5 Estrelas,

( Resenha ) Bem Atrás de Você de Lisa Gardner @grupoautentica

14 abril Fabi Carvalhais 0 Comments

Editora Gutenberg 

Leia a sinopse AQUI.

Resenha

Telly e Sharlah nasceram em um lar instável. Seus pais eram usuários de drogas e álcool; o pai, um cara violento que sempre agredia a esposa e os filhos; a mãe, uma mulher submissa que nunca impediu que o marido o fizesse. Telly desde sempre assumiu o cuidado de sua irmãzinha, foi o adulto que ela precisava ter por perto. A alimentava, vestia, levava à escola, e de lá, sempre iam à biblioteca para que pudessem passar o máximo de tempo possível longe desse lar nocivo.

Certa noite, quando Telly tinha apenas nove anos e Sharlah 5, uma tragédia acontece. O pai mais uma vez se excede, mas dessa vez, ele vai muito além das agressões costumeiras. Ele esfaqueia a esposa, e quando vai para cima das crianças, Telly o interpele com um taco de beisebol a fim de defender sua irmãzinha. Ele agride o pai até a morte, e depois disso, nunca mais pôde ver Sharlah.

Oito anos se passaram. Sharlah está prestes a ser adotada por seus pais de acolhimento - um casal de ex agentes do FBI. Ela tem se recuperado de seus traumas, vive em uma casa confortável e bem estruturada, com direito a um cachorro esperto e amável. Tudo está indo bem, até que Quincy, seu pai de acolhimento, recebe um telefonema da xerife Shelly Atkins. Ela pede a sua ajuda em um caso de duplo homicídio. Um adolescente acaba de matar duas pessoas em um posto de conveniência, e a brutalidade do assassinato choca a pequena cidade de Bakersville. Eles têm uma imagem nítida do suspeito, pois ele não fez questão de se esconder, e sua expressão é de dar medo. O suspeito é Telly Ray Nash, o irmão mais velho de Sharlah, e ele está descontrolado, segundo as autoridades.

Esse livro estava no topo da minha lista de desejados, pois amo o gênero e eu fiquei super atraída pela sinopse. Era algo bem diferente do que eu já tinha lido, então, fiquei super animada quando ele chegou em minha casa. Eu havia acabado de ler um suspense fantástico - Coração satânico - e estava numa ressaca literária daquelas, mas ainda assim, mergulhei de cabeça nessa trama. Eu nunca tinha lido nada da autora, e o fato também me deixou muito animada e com as expectativas lá no alto, pois sempre ouvi falar muito bem de sua narrativa e de sua habilidade em criar histórias envolventes. Se minhas expectativas foram alcançadas? Foram. Não só foram alcançadas, foram superadas.

O desenrolar dessa trama nos traz algo atípico. Normalmente, em livros do gênero, tudo gira em torno de pistas para encontrar o assassino, descobrir quem ele é e o que o motivou a fazer o que fez.

Em Bem Atrás de Você a abordagem é diferente, pois desde o início nós já temos um provável suspeito, então, tudo gira em torno da caçada por Telly, que está foragido e fortemente armado. Eles tentam adivinhar quais serão seus próximos passos, pois além de ser preciso pará-lo para que mais assassinatos não sejam cometidos, tudo leva a crer que ele está atrás de Sharlah.

Falei ali que Telly é um provável suspeito, né? Então. Tudo leva a crer que foi ele quem cometeu tais crimes, mas Quincy, com a ajuda de sua esposa Rainnie e de toda a equipe da xerife Shelly, acabam tendo suas dúvidas de que o garoto realmente tenha cometido tal atrocidade. E é aí que tudo fica interessante.


Sempre me gabo por ser a espertona que saca logo todo o mistério e descobre o que está acontecendo, mas mais uma vez (também fui enganada em minha leitura anterior), eu não soube exatamente o que estava se passando ali. A autora nos dá fatos e pistas que nos levam a criar certas teorias, e de repente, vemos que estamos enganados, que aquilo que imaginamos está longe de ser o que realmente aconteceu. Sua narrativa é intensa, envolvente, e quanto mais pistas ela nos dá, mais queremos entender toda a trama. Ela nos convida a agir junto com os investigadores, a pensar como Telly, já que ele tem usado estratégias infalíveis. Ela nos coloca no lugar de Sharlah, e depois na pele de seu irmão, e também nos faz sentir o que Quincy e Rainnie estão sentindo. É de tirar o fôlego!

A alternância da narrativa foi fundamental para nos proporcionar toda essa experiência. Ora temos Sharlah como narradora, ora temos Telly, depois Quincy, Rainnie e também a xerife Atkins. A imersão foi total, e sem dúvidas, foi graças à essa alternância inteligente. A trama se torna viciante, e depois que engrena, fica simplesmente impossível largar o livro!

A construção dos personagens foi muito bem feita, principalmente de Sharlah e Telly. A autora não nos poupou de detalhes sobre os problemas psicológicos e de convivência que ambos tiveram após o trauma daquela noite em que foram separados, bem como não poupou nos pequenos fatos que os mantiveram ligados por todos esses anos - o amor de Telly pela irmã, os cuidados dele para com a menininha. Tudo isso ficou gravado na memória de ambos, bem como os acontecimentos que marcaram suas vidas para sempre. Eles estão se recuperando, se reerguendo, se curando, e somos convidados a ver isso de pertinho.

Eu simplesmente amei tudo o que o livro me proporcionou, e saí de uma ressaca literária para entrar em outra tão grande quanto. Vida de leitor, a gente vê por aqui, rs!


0 comentários: