( Resenha ) Virtuosismo Moral - Grandstanding de Justin Tosi & Brandon Warmke @editorafaro - Clã dos Livros

( Resenha ) Virtuosismo Moral - Grandstanding de Justin Tosi & Brandon Warmke @editorafaro

Compartilhe:

 


Editora Avis Rara

Leia a Sinopse AQUI

Resenha


Vivemos o boom das redes sociais. Tanto, que hoje em dia, para a maioria de nós, as notícias chegam por meio delas. Em questão de segundos, enquanto estamos ali curtindo uma foto de um amigo, uma notícia nos chega.

E muitas vezes, antes mesmo de abrirmos o artigo, vemos nos comentários opiniões seguidas de discussões sobre tal.

Quem nunca se deparou com uma discussão calorosa acerca de um partido político? Ou acerca de temas como aborto, feminismo, casamento?




Acontece que, indo mais além, muitas vezes vemos algum "opinante" ser julgado, ser alvo, ser duramente criticado pelo simples fato de não concordar com a maioria. E vemos ainda, muitos discursos de ódio. Quer exemplo maior que os personagens do BBB 21?

É estritamente perigoso formular uma opinião sobre alguns dos participantes. O simples fato de você comentar um "minha torcida foi para o jogador Y, e não para o X", pode te levar a sofrer ataques pelos quais você nem imagina.




Ameaças por postagens. Necessidade em expressar opiniões. Necessidade em brigar duramente para defender sua opinião. 

"Nós escrevemos esse livro na esperança de que você não precise descobrir da maneira mais difícil que o gransdtanding é um problema moral. Este livro pode lhe mostrar o que está acontecendo, explicar o por quê de isso estar errado e sugerir o que você deve e o que não deve fazer a respeito."

E claro, que assim como eu, você também conhece cerca de 50% das pessoas que fazem parte da sua rede social. E destas, cerca de 25% (ou mais) promovem discursos morais na internet. 20% destas mesmas pessoas, tão moralistas, não tem uma vida que condiz com aquilo de defendem.

Me perguntava: o que leva essa pessoa ser tão moralista nas redes sociais, e ganhar crédito por isso, sendo que na vida real, essa mesma pessoa que defende fielmente os animais (um exemplo esporádico), preferiu comprar uma raça rara de um gato a adotar um abandonando?

Foi movida por esse questionamento que senti interesse em conferir a obra "Virtuosismo Moral". Os autores partem justamente desse cunho de falso moralismo, para elaborar um livro que levanta questões sobre cancelamentos, discursos de ódios e até mesmo difamações nas redes sociais.




Em forma clara e objetiva, com linguagem de fácil entendimento, os autores exploram os discursos morais mais comuns nas redes, propondo reflexões acerca de tais. 

Além de nos trazer compreensão acerca da necessidade dos discursos morais, eles ainda traçam o caminho onde a liberdade de expressão se perde do contexto de respeito ao próximo.

"É necessário que as pessoas sejam capazes de falar sobre justiça, liberdade, igualdade e sobre o certo e o errado. Mas precisamos fazer isso tendo em vista o bem, não visando apenas nos engrandecer aos olhos dos outros."

É uma obra muito necessária, que se torna imprescindível. A meu ver, foi essencial principalmente para mim mesma, que sou ativa nas redes sociais e por vezes também pequei pelo discurso moral. 

Uma leitura que te transforma e te alerta para os perigos, cada vez mais constantes, da maneira de como você leva as redes sociais. Será que sua conduta transforma ou induz o ódio? 

"O discurso moral é uma ferramenta (...). Martelos podem ser utilizados para bater pregos e arrancá-los, mas também podem ser usados para atacar pessoas."

Vale a pena ler. 

PS: para os professores, é uma ótima pedida para trabalho em sala de aula. O livro abre gancho para várias discussões, tendo referências sólidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner