( Resenha ) A Relíquia de Eça de Queirós @pandabooks - Clã dos Livros

( Resenha ) A Relíquia de Eça de Queirós @pandabooks

Compartilhe:
Panda Books 

Leia a sinopse AQUI.


Resenha

Pra começar, esqueça tudo que você sabe, ou acha que sabe, sobre os clássicos, se ao falar clássico você pensa logo naquele livro velho, chato e empoeirado na estante do seu avô. Garanto que essa edição da Panda Books passou longe, a começar pela capa bem mais moderna e descolada que aquelas de antigamente. Depois, a introdução do livro, que é bem bacana e muito esclarecedora.

Agora, vamos ao conteúdo em si, que é o mais surpreendente.

A história é extremamente divertida e irreverente, ainda mais se considerando a época em que foi escrita. O livro fala das aventuras e desventuras do Teodorico Raposo, que perde os pais e passa a ser criado por sua tia, rica e beata. Teodorico é enviado ao colégio interno e depois para Coimbra para continuar os estudos. Quando retorna para Lisboa, sofre uma desilusão amorosa e convence a tia a enviá-lo para Paris. Porém, para a devota Dona Maria do Patrocínio, a cidade era um lugar de devassidão, e ela lhe oferece em troca uma viagem a Jerusalém para que ele pudesse se aproximar de sua fé.  E então ela pede a ele que lhe traga uma relíquia da cidade. De inicio Teodorico não se agrada da ideia, mas aceita pensando nas mulheres que porventura viesse a conhecer na viagem. 

Lá, acompanhado de seu companheiro de viagem Topsius, ele encontra Miss Mary, que se torna sua amante. Após um breve caso amoroso, para lembrá-lo de seus momentos de intimidade, Mary lhe dá um embrulho com uma camisola dentro, para que ele leve sempre com ele e não se esqueça dela. Teodorico então continua a viagem com o amigo. Os dois vão a Palestina e depois seguem para Jerusalém. Lá ele encontra a árvore de espinhos, de onde supostamente viera o galho de onde fora feita a coroa de Jesus, e pensa então que seus problemas estavam resolvidos, tendo aí a relíquia encomendada por sua tia e que lhe garantiria a herança e uma vida tranquila dali para frente. 

Teodorico então embrulha a relíquia e a guarda junto com a camisola que ganhara da amante. Já se sabe a essa altura que algo daria tremendamente errado. Paro por aqui e deixo para vocês o suspense. O que será que acontecerá com Teodorico? Será que seus planos darão certo? Ele receberá a tão desejada herança? Ou ficará a ver navios?



Claro que o livro é escrito para ironizar e criticar a sociedade portuguesa da época, no que concordamos que é maravilhosamente bem sucedido. O que poderia atrapalhar a leitura para nós, incautos leitores brasileiros, seriam as palavras do idioma português do século XIX e certas expressões usadas que aqui desconhecemos. Então, o que torna essa edição tão fascinante, é justamente a preciosa ajuda dos comentários das páginas do livro, que jogam luz a todas essas expressões e palavras que desconhecemos. Assim, a leitura flui facilmente e podemos nos concentrar melhor nessa sátira à sociedade da época, e sua crítica aos valores católicos.

Sendo assim, há mais de um motivo para mergulhar nessa deliciosa história de Eça de Queirós. Dê uma chance aos clássicos, você pode se surpreender.


Saiba mais sobre o autor AQUI.


A editora Panda Books publicou outros livros clássicos de diferentes autores e que fazem parte da mesma coleção. A edição de A Relíquia é linda e muito atraente aos olhos, com ilustrações interessantes e divertidas, marcações e  como disse anteriormente, explicações de expressões que podem causar estranheza. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner