( Resenha ) Conectadas de Clara Alves @editoraseguinte - Clã dos Livros

( Resenha ) Conectadas de Clara Alves @editoraseguinte

Compartilhe:

Editora Seguinte

Leia a sinopse AQUI

Resenha


É 
Sou o tipo de leitora que acredita que as vezes, são os livros que nos escolhe. E isso aconteceu com essa obra que hoje resenho para vocês.

Conectadas se trata de um livro juvenil, e traz justamente protagonistas adolescentes. Ou seja, tudo que eu não curto numa leitura. Não seria um livro que iria para a lista de desejos. 

A Editora Seguinte, em seu Instagram, promoveu uma leitura coletiva do livro. Quando li que se tratava de um livro que tinha temas como "feminismo", já fiquei interessada. Eu quis ler pelo fato de querer saber como esse tema seria inserido numa livro juvenil.

E conclui a leitura apaixonada pelo enredo, pelos personagens e jurando jamais subestimar um livro juvenil.

https://49.media.tumblr.com/3636adb9137ea838617b42ef734526f5 ...

Aqui conheceremos Ayla e Raíssa. Narrado em primeira pessoa, intercalando as duas personagens, a história se inicia mostrando como foi essa "conexão" entre as duas personagens.

Raíssa ama o mundo gamer. Em especial, o famoso jogo on-line Feéricos. Acontece que, por ser menina e ter criado um perfil feminino (óbvio), a garota sentiu na pele o machismo no mundo dos gamers. 
"Eu ficava maravilhada com todos os personagens e prévias de Feéricos, mas as personagens femininas incompreendidas eram as que mais admirava. Talvez fosse justamente por me sentir como elas, menosprezadas pelos jogadores quando suas histórias eram obviamente as mais interessantes."
Revoltada, teve a ideia de criar um perfil masculino, para assim ser vista de "igual para igual". 

Ayla também aprecia Feéricos. E também precisa lidar com todo o machismo estampado ali. Mas, seu caminho virtual cruza justamente com o perfil catfish de Raíssa.

Elas começam assim uma amizade virtual, onde Ayla acredita estar falando com um garoto chamado Léo.

Acontece que a convivência, mesmo on-line, faz crescer um sentimento diferente nas meninas. O que era pra ser apenas jogo virtual, se torna cada vez mais forte. 

Como Raíssa iria dizer a verdade? Como Ayla agirá ao descobrir que seu amor na verdade é uma menina? 

Como desmascarar um fake gamer! | Jogadora, Jogo da vida e ...

A leitura, assim como o jogo virtual das meninas, nos conecta de imediato. Não apenas pela curiosidade em saber como será essa grande revelação, mas pelo fato de que, em cada página, conhecemos mais a fundo a vida das meninas e começamos a compreender assim a personalidade de cada uma.

É um livro que mostra, e preciso dizer que isso é feito de uma maneira tão especial e tão cuidadosa, os desafios enfrentados na descoberta da sexualidade. Mostra as dificuldades da homossexualidade, e mais que isso, salienta o quão importante é o diálogo e apoio da família e amigos.
"(...) pessoas fora do padrão não costumam ser muito bem aceitas pelos coleguinhas de turma."
Em épocas onde o preconceito reina, livros como este se tornam poderosos. A autora soube dosar uma história, deixando-a tocante, leve, e necessária.

E não pára pelo ponto da sexualidade em si. Aqui temos temas diversos, como relacionamento abusivo, rebeldia, amor próprio, o valor da amizade, da família. Mostra as diversas faces do amor.

Os diálogos são muito bem construídos, tanto que me emocionei em vários deles.

Cada personagem, até mesmo os secundários, são especiais. É como se a autora tirasse cada um deles do seu coração. 

Acho que, pra resumir, eu posso dizer que esse livro foi escrito com o coração. Foi escrito para que as pessoas lessem e se compadecessem. Talvez mais que isso. Ler Conectadas é transformador.

Espero que esse livro seja recebido por todos com o mesmo amor que senti. Nem preciso dizer que recomendo, não é mesmo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner