( Resenha ) Um Instante de Felicidade de Federico Moccia @PlanetaLivrosBR - Clã dos Livros

( Resenha ) Um Instante de Felicidade de Federico Moccia @PlanetaLivrosBR

Compartilhe:
Planeta de Livros Brasil

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse AQUI.

Resenha


Nicco é um italiano que está passando por um momento muito difícil em sua vida: a perda do seu pai. Se não bastasse, Alessia, sua então namorada, o abandonara sem motivo aparente.

Por esse cabeçalho vocês já poderiam concluir que Um instante de Felicidade é mais um dramalhão regado a um bom romance. Mero engano caros leitores.

O livro já começou sendo original por termos como narrador o próprio Nicco. Eu particularmente quase não leio livros narrados pelo mocinho. O personagem tem algo especial, uma empatia tão única que desde as primeiras páginas já me envolvi com sua estória.

Nicco trabalha em uma banca de jornal, na verdade tomou o lugar de seu pai após a sua morte. A situação em sua casa não está nada boa, sua mãe entrara em depressão e suas duas irmãs pareciam estar fora de controle sem a presença do pai. 

E neste cenário entra Alessia, a tal namorada que o abandonou. Pelo ponto de vista de Nicco, Alessia é uma mulher incrível. Ele nos conta sobre seu presente, mas por vezes relata como era seu relacionamento, nos proporcionando um maior entendimento sobre seu passado.

Assim como Nicco, ficamos na tentativa de desvendar o motivo desse abandono. Ficamos ali tentando encontrar alguma falha, algum impasse.
“Quando estamos bem com uma pessoa, não é tão importante como fazemos, e sim como o fazemos. Tudo. Até esperar. Um homem não está mais apaixonado por uma mulher quando, ao espera-la, começa a bufar.”
Nicco poderia enlouquecer com todo o peso que a vida lhe oferecia. Por sorte, seu grande amigo Ciccio, colocava mais diversão em seus dias.

Ciccio é uma comédia. O tipo de personagem que nos arranca risos sem fazer graça. Ele tem um espírito irresponsável, é galanteador e tem sua própria maneira de aproveitar a vida. É tudo que Nicco precisava. 

Em um dos passeios entre os amigos, eles acabam se deparando com duas lindas estrangeiras. Ann é uma delas, acaba por se aproximar de Nicco, e assim, um romance se inicia ao tempero dos mais badalados restaurantes e pontos turísticos de Roma.




Basicamente é esse o enredo do livro. Não esperem uma história de amor intensa, com loucuras e juras de amor. Não é isso que o autor nos traz. Claro que como todo livro, cada leitor poderá ter seu próprio instante de felicidade durante a leitura. Considero uma obra cujas sensações são bem particulares a cada leitor.
“O amor é feito de coisas tolas, daquelas coisas que não tem sentido, que talvez façam rir ou balançar a cabeça, mas que naqueles momentos se tornam belíssimas. O amor é como aquelas mensagens que não querem dizer nada, mas que dizem tudo, as quais não damos muita importância quando chegam todos os dias, mas que se tornam uma obsessão quando começam a minguar. Se todos fossemos apaixonados, este mundo seria lindo. Que besteiras estou dizendo. É isto: o amor faz de você um idiota, mas um idiota belo, e a falta de amor torna você um idiota destrutivo.”
Federico nos proporciona uma verdadeira viagem à Roma com sua descrição incrível dos locais que os personagens visitam. Como uma pessoa que ama conhecer novos lugares e que ainda sonha acordada com o dia que viajará à Roma, me empolguei muito com o "tour"

Me identifiquei com parte dos problemas de Nicco. Também me separei recentemente, em circunstâncias bem diferentes do personagem, mas mesmo assim acabei me enxergando várias vezes nas situações que Nicco enfrentava. Assim sendo, acabei por tirar lições para mim mesma. Esse foi o ápice da leitura pra mim, adoro livros que me passam ensinamentos, que contribuem de alguma forma para minha vida. 
“O importante, quando um romance termina, é não ter uma recaída.”
Outro ponto muito positivo, foi a sensibilidade da escrita do autor. Falar de amor exige isso em minha opinião. Cada página continha um quote pra vida, precisei me policiar para não escrever o livro todo na resenha ao separá-los rs

Comecei a ler no escuro, não sabia a respeito do enredo, então acabei julgando a capa imaginando encontrar apenas uma história de amor. Repito: não se trata disso. 

A meu ver, é um livro sobre superação. E como os obstáculos a serem superados são comuns a todos nós (morte, fim de relacionamento), se torna muito fácil e simples a conexão leitor/enredo.

É um livro que fala sobre amor, mas não apenas o de casal, mas o amor como um todo. É tão leve que se torna delicioso de ser lido. Eu mesma li com um sorriso apaixonado nos lábios.

O personagem é muito próximo da realidade, inclusive porque muitas vezes Nicco tem pensamentos preconceituosos e machistas. Mas nada tão grave, é apenas um humano relatando seus pensamentos.
“Não há nada pior que sermos beijados quando não queremos beijar uma pessoa, quer dizer, no fim sentimos que não dá e cedemos apenas por desespero. E ficamos enojados com o seu cheiro, sentimos o que a pessoa comeu, tudo nos incomoda e não sabemos por que aquilo esta acontecendo.”
Outro ponto muito importante que para mim foi positivo: é um livro em que não há mocinha se a gente parar para analisar. Não temos uma grande heroína. Ann cumpre seu papel, mas não é como os demais romances, que tudo depende da formação de um casal para fluir. Isso torna o enredo ainda mais próximo da realidade. Porém, é válido dizer que quando ela aparece tudo fica mais interessante.
“E eu gosto deste seu beijo que parece não acabar nunca, que não enoja, não aborrece, não sacia nunca. Isso, me perco, com ela sei que nos entendemos, é um beijo em todos os idiomas do mundo.”
Resultado de imagem para beijo tumblr gif

Terminei o livro ainda mais louca para conhecer Roma e super conformada com o andar da vida. A felicidade plena pode não estar presente diariamente em nossas vidas. Mas com certeza, os instantes de felicidade, se fazem diariamente. Já pensaram em listar os instantes de felicidade do seu dia? Após concluir a leitura, eu passei a fazer isso...

Aquele instante de felicidade em falar sobre um livro que gostamos;
Aquele instante de felicidade ao me dar conta que sou resenhista de um blog lacrador;
Aquele instante de felicidade em acordar e ter meus avós pertinho de mim;
Aquele instante de felicidade em receber uma ligação bem humorada da minha mãe;
Aquele instante de felicidade em receber mensagens carinhosas dos meus amigos...

Agora me diz, quais foram seus instantes de felicidade de hoje? Garanto que a leitura desse livro lhe proporcionará vários instantes de felicidades. Recomendo!

8 comentários:

  1. Oi Bia,
    Eu adoro quando os autores propõe a visão do mocinho para narração da história. O luto é sempre um tema pesado e que emociona (eu sempre choro horrores), e quando ele vem na visão do protagonista masculino tudo é bem diferente, pois os homens tem a sua maneira (muitas vezes um pouco brusca) de demostrar os seus sentimentos. Por mais que eu goste de uma romance, fico feliz em saber que o livro não é sobre isso, mas sim sobre a vida, momentos bons e ruins, isso permite ao leitor se conectar mais com o enredo, pois tudo parece mais real. A história se passar em Roma é um diferencial muito positivo, pois amo livros com ambientações diferentes das que estou acostumada a ler. Nunca li nada deste autor, mas fiquei curiosa em conhecer suas escrita através desta obra!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine!
      Por muitas vezes me emocionei em alguns desabafos do personagem sobre o luto. Ele era muito ligado ao seu pai, e a gente acaba se colocando em seu lugar. O coração ficou apertado sim, não vou negar. Mas nem dá muito tempo de chorar, sempre que o personagem está demasiadamente triste e nos passa isto, vem Ciccio para fazer nós todos rirmos.
      Ahh acho que o fato da história se passar em Roma é um dos pontos mais altos do livro rsrsrs. Uma delícia, é como se estivéssemos lá.
      Se ler, me conte o que achou.
      Beijos

      Excluir
  2. Bia!
    bom ver um romance que não é apenas um romance, mas traz grandes ensinamentos devido as situações bem reais vividas pelo protagonista que poderiam ser como a vida real, sem contar que ambientado em Roma, deve ser um idílio. Tenho a maior vontade de conhecer a Itália, porque minha descendência é de lá, um dia irei...
    Já anotei para fazer a leitura desse livro.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!!
      Ahh então acredito que você irá se apaixonar (assim como eu) pelo livro. As descrições dos cenários são perfeitas, eu, no momento que lia, procurava no google imagens dos lugares descritos e me senti ainda mais dentro do enredo.
      Beijos

      Excluir
  3. Se antes já queria ler esse livro, após sua resenha quero mais do que nunca. Imagino o que esse personagem esteja passando, além de perde o pai, ainda a namorada o larga sem motivo aparente, isso deve ter lhe causado um turbilhão de sentimentos. Porém vejo que a vida vai lhe trazer alguém especial que naquele momento vai te proporcionar instantes inesquecíveis. Outra coisa que amei, o fato da história se passar em Roma, tenho muita vontade de conhecer, e visitar, imagino que através dessa leitura, vou poder conhecer vários lugares pela descrição. Quero muito ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana!
      Sim, nosso personagem passa por uma barra daquelas mesmo. Mas, apesar disso, o livro é uma delícia. Esse "alguém especial" é muito interessante também, vi por ai que o livro tem uma sequência (que já foi lançada na Itália e Espanha). Já estou ansiosa rsrs.
      Beijos

      Excluir
  4. Adoooooorei sabe que mocinho narra a historia, é tão bom ver tudo pela visão do homem. Estamos cansada de sempre a mulher que conta a historia. Poxa, queremos entender mais sobre sentimentos dos homens no olha dos homens. Enfim, eu fiquei apaixonada pelo Nicco, ele sem duvidas é uma personagens cativante, meu deus. Ele parece ser muito doce, aqueles trecho do livro que tu deixou na resenha me fez encanta ainda mais. Eu preciso ler esse livro, você não tem ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Girlene!!
      rsrs Pois é, realmente nós mulheres precisamos dessa visão masculina para tentar compreender um pouquinho a cabeça desses serumaninhos do sexo masculino.
      Ahh fico feliz que tenha se apaixonado por Nicco através do minha perspectiva. Espero que essa paixão aumente ainda mais qdo ler o livro.
      Beijos ♥

      Excluir

Post Bottom Ad

test banner