5 Estrelas,

( Resenha ) As Belas Adormecidas (e algumas acordadas) de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta @cialetras

30 julho Clã dos Livros 0 Comments

Companhia das Letrinha

Resenha

As Belas Adormecidas e (algumas acordadas) faz parte da coleção Fábrica de Fábulas de José Roberto Torero e Marcus Aurelios Pimenta.

A coleção nos traz vários contos de fadas recontados de uma maneira muito original e moderna com possibilidades de encaminhamentos e finais diferentes. A versão mais conhecida do conto recontado nesse livro é a dos irmãos Grimm, publicada em 1812,  sob o título A Bela Adormecida (título original Dornröschen, "A Rosa dos Espinhos"). Saiba mais AQUI

O livro começa contando parte da história já conhecida. 

O rei e a rainha tem uma linda filha, a quem chamam de Bela. Os dois ficam muito felizes e para comemorar seu nascimento, resolvem fazer uma festa, convidando todos do reino encantado. 

"Príncipes, princesas, ogros, gnomos, elfos, fadas, anões, gigantes e até pessoas comuns foram convidadas.
Só ficaram na dúvida se deveriam chamar ou não a feiticeira da floresta. "

Ficaram tanto na dúvida, que acabaram esquecendo e não convidaram. Durante a festa, a feiticeira aparece e com raiva por ter sido excluída, lança sobre a menina um feitiço. Quando a pequena completasse 15 anos, cairia em um sono profundo e eterno. 


Porém uma fada chegou para alterar um pouco, o feitiço da malvada feiticeira da floresta. E é ai que a história começa a ficar divertida. A partir desse ponto,  o livro nos dá várias opções de encaminhamento para a história. A cada novo acontecimento, podemos escolher o que vai acontecer e nos surpreender com diferentes finais criados pelos autores. 

"E agora que dedo você acha que será espetado?
Um  dedão do pé com unha pintada de preto?
Vá para a página 18
Um dedo com calos de tanto trabalhar?
Vá para a página 20.
Nenhum dedo será espetado?
Vá para a página 22.
O dedo de sempre da pessoa de sempre?
Vá para a página 25." 

Muito cabelo, uma princesa gigante, uma princesa que se salva sozinha e escolhe seu próprio pretendente, um dragão apaixonado e muitos outros finais interessantes. Até mesmo um ET aparece por aqui.  

Você deve estar pensando .,. Quanta criatividade, não é mesmo? E tem razão. 

Os livros da coleção Fábrica de Contos são ótimos, engraçados, interessantes e criativos, nos fazem refletir sobre os contos de fadas originais, as escolhas dos personagens e como poderiam realmente terminar de maneiras diferentes. 

"Faltava só um centímetro para a Bela espetar seu dedo no fuso quando a porta do quarto se abriu.
- Marilene!? - disse a princesa assustada.
- Não toque nisso"! - gritou a criada. E em seguida se atirou sobre a feiticeira da floresta.
As duas rolaram pelo chão. "
As ilustrações são da maravilhosa Mariana Massarani  (amooo) e claro enriquecem ainda mais o livro que tem uma linda edição. A capa traz seis Belas bem adormecidas, em situações engraçadas e seguem o mesmo padrão dos demais livros da coleção.

Ri um tanto e meus filhos também, então posso dizer que amei e recomendo toda a coleção. Se quiser conferir as resenhas dos outros livros, é só clicar AQUI.




0 comentários: