( Resenha ) Sociedade J.M. Barrie de Barbara J. Zitwer @NovoConceito

Editora Novo Conceito

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse AQUI.

Resenha


Sociedade J. M. Barrie, a vida secreta das senhoras da Terra do Nunca, é um lindo presente da autora Bárbara J. Zitwer para todos que buscam uma história de amor e de amizade, de encontros e de reencontros, enfim, uma história da vida que se constrói e se perpetua nos mais sinceros relacionamentos.

Joey Rubin é uma arquiteta de Nova York que vive um momento de completa desilusão amorosa. Por mérito e sorte, Joey foi convocada para um novo projeto na Inglaterra: a reforma de Stanway House, o casarão no qual dizem, inspirou J. M. Barrie a escrever o Peter Pan, o seu livro preferido. Esta é, com certeza, uma oportunidade única de muito trabalho e pouco tempo para pensar na sua vida amorosa que até pouco tempo possuía, secretamente, com alguém do trabalho.


Em meio a mudança, Joey irá reencontrar sua grande amiga de infância Sarah que mora na Inglaterra. Bem diferente de Joey, Sarah vive um momento de muita estabilidade emocional, cercada pelo amor do marido Henry e dos quatro filhos. Um choque de realidade entre as duas amigas. Será possível reviver e manter o mesmo sentimento de companheirismo e de amizade que as uniu no passado?

Ela teria de telefonar para Sarah. Mas não agora. Primeiro, precisava entender por que pensar em ver a sua melhor amiga em todo o mundo despertava sentimentos tão confusos.

Enquanto vive a ansiedade e insegurança de conhecer as crianças de Sarah, Joey prossegue os dias mantendo sua rotina de muito trabalho e cuidado com sua mais próxima companheira, a cachorrinha Tink. No tempo livre Joey faz suas corridas matinais. Até que em uma delas se surpreende com algo inesperado e assustador: uma senhora está se afogando no lago gelado da propriedade. Joey corre para acudi-la! Mas, o que Joey jamais poderia imaginar é que esta senhora não estava se afogando e sim nadando. Uma senhora que faz parte de uma sociedade: A Sociedade de Natação J. M. Barrie, formada pelas senhoras octogenárias Aggie, Viv, Gala, Meg e Lilia que se encontram a mais de trinta anos para nadar no lago congelado de Stanway House.

A partir desse momento, Joey passa a ter sua vida transformada a cada encontro com suas novas amigas. Momentos únicos sempre repletos de muitas reflexões e aprendizados.

Ao conhecer a história de vida de cada uma...
- Gala esteve em Auschwitz. Viu a família inteira ser morta. Tinha só oito anos na época. Uma mulher notável. Notável.
- vocês são todas notáveis. – disse Joey com timidez.
- Notavelmente velhas! – brincou Aggie, assim que uma mulher surgiu na porta com uma bandeja de chá...

- Talvez para você Joey, seja difícil acreditar, mas cada uma de nós esteve perdida. Algumas durante meses, algumas durante anos.
E quando Joey precisou de ajuda...
- Não vamos, não - opinou Viv, servindo mais uísque quente para Joey, que bebeu agradecida, sentindo o calor da bebida espalhar pelo seu corpo. Deu uma olhada em volta, e, por um instante enxergou essas mulheres nos 20 anos que um dia tiveram: estouvadas, bonitas, vaidosas, ansiosas para viver apaixonadamente e com propósitos desesperadas para amar e ser amadas. Será que a vida lhes presenteara com sorte? Sim e não...
Quando se sentiu à vontade para dividir seus sentimentos...
É – respondeu Aggie com simplicidade o destino nos joga alguma coisa ou alguém.
- Eu estava saindo com alguém – contou Joey, baixinho -mas não deu certo.
- Culpa dele ou sua? Perguntou Meg bruscamente.
- Não sei – falou Joey – acho que não o fiz muito feliz. Ou feliz o suficiente.
-Ninguém consegue fazer outra pessoa feliz – opinou Viv – se ela não estiver feliz consigo mesma. É por isso que muitos casamentos fracassam.
Joey não imaginava que neste novo universo poderia ainda encontrar alguém tão interessante e atraente quanto Ian, o zelador do casarão, viúvo e pai da jovem Lily.
Havia muito desespero nos olhos de Ian quando ele se voltou para ela, e Joey recebeu aquele olhar com outro beijo. Dessa vez um beijo delicado... Alguma coisa tinha mudado. Ela não sabia muito bem como isso tinha acontecido ou por quê - estaria Ian dizendo sim...
Joey fica completamente entregue a um amor sem futuro, pelas perdas do passado, pelo inconformismo do presente e pela distância futura já que moram tão longe, mas suas expectativas de vida podem ser transformadas como jamais imaginaria!

Quando finalizo o livro entendo que a Sociedade de Natação tem o papel de uma equipe de resgate para Joey e por que não dizer, para todos nós leitores que esperávamos ansiosamente por uma nova perspectiva de vida.
- “Se fechar os olhos e for uma pessoa de sorte” disse o nosso amado senhor Barrie, “deve ver às vezes um lago sem forma, de incríveis, cores claras, suspenso na escuridão, então, se olhar bem, olhar bem de novo, devem estar pegando fogo.” Tenho certeza de que ele falava do nosso lago. Porque nós somos pessoas de sorte. Nós temos umas às outras.
Recomendo! Vocês vão adorar o mergulho dessas incríveis senhoras!


4 comentários

  1. Denise!
    Gosto de livros onde a amizade é reconfortante em momentos de 'perda' com o passado e trazem uma nova reconstrução para a vida, nova luz e nnova força para continuar em busca dos seus objetivos.
    Adorei a história da sociedade das octagenárias, são importantes mesmo para o livro.
    “A solidão é a mãe da sabedoria.” (Laurence Sterne)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. O que me atraiu nessa leitura foi a relação de segurança que a personagem encontrou através da sociedade natação, e como a amizade lhe ajudou a enfrentar problemas do passado, e as perdas, fazendo com conseguiu seguir com sua vida, apesar das perdas.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, e achei legal que voce explicou sobre a sociedade de natação e achei tudo bem legal, é um livro que antes eu não tinha dado muita atenção, mas agora já esta na minha lista espero poder ler muito me breve.

    ResponderExcluir
  4. E tão bom ler um livro que fala sobre a amizade em várias idades!! Achei o livro maravilhoso!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por