4 Estrelas,

( Resenha ) O Mistério do Coelho Pensante de Clarice Lispector @EditoraRocco

10 setembro Clã dos Livros 0 Comments

Rocco Jovens Leitores

Sinopse


Como todo coelho, Joãozinho franzia o nariz muito depressa quando estava cheirando, ou melhor, pensando em algo importante. Num desses dias em que a barriga estava roncando uma idéia lhe surgiu à cabeça: fugir da casinhola de grade de ferro sempre que esquecessem a sua comida. Na verdade, a fuga também seria uma boa oportunidade para Joãozinho saber como era a vida do lado de fora. Tinha muita vontade de curtir a natureza e fazer novas amizades. Enfim, dar umas coelhadas por aí. Foi então que ele franziu o nariz mais depressa para pensar. Franziu e franziu milhares de vezes até descobrir finalmente uma maneira de escapar. A história deste livro é uma encantadora homenagem de Clarice Lispector a dois coelhos que pertenceram a Paulo e Pedro, seus filhos.

Resenha

Clarice Lispector escreveu O Mistério do Coelho Pensante a pedido de um de seus filhos e em homenagem a dois coelhos que fizeram parte da família quando seus filhos Pedro e Paulo eram crianças. 

Joãozinho era um coelho comum que vivia cheirando a vida, mexendo seu narizinho pra lá e pra cá.

"Para dizer a verdade. Não passava de um coelho."

Como todo coelho comum, Joãozinho pensava com o nariz, sentindo os cheirinhos do mundo. Um dia seu narizinho cheirou uma ótima ideia. E começou a se empenhar na ideia que tinha cheirado. Sair da gaiola onde vivia, sempre que acabasse a comida. 

E não é que Joãozinho conseguiu escapar de sua gaiola?! Como, ninguém sabe, nem mesmo a autora. 

É claro que o coelho passou a fugir com frequência, para sua própria alegria e desespero das crianças que sempre precisavam correr atrás dele, mas que também sempre estavam felizes ao colocá-lo de volta, mimá-lo e acariciá-lo. E assim Paulinho era feliz.

O livro é doce e nos mostra a simplicidade de um coelho comum.  As vezes é tão simples ser feliz. 

A autora nos ajuda a tocar em alguns assuntos com as crianças, ao longo da leitura, conversando com o leitor sobre vida de coelho, natureza de coelho, que ideias os coelhos podem ter.


Até hoje estão a autora e seus dois filhos sem saber a resposta para a pergunta ....  Como será que ele fugia da gaiola?

E fica para o leitor pensar e tentar responder o mistério do Coelho Pensante.

O livro é todo colorido, com uma bonita edição e conta com ilustrações da maravilhosa Mariana Massarani.

Um livro interessante para ser lido junto com a família. E tem jeitinho mais gostoso de se ler?
Eu adorei e recomendo!

0 comentários: