5 Estrelas,

( Resenha ) O Prisioneiro do Céu - Livro 3 da Série O Cemitério dos Livros Esquecidos de Carlos Ruiz Safón @Suma_BR

24 outubro Denise 0 Comments

Suma de Letras
Clique na capa e veja onde comprar o livro

Leia a sinopse AQUI.

Resenha


O Prisioneiro do Céu é a nova aventura do autor Carlos Ruiz Safón. Continuando a saga do Cemitério dos Livros Esquecidos dos seus livros anteriores, o autor mais uma vez, nos presenteia com uma narrativa rica de mistérios que envolvem o personagem Daniel Sempere.

O tempo passou e o menino Daniel cresceu. Agora é o dedicado esposo da bondosa Bea e o amoroso pai do bebê Julian. Responsável, trabalha na livraria ao lado do velho Sempere. As vendas estão fracas, mas o gosto pelos livros e pelas histórias faz com que pai e filho insistam em manter o negócio na família.



Daniel também está às voltas com os preparativos do casamento do seu grande e inseparável amigo Fermím.

A vida segue normalmente até que um homem chega à livraria...

"Na contra luz da rua, a silhueta parecia um tronco acoitado pelo vento. O visitante usava um terno escuro de corte antiquado e formava uma figura sinistra, apoiada pela bengala.
- Vejo que tem um volume de O conde de Monte Cristo, aqui mesmo nessa estante.
- Trata-se de um presente. Gostaria de pedir que vocês mesmo fizessem a entrega do livro. Pessoalmente.
Com dificuldade, o visitante abriu o livro na página do título. Foi quando percebi que sua mão esquerda era postiça, uma peça de porcelana pintada. Pegou uma caneta tinteiro e escreveu algumas palavras. Devolveu o livro e deu meia volta. Fiquei observando enquanto ele capengava até a saída.
- Está tudo aí - disse ele, sem virar os olhos para mim. Abri o livro e procurei a página com a inscrição que o estranho deixou, de próprio punho.
Para Fermím Romero de Torre que retornou de entre os mortos e tem a chave o futuro."
Quem é este estranho que traz dúvidas sobre o passado do seu amigo? O que aconteceu com Fermím antes de se conhecerem? O que Fermím esconde do seu misterioso passado?


Não bastasse as incertezas e inseguranças que assombram seus pensamentos em relação ao seu grande amigo, Daniel ainda terá que enfrentar uma possível traição de Bea.
"Havia uma folha de papel no bolso. Tirei as chaves e, hesitando, resolvi tirar o papel também. Provavelmente, era uma das listas de tarefas que Bea costumava fazer para não esquecer nenhum detalhe.
Ao examiná-lo com atenção, vi que se tratava de um envelope. Uma carta endereçada a Beatriz Aguillar, carimbada com a data de uma semana antes. Tinha sido enviada para o endereço dos pais da Bea, não para o apartamento de Santa Ana. Virei o envelope e, ao ler nome do remetente, as chaves do porão caíram da minha mão:
Pablo Cascos Buendia"
Pablo foi o antigo e abastardo namorado de Bea que reaparece, galanteador na carta escondida. Porque Bea guardaria segredos ?

Daniel se vê perdido com as intrigantes questões que terá que enfrentar. Em quem confiar? O que o passado poderá trazer para o presente?

Após Fermím contar toda a verdade, Daniel percebe que seu velho amigo não entrou em sua vida por acaso. Nada é como ele imaginava, inclusive a morte repentina e prematura de sua mãe Isabella. Será possível que Daniel continuará sendo o mesmo depois de tantas descobertas?
"Foram dias de calma aparente e enganosa, pois sob a superfície, eu me deixava levar por uma corrente turbulenta e escura que, pouco a pouco, ia me arrastando para as profundezas de um sentimento novo e irresistível: o ódio."
Muitas histórias estão envolvidas nesta brilhante e inteligente trama, desafios que levarão ao amadurecimento de Daniel Sempere.

O livro é maravilhoso e o mais curto da série, mas tão importantes quanto os outros. Carlos Ruiz Safón é fantástico pela forma como conduz suas histórias.

Quando percebemos já estamos absorvidos e envolvidos de tal forma, que nos sentimos participantes ativos da história, como se acompanhássemos cada movimento e diálogo presentes em Barcelona de 1957. Carlos Ruiz Safón é um fenômeno!

Recomendo! Recomendo! Recomendo!

Saiba mais sobre a Série AQUI.


0 comentários: