( Resenha ) A Impossível Faca da Memória de Laurie Halse Anderson @EdValentina - Clã dos Livros

( Resenha ) A Impossível Faca da Memória de Laurie Halse Anderson @EdValentina

Compartilhe:
Editora Valentina

Leia a sinopse AQUI.

Resenha


“Talvez fosse por isso que eu sentia vontade de dar na cara de tantos zumbis: eles não faziam ideia da puta sorte que tinham. Sortudos e ignorantes, riquinhos felizes que acreditavam em Papai Noel e na fadinha do dente e achavam que a vida deveria ser justa.”

Hayley Kincain acreditava que existiam dois tipos de pessoas no mundo, os zumbis e os esquisitos. Logo, não devíamos dar ouvidos aos zumbis e todos nascíamos esquisitos. 

Ela e o pai Andy passaram cerca de cinco anos viajando de caminhão para se manter longe das memórias ruins que os assombravam. Entretanto, quando ele resolveu retornar a sua cidade natal para morar na casa da falecida avó, com o intuito de que Hayley tivesse uma vida “normal”, as coisas só pioraram. 

Tudo o que Hayley mais queria era voltar para a estrada, onde tudo parecia mais suportável. Na escola ela se sentia deslocada e não aprendia nada realmente interessante. Parecia que todos estavam de marcação com ela e a única pessoa com quem se dava bem era Gracie, porque a entendia muito bem, afinal sua família também era instável e problemática. 

“Expirei. Ao inspirar, estava zangada. Ao expirar… lá estava o sentimento de sempre: medo. O medo me deixava com raiva e a raiva me deixava com medo e eu não sabia mais quem ele era. Ou quem eu era.”

Os horrores que Andy testemunhou na guerra acabaram com ele. Portanto, Hayley era obrigada a vê-lo ser lentamente derrotado pela depressão, sem poder fazer absolutamente nada para mudar isso. Ele se entregou às drogas e à bebida para calar os demônios interiores, tornando o futuro deles cada vez mais incerto. 

Andy detestava falar sobre a guerra e nunca fazia isso quando estava sóbrio. Metade do tempo ele nem queria que as pessoas soubessem que era um veterano. 


“— A culpa é toda sua — murmurou papai. — Se continuar tão perto assim, vai se machucar. 


Gracie apresentou Finn para Hayley e os dois acabaram se aproximando. Ele fazia parte do time de natação da escola e estava tentando ressuscitar o jornal. Portanto, assim que descobriu o quanto Hayley escrevia bem, insistiu para que ela escrevesse uma matéria. 

Depois de conhecer o charmoso Finn, Hayley começou enfim a pensar no futuro. Embora, não fosse nada fácil manter um relacionamento adolescente “normal”, quando sua vida estava praticamente desmoronando. 

Um romance fantástico, surpreendente e único, que transmite muitas lições importantes. Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista extremamente perspicaz da protagonista Hayley Kincain, faz com que o leitor mergulhe de cabeça num universo repleto de sombras, onde aborda temáticas pesadas como depressão, transtorno de estresse pós-traumático, violência psicológica, entre outros. 

A escrita da autora é inteligente e envolvente do início ao fim. Os personagens são sensacionais, com suas peculiaridades muito bem exploradas. Tudo se encaixa com perfeição dentro da trama sem deixar pontas soltas. 

A capa é linda e delicada. A diagramação é minimalista e a revisão é exemplar. 

Dou cinco estrelas e, com certeza, recomendo este livro para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner