( Resenha ) Através do Vazio de S. K. Vaughn @Suma_BR - Clã dos Livros
Editora Suma

Leia a sinopse AQUI

Resenha


Eu sou muito apaixonada por ficção científica. Mas, sou aquele tipo de leitora que precisa desesperadamente de uma conexão, seja ela com personagens ou com o enredo em si.

Através do Vazio, infelizmente, não conseguiu suprir todas as minhas expectativas. Eu esperava um enredo muito envolvente e esperava, ainda, uma protagonista da qual fosse se tornar a minha predileta da vida. Talvez por ter ido com muita sede ao pote, me decepcionei.

O livro traz uma premissa que, se fosse trabalhada da forma correta, seria com toda certeza o grande destaque do ano no que diz respeito ao gênero.

O enredo se passa no futuro, onde as viagens espaciais pela NASA são mais recorrentes. O avanço tecnológico ocorreu de forma excepcional, e os cientistas estão ainda mais capacitados.

"Esta não é apenas uma missão que requer uma ótima pilota. É uma missão que exige um líder formidável que marque sua presença e esteja à altura dos livros de história."

Mas mesmo com todo o avanço, intercorrências ainda são possíveis. E foi assim que a comandante May se viu literalmente perdida no espaço.

Nos deparamos logo de início com essa situação. O autor explora a personalidade de May nos oferecendo alguns prelúdios de sua vida, e de imediato a construção da protagonista nos instiga.

Quando voltamos para a realidade da personagem, que além do mais está sem memória recente, ficamos intrigados. Conseguimos sentir o pânico, aliás ficamos em pânico com a sensação de vazio narrada tão bem nos primeiros capítulos.

E então, ao desenrolar os acontecimentos que levaram até a situação atual de May, que ocorre todos os erros que me fizeram não gostar tanto da obra como achei que gostaria.

A personagem tem a seu favor uma Inteligência Artificial, que a monitora e a auxilia para sua sobrevivência. E na Terra, seu ex-marido Stephen, está lutando contra o tempo para tentar localizar May.


O autor desvia facilmente da trama de ficção para destrinchar a relação de Stephen e May. E o suspense se torna assim um drama, que não cabe de jeito nenhum em tudo aquilo que a sinopse vende.

Com o passar das páginas, a personagem que deveria ser a personificação de orgulho feminino, se perde nas mãos de seu criador. May perde a força, o foco e não consegue mais cativar. Stephen por sua vez, tem uma construção confusa, e sua ações fogem da linha de coerência.

E o enredo se perde, se torna "insosso", dando a impressão de que o autor não sabe bem o que fazer com uma mulher no espaço.

Infelizmente (friso), pra mim, a leitura foi rasa ao ponto de me decepcionar. Acredito que faltou pesquisa, faltou ter um foco e faltou ainda ter uma dedicação maior no que diz respeito ao posicionamento de uma figura feminina enquanto astronauta.

Através do Vazio pode até ser uma ficção científica plausível para quem inicia sua jornada enquanto leitor no gênero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner