( Resenha ) A Gaiola de Ouro de Camila Läckberg @editoraarqueiro - Clã dos Livros

( Resenha ) A Gaiola de Ouro de Camila Läckberg @editoraarqueiro

Compartilhe:

Editora Arqueiro

Leia a sinopse AQUI

Resenha


Começo minha resenha trazendo uma pequena reflexão a todos os leitores. Temos personagens masculinos que fazem parte do sonho de muitas mulheres no cenário da literatura mundial. Personagens estes que, por motivos variados, já tomaram decisões que, fossem na vida real, poderiam levá-los aos tribunais, e até mesmo para atrás das grades.

Mas nós os perdoamos. Pois essas atitudes sempre tem motivos nobres que as justificam. Traumas do passado, a proteção da sua amada, a personalidade "inflamada" que, meu Deus, é tão sexy. 

Agora te pergunto: quando os papeis se invertem, sendo uma mulher no lugar desse homem, você conseguiria compreender da mesma forma?
"Você é mulher. E este é um mundo que pertence aos homens."
A Gaiola de Ouro é um suspense que trouxe justamente essa questão pra mim. Até que ponto uma personagem do sexo feminino consegue ser "perdoada"?

Sarah Paulson GIF - Sarah Paulson - Discover & Share GIFs

Temos como protagonista Faye, uma mulher inteligente que compõe a alta sociedade de Estocolmo. Casada com um homem bem sucedido, tem uma filha linda, uma casa exuberante, as melhores roupas... Faye vive para o seu marido, e como uma boa esposa, tenta a todo custo agradá-lo.

Vejam bem, compor a alta sociedade e ser casada com um magnata exige muito. Faye precisa ter um comportamento adequado, inclusive companhias adequadas.

Precisa servir. E mesmo assim, seu casamento não está indo bem.

Seu marido passa cada vez menos tempo em casa. O fato de Faye estar envelhecendo o incomoda, e mais, ela ganhou peso, e já não desperta tanto o interesse do marido.
"Ela era bonita. Ficou velha. E gorda."
Assim, o esperado ocorre. Faye flagra seu marido com uma mulher mais nova, sendo ridicularizada. Ele pede o divórcio e ela fica sem completamente nada.


E é nesse ponto que ela planeja uma forma precisa de se vingar e se reerguer em meio aos cacos. 
"Dentro dela a escuridão despertava. Lá não havia lágrimas."
Acontece que a trama é muito mais que esse resumo. Eu destrinchei o lado razão da Faye, mas existem eventos que antecedem ao casamento infeliz, que faz a gente pensar "caramba, ela mereceu tudo isso".  

O livro traz três momentos temporais. Um que se sucede à separação de Faye, onde temos a alegação de uma assassinato, que é o grande suspense da trama. Outro que destrincha o casamento e a vingança em si de Faye para com seu ex marido, e os eventos da vida da mulher que se antecedem ao casamento, antes dela ter o patamar social que conquistou ao lado de seu marido.

Sarah Paulson Yes GIF by AHS - Find & Share on GIPHY

A narrativa também se diferencia, onde o passado de Faye é narrado em primeira pessoa, e os demais períodos em terceira pessoa. Assim sendo, temos uma visão muito ampla do que é Faye.

É realmente um livro muito complexo, muito detalhado. Com personagens que despertam sentimentos de todos os tipos no leitor, do ódio a pena. 
"Quantas vezes na vida você foi traída por um homem?"
Eu não sei se todos os leitores irão compreender a magnitude desse livro, pois mesmo sendo uma ficção, traz gatilhos para temas sensíveis, como relacionamentos abusivos, pedofilia, desconstrução familiar, violência doméstica. E claro, abre gancho para refletirmos sobre independência financeira, feminismo, empoderamento feminino e a cultura do machismo.

Faye é uma personagem muito interessante, que poderá ser interpretada como vilã sádica ou heroína não convencional. 
"A esperança é uma droga perigosa."
Outra personagem que merece destaque é Chris, melhor amiga de Faye. Uma mulher incrível e inspiradora. 
"Você é uma das pessoas mais inteligentes que já conheci, e olha que eu encontro comigo mesma todos os dias."
A autora criou personagens intrigantes e inesquecíveis. A trama prende, você não conseguirá largar o livro. 

Ao contrário do que tenho lido por ai, o livro não deixa pontas soltas. Muito diferente dessa afirmação, a trama se desenvolve muito bem e consegue ter um desfecho surpreendente e inteligente. 

Recomendo! 

PS: eu acredito que toda mulher que algum dia nutriu um sentimento de vingança pelo sexo oposto vai gostar desse livro. Ressalto que existem gatilhos, e se trata de uma ficção, portanto não podemos nos espalhar nas ações extremas de Faye. Mas podemos focar na superação e na mensagem de que somos inteligentes e conseguimos recomeçar.
"A grande maioria das mulheres tem suas feridas de guerra, de uma maneira ou de outra."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner