O Clássico de ficção científica "A Guerra dos Mundos" @Suma_BR @mundoestranho - E a transmissão de rádio entrou para a história por causar pânico em 1938 - Clã dos Livros

O Clássico de ficção científica "A Guerra dos Mundos" @Suma_BR @mundoestranho - E a transmissão de rádio entrou para a história por causar pânico em 1938

Compartilhe:

A Guerra dos Mundos de H. G. Wells é um clássico de ficção científica conhecido em todo o mundo. Muitas pessoas leram o livro e muitas outras viram o filme... e existem aquelas, que assim como eu, leram o livro e viram o filme. Porém nem todos sabem que em 1938, a rede norte-americana CBS fez uma edição especial sobre A Guerra dos Mundos no programa "Mercury Theater on the Air", que a cada semana adaptava um livro para o rádio.



Confira a resenha do livro AQUI.

O jovem diretor Orson Welles, que mais tarde ficaria famoso com o filme Cidadão Kane, contou a história em formato jornalístico, dando um tom realista à transmissão. A programação normal da rádio foi sendo interrompida aos poucos pela notícia da queda de um meteoro e da chegada de naves aos EUA. Mas nem todos os ouvinte entenderam o tom ficcional e levaram as informações a sério. Começava uma onda de terror que se espalharia pelo país durante uma hora – e que ganharia as manchetes do mundo.

CURIOSIDADE: Em 1971, uma rádio no Maranhão repetiu a dramatização de Guerra dos Mundos ao vivo.

SALVE-SE QUEM PUDER

Os jornais do dia noticiaram que a CBS transmitiria uma peça e, no início da transmissão, foi anunciado que se tratava de um radioteatro. Mas metade dos cerca de 3 milhões de ouvintes, perderam esses avisos. O que acabaou com várias pessoas desesperadas. nas ruas e congestionamentos causados por quem tentava fugir.

DESEMBARQUE ALIEN

Para envolver ainda mais os ouvintes, a transmissão teve sua história atualizada e adaptada da Inglaterra para os EUA. Na versão, a pequena cidade de Grover’s Mill, no interior de Nova Jersey, foi escolhida ao acaso como a primeira parada dos alienígenas no nosso planeta. Ironicamente, lá, a população não entrou em pânico com o programa, provavelmente porque simplesmente olhavam pela janela e notavam que estava tudo bem.

DEPOIS DO SUSTO

O estrago foi grande. No dia seguinte, jornais de todo o mundo noticiavam o pânico causado pela transmissão. O governo norte-americano exigiu uma cópia do programa para análise e, nos meses seguintes, Welles e a CBS foram alvo de centenas de ações na Justiça – mas nenhuma foi bem-sucedida.

Assista ao trailer do filme 


Essa postagem foi adaptada da Revista Mundo Estranho, que teve como fontes os Sites da DW, do Jornal GGN, do Uol Entretenimento e do Omelete.

Confira a postagem da Revista Mundo Estranho na íntegra clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner