( Resenha ) Querida Kitty de Anne Frank @cialetras - Clã dos Livros

( Resenha ) Querida Kitty de Anne Frank @cialetras

Compartilhe:

 

Companhia das Letras

Leia a sinopse AQUI.

Resenha

Este é um romance inacabado que Anne Frank escreveu em um caderno que havia ganhado por seu aniversário de treze anos. Desta forma, ela relata com muita sensibilidade sua experiência durante a guerra, que acabou alcançando uma dimensão histórica.

Editada pelo pai dela, Otto Frank, pouco depois do final da Segunda Guerra Mundial, a primeira edição se esgotou em poucos meses, e a obra logo se tornou um sucesso internacional. E agora, pela primeira vez em português, é lançada esta edição do livro idealizado pela própria Anne.

“É um fenômeno estranho, às vezes me vejo através dos olhos de outra pessoa. Nesses momentos, observo com toda tranquilidade os assuntos de uma tal de Anne Robin, como se estivesse folheando um livro sobre a vida de uma pessoa estranha.”

Através de cartas escritas por Anne para Kitty, sua amiga imaginária, ela compartilhava seus segredos, coisas que guardava dentro de si, com quem podia desabafar sem medo de julgamentos. Kitty era a possibilidade que Anne criou de se olhar de fora, de longe, e perceber o que está vivendo e como tudo aquilo a afeta.

Ela imaginou uma amiga que entendia suas preocupações, e esse foi o recurso que encontrou para escrever o que tinha vontade. Afinal de contas, o papel aceitava tudo, ao contrário das pessoas.

Durante a guerra, Anne escondia um diário e morava dentro de um esconderijo com mais sete pessoas em Amsterdam para escapar da perseguição nazista. Mas, mais do que uma fugitiva que só podia ver o mundo pelas frestas da janela, com binóculos de longo alcance, ela era uma adolescente que estava descobrindo quem podia ser no mundo, conhecendo sua própria personalidade, e com isso também amadurecendo como a escritora que ela já sabia que podia ser.

“É por isso que acabo sempre voltando ao meu diário, ele é o meu começo e o meu fim, porque Kitty sempre tem paciência comigo.”

Com o passar dos anos ela amadureceu, e assim percebeu que uma etapa se encerrou completamente, que nunca mais voltaria a ser quem era antes. Sabemos pouco sobre a vida de Anne, muita coisa permanece em segredo. Mas, tudo aquilo que está disponível, proporciona a sensação de intimidade com uma menina que olhava perplexa para o mundo dos adultos.

De forma única e muito especial, Anne conta sua história e encanta o leitor, tocando-o profundamente com suas palavras. Em uma narrativa envolvente, prende do início ao fim.

A capa é perfeita, tem tudo a ver com o conteúdo. A diagramação é ótima e a revisão é exemplar.

Dou cinco estrelas e recomendo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner