( Resenha ) O Iluminado de Stephen King @Suma_BR - Clã dos Livros

( Resenha ) O Iluminado de Stephen King @Suma_BR

Compartilhe:

Editora Suma

Leia a sinopse AQUI

Resenha


Falar sobre um clássico é sempre algo complicado. Afinal, um clássico sempre traz uma quantidade considerável de leitores.

E quando o livro em questão é um clássico de Stephen King, a responsabilidade aumenta ainda mais.

"O Iluminado" é uma das obras que entram para a lista das mais notáveis do mestre. Escrita na década de 70, foi adaptada para os cinemas uma década mais tarde. 

Sua essência a consagrou como a mais assustadora de todos os tempos. 

Há alguns anos atrás, tive meu primeiro contato com a obra. E imaginem só: acabei por abandonar a leitura. Lembro que a considerei muito lenta, nada assustadora.

E hoje, ao relê-la, minha visão mudou por completo. Não só li o livro inteiro, devorando cada linha, como também a considero terrivelmente assustadora. 


Posso afirmar que, de todas as obras que li do autor até hoje (e olha que foram muitas), esta foi a que mais me assustou, a que mais me agonizou.  

Jack Torrance é um personagem que luta por um recomeço. O alcoolismo quase o fizera acabar com sua família. Tudo que ele queria e precisava era de um trabalho e de uma chance de estreitar os laços com sua família.

Resultado de imagem para filme o iluminado gif

Wendy, sua esposa, já testemunhara toda a agressividade do seu marido. E mesmo se assustando e considerado piamente o divórcio, acreditava que ele estava se dedicando, deixando o vício de lado. E realmente estava.

Seu filho, Danny, era completamente apaixonado pelo pai. Mas o garoto não era nada comum. Era... Iluminado.

Danny conseguia sentir coisas, como presságios. E isto fazia com que ele previsse alguns acontecimentos do futuro. 

É fato que Danny era uma criança com poderes sobrenaturais. Mas tais "poderes" não eram considerados da forma correta pelos pais. Enquanto Jack ignorava e até mesmo se irritava, Wendy buscava uma razão plausível.

Acontece que Jack e Wendy passaram a acreditar que, de certa forma, se Jack conseguisse a oportunidade de ser o novo zelador do hotel Overlook talvez a paz voltaria a reinar na família.

O Overlook é um hotel cheio de mistérios. Situado numa região tomada por invernos rigorosos; exigia a presença de um zelador que não temeria se isolar durante esse período.

"Os invernos são profundamente cruéis."

E Jack viu aí a oportunidade perfeita! Isolar-se com sua família. Terminar seu projeto de escrita. Ter momentos reservados com sua esposa e seu filho. 

Assim nossa história começa. Mostrando logo de cara o terror enfrentado por uma criança diferente com problemas domésticos.

E assim como Danny, estamos a um passo a frente na história. Sabemos, com agonia, de todo o horror que o Overlook irá oferecer a essa família.

"Todo grande hotel tem seus escândalos. Assim como todo grande hotel tem um fantasma."

Mas mesmo assim não estamos preparados. O Overlook esconde tantas outras histórias, coleciona tanto terror. Além de possuir uma alma esfomeada, uma força fantasmagórica que parecia querer Danny. 

Resultado de imagem para filme o iluminado gif

A agonia que me inundou desde as primeiras linhas se deu justamente por todo o sofrimento que Danny passa do início ao fim. 

E o terror, claro, se faz presente ao melhor estilo King. Todos os acontecimentos que rodeiam o hotel nos deixa de cabelo em pé.

"Este lugar desumano cria monstros humanos."

Uma história marcante, de impacto, e que com certeza tem o poder de mexer diretamente com nossas emoções.

Narrado em terceira pessoa, o livro faz parte da coleção Biblioteca Stephen King. Além de ser imperdível para os fãs pelo fato da edição ser um luxo, ainda conta com conteúdo exclusivo; que traz os textos originais que foram cortados da primeira publicação da obra.

Finalizo minha resenha acrescentando ainda, que o livro é muito mais complexo e envolvente que o próprio filme. 

Um comentário:

  1. sempre escuto falar que o livro é mais complexo que o filme e tenho muita vontade de ler, acho que é o livro do King que está no top da minha TBR

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad

test banner