( Resenha ) Espere Agora pelo Ano Passado de Philip K Dick @Suma_BR - Clã dos Livros

( Resenha ) Espere Agora pelo Ano Passado de Philip K Dick @Suma_BR

Compartilhe:

Editora Suma

Leia a sinopse AQUI

Resenha


Mais uma vez tive o privilégio em ler uma obra de PKD, que é simplesmente um dos gênios no que diz respeito ao gênero ficção científica.

"Espere Agora pelo Ano Passado" foi escrito em 1966, mas mesmo assim se demonstra completamente atual e ainda chama a atenção por ser uma obra original, inteligente e instigante.

Com elementos distópicos, Philip cria um ambiente futurista, especificamente no anos de 2055; onde viagens interplanetárias são comuns e completamente possíveis; onde ainda a robótica deu um salto magnífico, facilitando até mesmo as fiscalizações governamentais e a expectativa de vida deu um verdadeiro boom, com a existência dos artificioórgãos (órgãos artificiais que substituem facilmente os reais).

Resultado de imagem para gifs futuristas

Mesmo com tanta evolução, a guerra é iminente. Sem contar que o ser humano, mesmo evoluído, com tanta praticidade em suas mãos, ainda estava susceptível ao vício em drogas; drogas estas também muito evoluídas.

Com toda certeza o universo criado por PKD encanta. Sua narrativa nos faz visualizar facilmente o mundo criado por ele, e o futuro está por toda parte, até mesmo nas vestimentas discretamente descritas dos personagens. 

Em cada detalhe minucioso de qualquer elemento criativo, é proporcionado ao leitor um verdadeiro show de talento; e assim, mais uma vez, fica nítido os motivos que levaram PKD ser considerado uma das mentes mais importantes da ficção científica. Suas invenções são inteligentes e facilmente convincentes.

A trama acompanha o médico Erick, que fora designado a cuidar do secretário-geral Gino Molinari. Erick, médico afamado, enfrenta um casamento fracassado com Kathy, a qual é viciada em drogas.
"O fim de um relacionamento não é um mal-entendido. É uma reorganização da vida."
O vício de Kathy acaba por abrir espaço para uma possível arma de guerra, que a humanidade não está preparada para enfrentar.

Imagem relacionada

E assim, se desenrola o enredo do livro, com personagens pouco cativantes; visto que, acredito eu, tenha sido um fato proposital, a fim de levantar as famosas filosofias humanitárias presentes nas obras de PKD, que demonstra o quanto a evolução pode influenciar diretamente o comportamento humano, tornando o próprio homem com aspectos tão artificiais quanto os robôs.

Outro ponto interessante no enredo, é a abordagem do vício às drogas. Sabe-se que o próprio Philip sofria com o vício, e colocar seu próprio sofrimento em um enredo, mesmo com o levantamento de teorias conspiratórias; foi a meu ver, a parte mais dramática. Com diálogos que caracterizam as dificuldades do vício, as passagens de Kathy demonstram desde o furor do uso das drogas (modismo da década de 60); até a triste realidade da "prisão" que o vício provoca.

Além do mais, PKD ainda constrói um casamento "desconstruído". Talvez a relação de Kathy e Erick seja o pêndulo do presente na obra.
"Bem, é isto o casamento de hoje em dia. Ódio legalizado."
É um livro rico, encantador, que com certeza deve ser lido por quem aprecia ficção científica.

Com uma narrativa em terceira pessoa fluida e direta, até mesmo ácida em algumas passagens; é uma leitura que considerei rápida, de fácil desenrolar e de fácil visualização. O difícil é voltar para o mundo real sem se pensar na obra.

A edição belíssima da Suma faz jus ao clássico: em capa dura, com uma ilustração de capa que nos remete ao enredo (considero esse fato importante)... enfim, uma arte gráfica como um todo perfeita. Afinal, um exemplar de PKD é para ser guardado para sempre, assim sendo precisamos de uma edição dessas.

A tradução é por conta do escritor e pesquisador de literatura fantástica Bráulio Tavares.

Um comentário:

  1. Oi Bia!!!

    Que lindeza de resenha!! Adoro os livros do Philip, e esse livro nos mostra uma visão de mundo muito realista, como você disse por ele ter lidado com tantas coisas a vida dele acaba percorrendo seus livros!! Leitura que super indico! E essa edição lindíssima!!! Amei!!!

    Beijos
    Naty!!

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad

test banner