Editora Contexto,

Confira os lançamentos de julho da Editora Contexto @editoracontexto

29 julho Larissa 0 Comments


HISTÓRIA

SINOPSE

A Revolução Russa começou com a deposição do czar em fevereiro de 1917. Em outubro do mesmo ano, os bolcheviques chegam ao poder, sob a liderança de Lenin. Mas o Estado soviético só se consolida depois de uma guerra fratricida que durou até 1922 e causou milhões de mortos. Este livro é uma narrativa instigante e equilibrada da guerra civil que abalou a Rússia, dividiu sua população e contou com a presença direta e indireta de várias potências estrangeiras. É também uma fina análise das partes nela envolvidas. O historiador Jean-Jacques Marie faz uma cuidadosa reconstituição histórica e apresenta documentos até agora inéditos para quem não conhece a língua russa. Entender esse conflito ajuda a compreender o Estado soviético e a Rússia atual.


SINOPSE

No século XIX deixamos de ser colônia de Portugal, mas seguimos sendo governados por monarcas. E o que aconteceu durante o Brasil Império? A professora da Universidade de São Paulo Miriam Dolhnikoff mostra como o Brasil forjou, naquele período, muito de sua identidade que ainda hoje permanece. Pois o país foi uma construção que resultou de disputas entre projetos e interesses diversos que se deram ao longo do século XIX. Proclamada em 1822, a independência marca o início de um longo processo: o da transformação da América portuguesa em uma nação, a construção política e social do Brasil. Continuidades, rupturas, mudanças parciais e outras mais profundas marcam a história da nação que começou a ser construída no início do século XIX.


SINOPSE
“Na oficina do historiador cabe todo tipo de vestígio humano.” Fiel a essa máxima, este livro revela as possibilidades da pesquisa em História a partir de fontes tão variadas quanto revistas em quadrinhos, monumentos urbanos, literatura popular, prontuários de presos, loucos e menores encarcerados, charges e caricaturas, blogs e plataformas digitais, manuais didáticos, ilustrações de livros, fichas consulares, frases escritas em carteiras escolares. Para o olhar atento e treinado dos historiadores criativos, todas essas pegadas do passado têm valor e são capazes de gerar conhecimento. Aqui, o leitor encontra essas fontes exploradas a partir de métodos e critérios de análise devidamente explicitados em trabalhos concretos que deixam claro, além dos resultados do conteúdo, o como e o porquê do fazer histórico.

INTERESSE GERAL

SINOPSE

“Poliana Okimoto é a maior nadadora da história do Brasil.” Cesar Cielo - (Campeão olímpico e recordista mundial)Em um país que valoriza pouco seus atletas, a trajetória de Poliana Okimoto serve de inspiração para uma legião de nadadores. Sua medalha olímpica, conquistada em 2016 no Rio de Janeiro na maratona aquática, foi a primeira obtida por uma mulher brasileira na natação. Poliana precisou de muito trabalho e paciência para chegar lá, percorrendo um caminho repleto de alegria, decepção, superação, pioneirismo e glória. Esta obra é o relato de uma história de perseverança, esforço e realização, que serve de exemplo para atletas e não atletas, além de um importante registro para a memória esportiva brasileira.


SINOPSE

Rolando Boldrin é uma figura emblemática da cultura popular brasileira. Saído do interiorzão de São Paulo, virou ator de filmes premiados e de novelas acompanhadas no país inteiro e até no exterior, tornou-se compositor, cantor, apresentador e, claro, grande contador de causos.Esta obra, carinhosamente escrita por dois colegas de tv, Willian Corrêa e Ricardo Taira, conta a história da vida intensa e cheia de surpresas de Rolando Boldrin. Pleno de emoção, este livro é a biografia definitiva de um dos maiores artistas deste nosso Brasil.


SINOPSE


“Sempre achei fascinante ampliar a visão e pensar a realidade além da parede técnica do especialista. Espero que o leitor lance sobre mim o mesmo método que lanço sobre todos os textos que encaro: ler com atenção e analisar, dissecar e destrinçar o que li. Escrever sobre muitos temas é um desafio curioso. Tenho uma formação profissional na área de História e um olhar treinado para questões específicas. Ao dirigir esse olhar para fora do meu gueto, compreendo coisas novas num processo recíproco de aprendizado. Escrever é uma prática. O cerne do que acredito (o diálogo, o combate ao preconceito, a crítica às exclusões sociais e culturais etc.) nunca muda. Este livro é fruto do desafio de considerar a possibilidade do diálogo entre áreas distintas e cruzamento de temas diversos.” - Leandro Karnal


LÍNGUA PORTUGUESA / EDUCAÇÃO

SINOPSE

Mudou o mundo, mudou a língua. Manuais gramaticais normativos, apesar de sua riqueza enciclopédica, não dão conta dos novos desafios. Esta Gramática inteligente do Português do Brasil leva em conta as mudanças na mentalidade e na linguagem contemporâneas, além de incluir as conquistas mais recentes da pesquisa científica na área de Linguística.O autor defende que aprender as regras do português não significa simplesmente decorar nomes, mas sim refletir e compreender seu funcionamento e estrutura. É possível compatibilizar a língua que os próprios alunos trazem de sua história para a escola com o português padrão. É fundamental democratizar o saber, desenvolver habilidades em todas as modalidades de escrita e da fala, de modo a permitir que as novas gerações estejam instrumentalizadas para enfrentar o seu dia a dia e seu futuro.Repleta de exemplos ilustrativos, esta gramática conta ainda com exercícios para fixação de conteúdo, com respostas, baseados em gêneros textuais diversos, de obras literárias a jornais e e-mails.


SINOPSE

O estudo histórico das ciências da linguagem é um campo relativamente novo, que tem se desenvolvido muito ao longo das últimas décadas. Embora tenha se espalhado amplamente, inclusive no Brasil, ainda faltam livros voltados a estudantes e interessados que reúnam, de modo prático, um resumo das mais importantes questões tratadas por especialistas da área. Esta obra preenche essa lacuna. Organizada cronologicamente, ela é construída em torno de 50 perguntas relacionadas a momentos fundamentais do desenvolvimento das ideias sobre língua e linguagem. Sua abordagem abarca desde as teorias gramaticais greco-latinas até os tópicos mais atuais, passando, é claro, pelo Curso de linguística geral, de Ferdinand de Saussure.

SINOPSE

A crise na educação brasileira é inegável. A baixa qualidade das aprendizagens, a estagnação do desempenho escolar nos testes padronizados, a pouca relevância do aumento dos anos de estudo na vida do aluno, a crescente evasão escolar em todos os níveis, o aumento da distorção idade-série e tantos outros problemas são evidências disso. Mas onde se localizam as raízes teóricas da atual crise educacional que vivemos? Neste livro, o professor Ronai Rocha se dedica a desvendar e a compreender o pensamento teórico dominante no cenário educacional e pedagógico brasileiro.O autor realiza um movimento esclarecedor sobre as raízes da reflexão sobre educação no país, que incidem até hoje na formação de nossos professores. E mostra como uma maneira peculiar de ler Paulo Freire afeta o ensino no Brasil.


SINOPSE


Em pleno século XXI, ainda existe preconceito e intolerância contra negros, mulheres, homossexuais, imigrantes, migrantes, idosos e, também, contra aqueles com convicções políticas e práticas religiosas diferentes das nossas. Muitos ainda confundem tolerar uma opinião contrária à sua com concordar com ela ou abrir mão de seus princípios. Este livro mostra que tolerância não significa fraqueza, e muito menos aceitar e relativizar a violência, o racismo, a homofobia... Obra indispensável para quem deseja um mundo mais tolerante e, portanto, melhor para se viver e conviver.


0 comentários: