( Resenha ) Ascensão de Stephen King @Suma_BR - Clã dos Livros

Editora Suma

Leia a sinopse AQUI

Resenha


Ascensão é um livro de Stephen King que foge dos gêneros que aclamam o autor. Não espere por nada assustador. Garanto a você que esta obra está muito longe do que diz respeito ao terror.

Esqueça o que vem lendo a respeito da obra. Muitos leitores estão negativando uma história fantástica pelos simples fato dela não se tratar do gênero habitual de King. O que a maioria se esquece, é que apesar do terror ser o gênero que consagrou o autor, ele não segue um perfil caricato. Stephen King vai além do terror, escrevendo livros que, apesar da essência fantástica e até mesmo sobrenatural, voam para o drama, para a ficção científica e até mesmo para o romance.

Em Ascensão temos ficção com elementos fantásticos, um livro curtinho, porém que traz uma história emocionante.

Scott Carey, nosso protagonista, se encontra com um problema peculiar: vem perdendo peso constantemente. Ok, isso não pode parecer peculiar, mas acontece que, mesmo perdendo dez quilos, sua aparência física em nada mudou.

Ele continua com o mesmo aspecto, até barrigudinho para vocês ter uma ideia. Frustrante? Talvez para os que buscam por um corpo perfeito. 

Acontece que o problema de Scott vai além da concepção médica e humana. Seu peso independe de fatores externos. Com roupa e sem roupa, o ponteiro da balança não muda: indica exatamente o mesmo peso. E tem mais! Qualquer objeto que ele carregue no momento da pesagem, simplesmente não faz diferença. O ponteiro continua indicando o mesmo valor.

"É como se você tivesse uma espécie de campo de força repelente de peso à sua volta."
A cada dia, Scott perde mais peso. E ressalto: o aspecto físico de nada altera. Ele passa então a se preocupar com o dia que não pesará nada, dia este que denominou Dia Zero.

Scott não procurou médicos. Ele compartilhou seu problema com Bob Ellis, seu amigo pessoal, que por acaso era médico aposentado.

O que aconteceria no Dia Zero? Haveria alguma explicação para o problema de Scott?

A história peculiar de Stephen King traz muito mais que essas questões. Mesmo que de imediato sejam elas que nos prendam, é o fundo secundário que garante a doçura do livro.

Scott tem como vizinhas Deirdree e Missy. Se mudaram recentemente para a vizinhança, e mesmo com um restaurante promissor; pelo fato de serem lésbicas, são motivo para preconceitos entre os moradores.

A população da não tão pacata Castle Rock as consideram "inapropriadas" para o lugar. O fato de viverem como casal e não esconderem isso de ninguém, é visto como impróprio, escandaloso. E há quem diga que elas deveriam viver discretamente.

Acontece que ninguém tentou conhecer realmente essas mulheres. E Deirdree simplesmente endureceu, impedindo assim qualquer tipo de contato amigável.

Scott resolve ajudar essas mulheres, mesmo com a resistência de Deirdree. E uma linda história de amizade passa a surgir.

"(...) elas são um pouco mais que sua orientação sexual."
Ascensão na verdade é um livro que trata de amizade, de quebra das barreiras de preconceitos. É um livro que faz com que os leitores mais sensíveis se ascendam, junto ao personagem principal. 

"(...) Talvez na hora de morrer todos ascendam."
Uma história de ficção contemporânea, atual, e única. Que se torna especial pelos sentimentos humanos e não pelo feito fantástico.

Resultado de imagem para fogos de artificio gif

Leitura recomendadíssima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner