Sobrenatural / Fantasia - Falando sobre livros ...

 

... um evento fantástico só ocorre quando há a dúvida se esse evento é real, explicado pela lógica, ou sobrenatural, ou seja, regido por outras leis que desconhecemos.


"Segundo a definição do iDicionário Aulete, fantasia, enquanto gênero, significa “obra artística (livro, pintura etc.) sem ligação com a realidade”. Quando relacionada ao mundo das artes, a fantasia é considerada um gênero que faz uso da magia e de outros elementos sobrenaturais como peças importantes que permeiam uma obra.


 A fantasia é encontrada em obras de diversos tipos como quadros, filmes, romances, contos, músicas ou histórias em quadrinhos. Ela pode ser encontrada desde a época dos mitos e das lendas até as obras contemporâneas, em que ocorre a mistura de diversos tipos de elementos fantásticos.

Na literatura fantástica, da mesma forma que ocorre na ficção especulativa, o universo criado ou os personagens diferem da realidade. Na maioria dos trabalhos, a fuga da realidade é, geralmente, explicada por intervenções de divindades, magia, forças ocultas ou sobrenaturais.

Na fantasia, o fantástico busca uma explicação que não necessita ser científica ou tecnológica, podendo ser justificado por magia ou qualquer outro fenômeno fora da normalidade." 

Tzvetan Todorov cita em seu livro “Introdução à Literatura Fantástica”, que dentro da nossa realidade regida por leis, ocorrências que não podem ser explicadas por essas leis incidem na incerteza de ser real ou imaginário. Para Todorov, um evento fantástico só ocorre quando há a dúvida se esse evento é real, explicado pela lógica, ou sobrenatural, ou seja, regido por outras leis que desconhecemos. “Há um fenômeno estranho que se pode explicar de duas maneiras, por meio de causas de tipo natural e sobrenatural. A possibilidade de se hesitar entre os dois criou o efeito fantástico.” (TODOROV, 1968, p. 31).

Muitos trabalhos dentro do gênero ocorrem em planos de ficção ou planetas onde a magia é comum. A fantasia é geralmente distinguida da ficção científica e horror pela expectativa de que ela fica longe de temas científicos e macabros, respectivamente, embora exista uma grande sobreposição entre os três gêneros (que são subgêneros da ficção especulativa).
Na cultura popular, o gênero da fantasia é dominado por sua forma medievalista, especialmente desde o sucesso mundial de "O Senhor dos Anéis", de "JRR Tolkien" e de "As Crônicas de Narnia". Em seu sentido mais amplo no entanto, a fantasia inclui obras de vários escritores, artistas, cineastas e músicos que, a partir de antigos mitos e lendas, conquistam adeptos de vários partes do mundo.



No blog classificamos os livros do Gênero como Sobrenatural/Fantasia.


 Indicamos
Publicados no Brasil


As Crônicas de Nárnia
 



 

Feita de Fumaça e Osso


Série As Aventuras do Caça-Feitiços



Série  Irmandade da Adaga Negra





Fonte:  http://www.infoescola.com/literatura/fantasia-genero/

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Fant%C3%A1stico_%28g%C3%AAnero%29

2 comentários

  1. Oiiiiiiiiiiiiii
    Nárnia ainda n li mas vou pegar emprestado, minha amiga comprou o volume único por 30,00 acredita (o preço normal é 99,90). Qse morro qd soube!
    O senhor dos Anéis eu li há mt tempo atrás e gostei muitíssimo!
    Irmandade da Adaga eu tenho a série mas ainda n li
    Feita de Fumaça e Osso eu comprei mas tá pra chegar, comprei por 9,90 na Saraiva essa semana!
    Essa outra série eu n conheço!!!

    Bjoooooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, eu amo todos eles... São maravilhosos.. mas meu queridinho do momento é mesmo Feito de Fumaça e Osso.. Amo de paixão.. Lindo, inspirador, poético.. maravilhoso!
    Bjs,

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por