5 Estrelas,

( Resenha ) Joões e Marias de José Roberto e Marcus Aurelius Pimenta @cialetras

09 junho Clã dos Livros 0 Comments

Companhia das Letrinhas 

Sinopse

Toda criança já sonhou com a famosa casa de doces e guloseimas do clássico conto infantil de João e Maria. Mas e se ela fosse feita de legumes? Ou de frutas? Ou, quem sabe, de picolés? Em Joões e Marias você encontrará muitos outros modos de contar essa história. Há versões para todos os gostos, e cada uma tem um sabor especial. A história de João e Maria é uma só. Mas em Joões e Marias são quatro. Ou 1.024, dependendo dos caminhos que você escolher. Ler este livro é mais ou menos como fazer um bolo. E ele pode ser de chocolate, banana, sorvete ou... brócolis.

Resenha

Joões e Marias faz parte da coleção Fábrica de Fábulas de José Roberto Torero e Marcus Aurelios Pimenta.

A coleção nos traz vários contos de fadas recontados de uma maneira muito original e moderna com possibilidades de encaminhamentos e finais diferentes. Hänsel und Gretel (João e Maria no Brasil e Hansel e Gretel em Portugal) é um conto de fadas de tradição oral e que foi coletado pelos irmãos Grimm. Saiba mais AQUI.

Em Joões e Marias temos um começo de história bem semelhante ao clássico.

O conto começa com uma família pobre, mas que vivia feliz, até que uma seca destruiu as plantações e todos no vilarejo ficaram sem dinheiro. Assim o pai que era lenhador, não conseguia vender lenha e a mãe que era costureira, não conseguia vender suas costuras. Por isso os dois resolveram deixar seus filhos João e Maria na floresta, para que tentassem se alimentar enquanto os pais não tinham dinheiro. 

João escuta os planos dos pais e planeja algo para que consiga voltar para casa com sua irmãzinha Maria. 

Os pais levam as crianças para a floresta e durante todo o caminho João joga algo pelo chão. Os dois são deixados em um barco no grande lago, mas quando voltam a margem não encontram mais o pai e a mãe e é ai que passamos a escolher o que acontecerá a seguir com os nossos protagonistas, começando com o que João teria jogado pelo caminho?

Pão duro?
Sementes de melancia?
Gelo?

Cada escolha nos levará a uma página diferente com o que vai acontecer a seguir. Mais e mais escolhas são propostas a cada página, deixando nas mãos do leitor o rumo da história das duas crianças. Até casinhas feitas de alimentos diferentes como frutas, legumes, sorvete, aparecem por aqui, porém todas elas habitadas pela bruxa má que come criancinhas.

"Isso mesmo, era uma casa toda feita de sorvete, um sorvete mágico que nunca derretia. As paredes eram de napolitano, o telhado era de banana split, as portas eram bolo de sorvete (...)"
As possibilidades de finais são engraçadas, originais e interessantes.
O livro é muito bonito e divertido. Traz lindas ilustrações de Laurent Cardon.

Quem tem crianças, trabalha com elas ou deseja dar um presente fofo, pode escolher um dos livros da Coleção Fábrica de Fábulas, sem medo de errar.

Eu amei e recomendo!


0 comentários: