( Resenha ) Caçadas de vida e de morte de João Gilberto Rodrigues da Cunha @cialetras - Clã dos Livros

( Resenha ) Caçadas de vida e de morte de João Gilberto Rodrigues da Cunha @cialetras

Compartilhe:

 

Companhia das Letras

Leia a sinopse AQUI.

Resenha

“O homem julga o que não acontece – só Deus julga o que conhece.”


Tonho, apelidado Pólvora pelas vendas que fazia pelo oeste das terras mineiras, sabia comerciar, era trabalhador, econômico, de convivência amável e simpática, em todo lugar o queriam bem. Dobrando serras e trilhas, varrera o Oeste até as beiras do rio Grande, conheceu gente, terras e oportunidades que nunca sonhou na sua acanhada Oliveira e, por fim, resolveu se mudar.

No final do século XIX, ele juntou suas economias e um adiantamento de herança que os irmãos cederam talvez para se livrarem dele, deu entrada na compra da Fazenda Alvoradam distrito de Desemboque, sertão distante dos Araxás. Naquele lugar estavam tirando ouro, diamantes do Quebra-anzol, muito gado nos campos, muita gente nova, de todos os lugares desconhecidos, muito comércio, muito dinheiro, muita precisão, muito futuro.

Um homem simples, que não pensava em fortuna, mas na terra. Ao lado dele trilhavam Zé Brilino e Zé Anjo, que possuiam importantes lições de uma vida sofrida do interior.

Na mesma época, em São Paulo, o jovem contador José Antônio efetuou um golpe na empresa onde trabalhava e acabou fugindo para o interior do país, atrás de um lugar seguro para se estabelecer, sempre cercado de muita ganância, o dinheiro que tinha nunca era suficiente.

Então, quando Tonho Pólvora e José Antônio acabam se cruzando, a confusão está feita.

“Assim se faz a história. Nem sempre dos fatos queridos e planejados, muitas vezes da sorte ou acaso, ou do que árabes e fatalistas chamam de destino”


Um livro diferente de todos que já li, confesso que no início não me prendeu muito, mas acabou me surpreendendo com uma história singular e uma escrita muito perspicaz.

A capa é ótima. A diagramação muito bem feita e a revisão também.

Dou cinco estrelas e recomendo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner