Extra,

( Fique por Dentro ) Você sabe o que é uma Novela Literária - Fique por dentro dos Termos Literários

06 setembro Clã dos Livros 0 Comments


Volta e meia nos deparamos com termos literários que geram dúvidas. Novela é um deles. E afinal, o que seria uma novela no que diz respeito a livros e séries literárias?

Eu geralmente marco os livros considerados novelas como extras e talvez vocês também já tenham visto o termo sendo usado por ai. Muitas vezes vemos as novelas aparecendo como livros intermediários nas séries. Livros menores que ficam entre os romances. Sabe quando você vê um livro 1.5? Ele muitas vezes é uma novela.

Então vamos aos esclarecimentos ...

Novela Literária

Uma novela em português, é um gênero literário que consiste em uma narrativa breve, sendo porém maior do que um conto e menor do que um romance.

Um exemplo de novela é o livro Marca de Guerra da autora Sylvia Day. A série tem 4 livros, sendo o último Marca de Guerra, com apenas 84 páginas. Confira a resenha AQUI.

Outro exemplo pode ser encontrado na Série Spindle Cove (maravilhosa) de Tessa Dare que é publicada aqui no Brasil pela editora Gutenberg. O livro Once Upon a Winter’s Eve é uma novela, e é considerado pela autora como livro 1.5. A história acontece depois do 1 e antes do 2. Ainda não publicado no Brasil. :(

Já A Bela e o Ferreiro, da mesma série, apesar de ser o livro 3.5, é considerado um romance por ter uma história com uma trama mais desenvolvida e diversos personagens e linhas narrativas.
Confira as resenhas dos livros da série, publicados no Brasil AQUI.

Nem sempre as editoras publicam os livros classificados como novelas por aqui, porém algumas publicam como e-book gratuito.

A novela também se caracteriza por apresentar uma espécie de concentração temática em torno de um número restrito de personagens. Em comparação ao romance, pode dizer-se que a novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos; em relação ao conto, há um maior desenvolvimento de enredo e personagens. A novela seria, então, uma forma intermédia entre o conto e o romance, caracterizada, em geral, por uma narrativa de extensão média, na qual toda a ação acompanha a trajetória de um único personagem, enquanto o romance, em geral, apresenta diversas tramas e linhas narrativas.

Os equivalentes de novela em inglês, francês e espanhol são novella, nouvelle e novela corta ou novele, respectivamente, enquanto o romance é chamado novel, em inglês, roman, em francês, e novela, em espanhol.

Se você tem alguma dúvida relativa a termos literários, escreva nos comentários e nós vamos nos esforçar para responder! 

0 comentários: