arrependimentos", conforme seu lema.

A protagonista é uma mulher forte e contagiante. Já sinto saudades dela, quando peguei o livro para escrever esta resenha senti uma vontade de ler tudo novamente.

Nos capítulos narrados pelo Keller também sabemos mais sobre sua vida e como ele lida com os sentimentos que sente pela Kate. A leitura passa tão rápido porque a vontade de descobrir os segredos dos dois personagens fica maior a cada palavra.

Além disso, a autora fez uso de linguagem bem coloquial e os capítulos são curtos, facilitando bastante o desenvolvimento da leitura.

Não posso deixar muito mais informação, porque a surpresa sempre é bem vinda em se tratando de leitura. Mas deixo aqui a minha recomendação, este livro já virou um dos meus favoritos! 

Um livro lindo e com várias lições para a vida.

"Não estou dizendo que você não deva seguir seus sonhos e objetivos. Só não deixe o presente de lado por um futuro desconhecido. Muitas felicidades são deixadas para trás, ignoradas ou adiadas para um momento que pode não chegar nunca. Não fique esperando as coisas e perca o momento por um amanhã sem garantia."

A autora escreveu um segundo livro que tem o título GUS. A Editora Planeta vai trazer para o Brasil e já estou louca para ter em mãos!!!

Uma última observação sobre o livro: A autora fez a descrição dos personagens e nossa! Só gente linda! Cada personagem tem sua peculiaridade, mas na minha cabeça a imaginação correu solta e as imagens que eu tenho são as mais bonitas.

"Não julguem os outros. Todos nós temos nossas merdas. Fiquem de olho nas suas e deixem o nariz longe da vida dos outros, a não ser que sejam convidados a participar. E, quando receberem o convite, ajudem, não julguem."



 Capa Original             Capa Livro Gus



Um comentário:

  1. cara eu amei raio de sol, e super me apaixonei pelo Gus <3

    http://entrevereviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir