( Resenha ) Contos Clássicos de Terror organizados por Julio Jeha @cialetras - Clã dos Livros

( Resenha ) Contos Clássicos de Terror organizados por Julio Jeha @cialetras

Compartilhe:
Companhia das Letras

Leia a sinopse AQUI

Resenha


O título é muito esclarecedor: o livro reúne contos clássicos, que tem como gênero predominante, o terror. Digo predominante porque alguns contos são de horror e existem até mesmo os góticos.

Em comum, todos os contidos na obra são de grandes autores de diversas nacionalidades; todos são grandes clássicos da literatura mundial; e todos tratam, direta ou indiretamente, da morte.

Julio Jeha, organizador e responsável pela seleção dos contos do livro em questão, aponta em sua apresentação justamente a morte como protagonista. Afinal, ela é quem remete terror. Não importa como é sua abordagem, todos nós temos medo ou qualquer outro sentimento parecido, da morte.

Resultado de imagem para gif cemiterio

E assim, temos um total de dezenove contos, cada um a sua essência. Contos onde o medo dependerá da sua imaginação, outros com descrições mais precisas de acontecimentos medonhos, outros nem tão assustadores assim... O fato é que, o livro como um todo, se torna indispensável para quem aprecia o gênero e, sendo completamente ousada em minha afirmação, aprecia a literatura clássica.

Também pudera. Nessa seleção honrosa, temos nomes já reconhecidos do gênero, como Stephen King, Shirley Jackson, Edgar Allan Poe; e outros nem tão reconhecidos no terror, como o majestoso Machado de Assis.

É por isso que afirmo e repito que é uma obra indispensável para quem ama literatura clássica. 

Os contos como um todo tem uma linguagem formal, com conteúdos muito ricos no que diz respeito a linguagem e enredo. Assim, todos os contos, sem exceção, garantem uma leitura gostosa.

Medo não pode ser medido, isso é óbvio, mas nesse livro o "provocar medo" é realizado de forma discreta, por vezes dependendo exclusivamente da interpretação do leitor. Algo muito comum no terror clássico.

"(...) nada é terrível demais para uma mente curiosa."

Eu estava muito curiosa para conhecer a escrita de H. P. Lovecraft. E assim, por meio do conto A Cripta, finalmente o fiz. Foi uma introdução completamente prazerosa e que com certeza, abriu portas para que outros venham.

Stephen King mostra todo seu estilo notório com o assombroso conto Vovó. Para os que ainda não conhecem a escrita do autor, é uma ótima pedida.

Machado de Assis surpreende por estar nesta coletânea, mas acontece que o autor, grande fã de Edgar Allan Poe, se aventurou na escrita de alguns contos macabros; dentre eles, A Causa Secreta, que assusta por mostrar o lado sádico do ser humano.

Dentre tantos contos incríveis, o meu favorito sem sombra de dúvidas foi A Mão do Macaco de W W Jacobs. Conto muito famoso, porém eu ainda não havia lido. Macabro, envolvente e inesquecível. Você pensará duas vezes antes de fazer algum pedido...

Diante de tantas maravilhas reunidas num só lugar, a edição não poderia deixar a desejar. Temos capa dura, fonte confortável para leitura e uma revisão impecável.

É um livro para se manter para todo o sempre em sua estante.

Recomendo!
O

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner