( Resenha ) Espada de Vidro - Livro 2 da Série Red Queen de Victoria Aveyard @editoraseguinte

Editora Seguinte
Companhia das Letras

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse AQUI.

Resenha


Preparados para se depararem com muita ação, fugas, planos, intrigas, mortes, traições e sacrifícios? 

Depois do final de A Rainha Vermelha, confesso que fiquei supercuriosa e apreensiva para saber qual seria o desfecho da história de Mare, Cal e a Guarda Escarlate; e assim que o livro chegou iniciei a leitura. Acreditam que demorei 15 dias para conseguir concluí-lo? Pois é, mas apesar de ter achado que em alguns momentos a leitura não estava fluindo, Espada de Vidro me surpreendeu! É eletrizante e angustiante. Impossível não terminar a leitura desejando mais. 

O livro se inicia com Mare, Cal e a Guarda Escarlate fugindo de Maven, o atual rei e irmão de Cal. Após ser traída e enganada, Mare precisa se proteger e proteger os seus, já que descobriu que existem mais vermelhos como ela: vermelhos com poderes, os sanguenovos. Ela precisa recrutá-los o mais rápido possível e estar um passo à frente de Maven, já que ele também irá atrás dos sanguenovos para tentar colocar um fim em suas vidas. Só que mesmo contando com ajuda, o recrutamento não será nada fácil; eles terão que fazer sacrifícios e colocar suas vidas em risco.
"Mas há amigos que eu trocaria, vidas que eu abandonaria para atingir meus objetivos. Já fiz isso antes. Não é difícil deixar pessoas morrerem quando isso garante a vida de outras pessoas."
E se não bastasse todos os obstáculos que teriam que enfrentar para tentar salvar os sanguenovos, eles também terão que lidar com a fúria de Maven, o rei que está em busca de "vingança". E para conseguir lidar com a situação, Mare precisará se impor e tomar decisões por si e pelos outros, mas isso nem sempre será visto com bons olhos por todos, afinal, algumas vidas poderiam ser poupadas, além do mais, suas decisões acabam por afetar até aqueles que ama.
"Ficar sozinha é o maior de todos os meus medos, Então por que faço isso? Por que afasto as pessoas que amo? O que há de errado comigo?
 Não sei.
 E não sei como mudar."

"- Não sei se você ama alguém de verdade - ele dispara. - Se vê algo além de instrumentos e armas. Pessoas para manipular e controlar. Para sacrificar."
E mesmo que nem todos estejam de acordo com suas decisões, Mare contará com a ajuda constante de Cal, o príncipe; de Farley, a capitã da Guarda Escarlate; de Shade, seu irmão e também um sanguenovo; e de Kilorn, seu amigo de infância. Mas talvez nem toda a ajuda do mundo seja o bastante para parar Maven e sua sede de vingança... talvez nem toda a ajuda do mundo seja capaz de salvar todos dessa rebelião que está apenas começando... 
Perdas serão inevitáveis, e, até que ponto Mare será capaz de ir pelos seus?

O livro segue a mesma linha do primeiro: todo narrado por Mare. Confesso que ver tudo pelo ponto de vista dela me irritou e me deixou entediada em alguns momentos. Mare tá seguindo à risca o conselho que recebeu: que todo mundo pode trair todo mundo, e ela acredita fielmente nisso, ainda mais depois de Maven tê-la enganado e decepcionado. Mas a verdade é que ela desconfia de TODOS, até mesmo das pessoas que sempre estiveram ao seu lado, apesar de tudo. Ela está mais insensível, colocando os sanguenovos e a rebelião a frente de tudo, e isso poderá machucar muitas pessoas no percurso.
"- Recebi uma lista de nomes. De vermelhos como meu irmão e eu, nascidos com a mutação responsável pelos nossos... poderes. Eles podem ser encontrados, protegidos e treinados. São vermelhos como nós, mas fortes como os prateados, capazes de lutar contra eles em campo aberto. Talvez até poderosos o bastante para ganhar a guerra. O rei sabe da lista, e com certeza vai matar todos se não os encontrarmos primeiro. Ele não vai deixar uma tão poderosa passar."

A autora trabalhou um pouquinho de romance entre Mare e Cal, lembrando que o romance não foi e não é o foco do livro. Cal mesmo com seus fantasmas e sendo um prateado da realeza, está disposto a lutar com os vermelhos em nome da justiça, afinal, ele está sendo acusado e procurado por algo que não fez.


O livro é muito bom, isso é inegável. Tem todos os elementos de uma boa distopia e a gente sempre termina os livros da série querendo mais (tô que não me aguento de ansiedade para ler A Prisão do Rei).

A edição segue a mesma linha da edição de A Rainha Vermelha. A capa, lombada e orelhas são um colírio para os olhos *-* A edição é linda e com uma revisão impecável.

Série mais do que recomendada.

"(...) Cal é poder, fogo a partir da carne, alguém para ser temido e vencido. E eu sou relâmpago. O que farão comigo se eu não desempenhar meu papel?"

5 comentários

  1. Taty!
    Tive oportunidade de ler o primeiro livro da série e gostei demais, achei um enredo bem diferenciado das outras distopias que li.
    E quero poder ver toda saga de Mare nessa continuação, desconfiada de todos após ter sido traída por Maven.
    Vamos ver como tudo acontece...
    “A juventude é a época de se estudar a sabedoria; a velhice é a época de a praticar.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Eu abandonei no primeiro livro, infelizmente, tava tão empolgado com a ideia. Achei a capa muito linda e, por seguir um padrão de série, mais lindo ainda, só que fiquei tão decepcionado com esse blurb de que é "A Seleção com XMen". Mas espero que a série faça sucesso, tem uma premissa legal e quem sabe não vira uma série de TV produzida na CW? Haha. Mas então, não tenho muito a acrescentar sobre o livro porque o meu interesse nele é 0, mas adorei as imagens na resenha. beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo as capas desse livro, tenho eles em e-book mas quero ler em fisico, ainda não os comprei mas pretendo em breve pois tenho lido varias resenhas positivas e muitos já me indicaram.

    ResponderExcluir
  4. Tenho os três primeiros livros da série, mas ainda não comecei a leitura, pelo fato de quando começar a leitura vou querer os outros exemplares para poder saber o que acontece, e infelizmente ainda não os tenho, e a série ainda nem foi totalmente publicada, por isso a espera. A trama me pareceu ser muito bem construída, nesse livro ainda temos um pouco de romance, uma pena que não é o foco da estória.

    ResponderExcluir
  5. Tenho esses dois livros já tem um ano e ainda não li, mas desse ano não passa vou começar essa série !!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por