4 Estrelas,

( Resenha ) O Menino do Pijama Listrado de John Boyne e Oliver Jeffers @editoraseguinte ‏

17 janeiro Taty Assis 0 Comments

Editora Seguinte


Resenha

Acredito que todo mundo em algum momento já ouviu falar de O Menino do Pijama Listrado. Além do livro, a história foi adaptada para o cinema e é conhecido por emocionar as pessoas. Aliás, eu me emocionei com o filme, então era óbvio que eu estava empolgadíssima para ler o livro, e eis que hoje venho lhes contar minha experiência com essa história cruel, inocente e emocionante.


Bruno ama sua vida em Berlim. Ama a casa que tem, ama seus amigos, então é claro que ele não aceitou muito bem a ideia de se mudar. Mas os ofícios de seu pai não permitem que eles fiquem.

Bruno não faz ideia do momento em que seu país está passando, muito menos o papel de seu pai em tudo isso. Ele só tem nove anos, e não entende os motivos para terem se mudando para um lugar como Haja-Vista. Um lugar triste e sem amigos. 

"[...] Quando fechava os olhos, tudo ao seu redor parecia simplesmente vazio e frio, como se ele estivesse no lugar mais solitário do mundo. No meio de lugar nenhum."

Há pouco o que ele pode fazer em sua nova casa, e é em uma de suas aventuras, mesmo sabendo que estava proibido de chegar perto da cerca, que ele acaba conhecendo Shmuel. 

Shmuel é um judeu e é um dos prisioneiros, mas é claro que Bruno não faz ideia do porquê seu amigo vive do outro lado da cerca e usa um pijama listrado. E é na inocência que ambos acabam se tornando melhores amigos e compartilhando pequenas lembranças de suas vidas. 

Bruno é um garoto esperto, inteligente, mas não faz ideia dos motivos para que sua vida seja tão diferente da de Shmuel, mas de uma coisa ele tem certeza, ninguém pode saber sobre seu novo e único amigo. 

Ler o livro foi uma experiência incrível, confesso que eu esperava chorar muito com o desfecho, mas isso não aconteceu. Mas, isso não quer dizer que não fiquei tocada e emocionada. 

Bruno e Shmuel são personagens encantadores, e o final impactante é completamente compreensível, já que acabamos nos apegando a eles e ficando tocados pelo rumo de suas vidas. 

É claro que o final choca, mas o mais interessante é que John Boyne não deixa nada explícito. Eu gostei muito do livro, e, sinceramente, estou ansiosa para ler mais livros do autor. 

Narrado em terceira pessoa e mesclando passado e presente, O Menino do Pijama Listrado é um livro para se emocionar, questionar e compadecer. 

E preciso mencionar que a edição está espetacular. Para quem não sabe, essa edição é a edição comemorativa pelos 10 anos da obra. Além de ser em capa dura, o livro é composto por várias ilustrações exclusivas, que, diga-se de passagem, estão lindas.



Um livro triste e ao mesmo tempo encantador que eu recomendo muitíssimo. 


Este livro pode ser encontrado nas lojas virtuais.
Você pode aproveitar alguns descontos utilizando cupons 💖

Para cupons da Amazon, clique AQUI.

Para cupons da Saraiva, clique AQUI.

0 comentários: