Editora Contexto,

Confira os lançamentos de abril da Editora Contexto @editoracontexto

28 março Ingrid 0 Comments


Editora Contexto



Sinopse

A coleção História do Português Brasileiro é o resultado de vinte anos de pesquisas realizadas pelos mais importantes linguistas de nosso país, associados ao Projeto para a História do Português Brasileiro. Com esta coleção, nossa língua passa a ser amplamente historiada em seus sistemas gramatical, lexical, semântico e textual, estudados a partir de dados constantes de um amplo corpus diacrônico, editado com rigor filológico.
Este volume, intitulado Mudança sintática das classes de palavra: perspectiva funcionalista, reúne cinco capítulos sobre aspectos relevantes de mudança linguística em pronomes, verbos, advérbios e preposições.
Os autores resgatam da tradição gramatical diversas descrições para permitir entender, de maneira integrada, sob uma perspectiva funcionalista, os pronomes de 2ª pessoa do singular, a relação entre preposições e advérbios como um caso de heterossemia; a mudança por que passaram algumas preposições no português brasileiro; e a participação das preposições e dos advérbios na formação de verbos e mudanças em curso.
Trazendo hipóteses que iluminam nosso passado linguístico, esta obra é um ponto de partida e um estímulo para que novos estudos históricos sobre a diacronia do português brasileiro sejam desenvolvidos.

Sinopse

Café, belas praias, Gabriel García Márquez, narcotráfico encabeçado por Pablo Escobar, violência encabeçada pelas Farc, Shakira. Para alguns, a Colômbia se resume a isso. Para muitos, ela é uma quase desconhecida. Embora a história desse país seja, de fato, marcada por esses elementos, nosso vizinho guarda muitas surpresas. É verdade que possui belas praias com águas azuis do Caribe, mas também terras amazônicas, além de montanhas andinas. É verdade que a violência e a cocaína pautaram em muito a trajetória desse país, mas também os diversos ritmos musicais, a culinária riquíssima e diversa, as artes visuais e a literatura com projeção internacional.
Esta obra desvenda muitos desses mistérios escondidos e revela feições da Colômbia tão inesperadas e fantásticas quanto a Macondo do universo maravilhoso criado pelo já citado García Márquez, em uma das grandes obras universais da literatura. Livro imperdível para todos aqueles que querem conhecer a fundo esse povo tão próximo de nós e, ao mesmo tempo, tão diferente.


Sinopse

A Era da Informação, que mudou radicalmente nosso dia a dia, provocou também alterações enormes nas guerras, tanto nas declaradas quanto naquelas que se desenrolam nas cidades violentas. A comunicação se tornou rápida e eficiente, e se isso vale para as forças da lei vale também para os que vivem à margem da lei, criando, às vezes, um estado paralelo dentro do Estado.
Claro que os militares precisam acompanhar a expansão tecnológica e o fluxo rápido de informações, para não ficarem atrás das organizações criminosas.
O coronel Alessandro Visacro, especialista na área, mostra como essa nova natureza dos conflitos armados impõe uma redefiniçãodas agendas nacionais de segurança e defesa, incluindo o enfrentamento do terrorismo, do crime organizado e dos ataques cibernéticos.
Em resumo, este livro trata do papel que podem ter o exército e a segurança pública no mundo contemporâneo.

0 comentários: