5 Estrelas,

( Resenha ) A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas de Katia Canton @cialetras

29 julho Clã dos Livros 0 Comments

Companhia das Letrinhas

Resenha

Em A Cozinha Encantada dos Contos Fadas, Katia Canton nos traz várias receitas inspiradas em contos de fadas bem conhecidos de Charles Perrault, irmãos Grimm e Hans Christian Andersen. Como informou a autora, Perrault e os irmãos Grimm adaptaram suas narrativas da tradição oral, já Andersen inventou grande parte dos contos e é considerado um autor de conto de fadas moderno. 

Ao ver do que se tratava, me interessei rapidamente pelo livro, já que sou fã absoluta de Contos de Fadas em várias versões e releituras e posso dizer que não me decepcionei.

Antes das receitas, já nas primeiras páginas, Katia nos apresenta termos comuns usados em receitas e explica todos eles, dando dicas antes de iniciar as receitas.

"Como quebrar os ovos para usá-los em receitas?
É sempre bom  ter algumas vasilhas, (...)"

Antes das receitas de cada conto, vemos um resumo do conto de fadas para inspirar quem vai cozinhar e assim permitir a todos conhecer os contos escolhidos como inspiração. Alguns contos tem três receitas, alguns duas e outros uma, sempre relacionadas. A diagramação é muito bonita e atraente e as receitas de maneira geral, são simples e fáceis de fazer.

"Rapunzel
Salada colorida com rabanetes e flores.
 (...)"


"A salada da mãe de Rapunzel
Onde já se viu dar o nome de uma verdura à própria filha? Inspirando-se nessa história, nós criamos uma salada bem refrescante. Substituímos o rapunzel por outros vegetais, como rabanetes, e também usaremos frutas e uma flor comestível, o capuchinho."

Milk shake de morango, Pãezinhos de queijo, Bolo do amor de brigadeiro, Salada de frutas requintada, Creme de ervilha, Bolinho colorido das fadinhas, Ovos cozidos da beleza, Rabanadas dignas de princesa, são algumas das receitas que vemos por aqui. 

Um detalhe fofo e também interessante, foram as ilustrações utilizadas durante as etapas da receita. A autora deixa claro suas intenções com seu uso. As fotos (tradicionais em livros de receitas) não seriam fiéis, já que nem sempre as receitas saem da maneira que as lindas fotos mostram, causando frustrações. 



"Assim, desejamos que você se inspire nas receitas sugeridas, mas também faça cada prato um pouquinho do seu jeito. (...)
Você deve conhecer o ditado que diz "quem conta um conto, aumenta um ponto" ... "

Um livro interessante que pode proporcionar um tempo de qualidade e diversão com a família. Eu amei e recomendo!

0 comentários: