( Resenha ) Natureza Morta - Livro I da Série Inspetor Gamache de Louise Penny (Coleção Mistérios em Série) @editoraarqueiro - Clã dos Livros

( Resenha ) Natureza Morta - Livro I da Série Inspetor Gamache de Louise Penny (Coleção Mistérios em Série) @editoraarqueiro

Compartilhe:

 


Editora Arqueiro

Leia a sinopse AQUI

Resenha


Caso ainda não saiba, a Editora Arqueiro lançou recentemente a Coleção Mistérios em Série, onde temos livros com suspense, crimes e investigações, porém as histórias não se destacam pela violência.

É realmente incomum essa "pegada" da coleção, já que muitos leitores procuram justamente pela violência. Confesso que quando iniciei minha jornada nos livros de mistério, quando eu tinha 13 anos mais ou menos, meu ponto de partida foram os livros de Agatha Christie e seus enredos não eram demasiadamente violentos. Inclusive os mistérios da Coleção Vagalume também não eram. Mas na vida adulta, já na casa dos 20 anos, talvez por influência do terror gore, acabei por buscar cada vez mais enredos violentos.

Acredito que se você for um leitor mais maduro, vai concordar que os acontecimentos da atualidade estão influenciando muito nas nossas escolhas de leitura. Eu, sempre fã de suspense, estou a cada dia procurando por temas mais leves. Inclusive voltei a ler mais romances que o habitual. Mas amo livros que abordam investigações policiais. Portanto, essa coleção atendeu meu íntimo; porque eu justamente buscava por enredos menos violentos, que tivessem o foco no final feliz, e não na obscuridade da humanidade.

Natureza Morta se passa em um pequeno vilarejo ao sul de Montreal. Um local pacato, onde todos se conhecem e vivem em perfeita harmonia. 

Jane é uma senhora de 76 anos, estimada por todos. Como professora, se envolveu de certa forma com a maior parte das pessoas da cidade. Bondosa, inteligente, o tipo de pessoa que todos amam ter por perto.

Numa manhã como outra qualquer, Jane é assassinada. Um crime horrendo. A senhora querida havia sido assassinada com uma flecha de caça.

Tudo levava a crer que não havia sido apenas um acidente. Alguma pessoa fora capaz de assassinar uma idosa. Mas por qual motivo? Será que Jane era realmente tão benevolente? O que levaria uma pessoa em sã consciência a cometer um crime tão bárbaro?

"O senhor não entende. Ninguém a mataria de propósito."

Gamache é um inspetor-chefe muito conhecido e afamado. Um crime de difícil solução só poderia ser investigado por ele. 



Com a melhor equipe em seu enlaço, Gamache chega na cidadezinha com gana de descobrir o que levou Jane a ser assassinada, bem como o rosto de seu assassino.

"Gamache sabia que todo crime era profundamente humano. A causa e o efeito."

O livro é tão gostoso, tem uma atmosfera particular, que ao mesmo tempo que instiga o desenrolar das páginas pelo suspense; nos faz relaxar pela grandiosidade dos personagens.

A começar por Gamache, a grande estrela em cena. Ao contrário do que estamos habituados em ver atualmente, Gamache não é um policial cansado, com traumas, mente sombria e vícios mundanos. Ele é íntegro, inteligente, sério, um homem de família que é cheio de amor. Aliás, cheio de amor até mesmo pela profissão. Conseguimos captar toda sua ética, e já no início do livro nos simpatizamos pela forma empática que ele trata a vítima e os moradores.

Por falar em moradores, os demais personagens do livro também são interessantes. Clara e Peter, amigos próximos de Jane; a rabugenta Ruth; o adolescente rebelde Philippe... São personagens muito bem construídos, e eu poderia dizer que é fácil torná-los reais em nossa imaginação; mas vou mudar essa perspectiva. É muito fácil vermos pessoas reais nesses personagens. Pessoas reais do nosso dia-a-dia. E talvez por isso nos conectamos muito a eles, sendo inimaginável apontar qualquer um como assassino.



Eu preciso evidenciar uma personagem do livro. Agente Nichol. Céus!!! Enxerguei a mim mesma nessa personagem. E fiquei tão feliz por ter evoluído. Por conseguir saber onde está o problema. E desculpa, sei que se você ainda não leu o livro não vai compreender o que quero dizer; mas quando ler com toda certeza voltará aqui para me contar.

"Vida é mudança. Se você não está crescendo e evoluindo, está parado enquanto o resto do mundo avança. A maioria das pessoas é muito imatura. Elas passam a vida esperando, imóveis como pinturas de natureza-morta."

Para finalizar minha extensa resenha, preciso ainda falar sobre o mistério em si. É envolvente, é surpreendente! Eu não consegui desvendar nada até o gran finale.

Recomendo muito a leitura! É perfeito para ler em dias de folga, enrolado em um cobertor, com uma xícara de café ao lado. Já quero todos os livros da coleção.

PS: O segundo livro da série Inspetor Gamache já foi lançado. Graça Fatal se passa no mesmo local. Para quem quer outros livros da Coleção, temos já lançados dois da Série Maisie Dobbs de Jacqueline Winspear; e dois da série A Espiã da Realeza de Rhys Bowen.

Ao procurar imagens para a resenha, descobri que existe uma adaptação para as telas. Não consegui traduzir, portanto não sei se é filme ou série. O fato é que todas essas imagens que dispus na resenha são provenientes de uma adaptação, e foi lindo ver todas as cenas em fotos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner