5 Estrelas,

( Resenha ) A História do Brasil para quem tem Pressa de Marcos Costa @edvalentina

26 fevereiro Ingrid 3 Comments

Editora Valentina
Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse AQUI.

Resenha




“Millôr Fernandes tem uma frase que resume bem o quadro do Brasil atual; ele diz: O Brasil tem um grande passado pela frente. É verdade. Toda vez que encontramos o caminho que poderia nos levar a um futuro auspicioso, os malditos fantasmas do nosso passado aparecem e colocam uma pedra enorme, quase intransponível, no meio do caminho”

Um livro excelente de não-ficção, com fontes e referências bibliográficas que contribuem muito na compreensão da história do Brasil, recheado de informações primordiais e ilustrações que compõem perfeitamente o livro. São 193 páginas muito bem elaboradas, que promovem uma leitura fascinante. 

“A comunidade política conduz, comanda supervisiona os negócios privados seus, na origem, como negócios públicos, depois [...] Dessa realidade se projeta a forma de poder, institucionalizada num tipo de domínio: o patrimonialismo.”

Narrado em terceira pessoa é dividido em quatro capítulos, com seus respectivos subtítulos. Sendo o primeiro sobre Os Antecedentes, o segundo sobre o Período Colonial, o terceiro sobre o Período Monárquico e o quarto e último sobre o Período Republicano. 

A forma como toda o livro é apresentado é interessante, porque envolve o leitor do início ao fim, trazendo conhecimento de maneira resumida. 

A capa é bonita e muito representativa. A diagramação e revisão são ótimas. 

Dou cinco estrelas e recomendo para todos que desejam conhecer mais da história do Brasil de maneira bem rápida, ou para aqueles que querem ter informações importantes, sempre à mão para consulta.





3 comentários:

  1. Eu adorei o livro, primeiro pelo conhecimento por trás dele
    e segundo pela necessidade de atingir um publico que tem pressa de
    saber tudinho por trás da nossa historia. Eu adoro historia, e com esse livro
    é maravilhoso conhecer tudo em tempo curto, já que vou faz vestibular e preciso saber dessas coisas. Adorei, descobrir esse livro, pois era algo que estava precisando

    ResponderExcluir
  2. Ingrid!
    Sempre fui fascinada por História, principalmente sobre nosso BRasil e ver um livro que traz de forma mais sucinta tudo que nos aconteceu desde o descobrimento, deve ser uma viagem fascinante pela história.
    Bom carnaval e moderação, hein?
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ingrid!
    Livros de não-ficção não faz meu estilo de leitura, mas não tenho dúvidas de que A História do Brasil para quem tem Pressa é uma ótima dica para quem gosta do gênero e quer conhecer um pouco mais sobre da história do Brasil.
    Abraços.

    ResponderExcluir