5 Estrelas,

( Resenha ) Os Oito Pares de Sapatos de Cinderela de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta @cialetras

15 setembro Clã dos Livros 0 Comments

Companhia das Letrinhas

Resenha

Os Oito Pares de Sapatos de Cinderela faz parte da coleção Fábrica de Fábulas de José Roberto Torero e Marcus Aurelios Pimenta.

A coleção nos traz vários contos de fadas recontados de uma maneira muito original e moderna, com possibilidades de encaminhamentos e finais diferentes. A versão mais conhecida de Cinderela é a do escritor francês Charles Perrault, de 1697, baseada num conto italiano popular chamado La gatta cenerentola ("A gata borralheira"). Saiba mais AQUI.

A história começa muito semelhante ao conto original. Uma linda menina chamada Cinderela que vivia com sua mãe e seu pai, até o dia em que sua mãe morreu. Ela e o pai ficaram muito tristes, mas com o passar do tempo, o pai conheceu uma costureira que era viúva e tinha duas filhas e resolveu se casar com ela. 

Após alguns anos de felicidade, infelizmente o pai tão amado por Cinderela, também morreu, deixando a filha com a nova família. A madrasta e as "irmãs" eram más e deixavam todo o trabalho para Cinderela que tinha que fazer tudo sozinha.

" (...) : ela limpava, passava, lavava, cozinhava, varria, encerava e até cortava lenha. A Madrasta, Cremilda e Romilda não ajudavam em nada.
A pobre moça vivia exausta!"

Até que um dia, o príncipe resolveu  fazer um baile e convidar todas as jovens do reino. Todas mesmo...

"As baixas e as altas, as magras e as gordinhas, as ricas e as pobres, as loiras e as morenas, as ruivas e as carecas."

A Madrasta diz que Cinderela poderá ir ao baile, se terminar de limpar todo o sótão. Um lugar entulhado, muito sujo e bagunçado. Mas é a partir dai que começam as opções para o encaminhamento do conto. 

E agora Cinderela receberá ajuda de animais ou de máquinas mágicas? 

Que fada será a sua madrinha? A da Primavera, do Verão, do Outono ou do Inverno?

Que tipo de sapatinho a Cinderela vai calçar? De vidro? Uma sandália de courou? Uma botinha? Um chinelo? .... 

São muitas opções que tornam a história ainda mais divertida e animada. Existem várias possibilidades e então, diversas histórias dentro de uma só.

Eu amei esse livro, assim como os demais da coleção Fábrica de Fábulas.

Para quem gosta de contos e sabe a importância de ler para as crianças, eu recomendo essa coleção. Para quem deseja presentear uma criança, qualquer um dos livros é um excelente presente.

As ilustrações são de Raul Fernandes, a capa e a diagramação são lindas e seguem o mesmo padrão das anteriores.



0 comentários: