Contos,

Contos de Grimm para todas as idades de Philip Pulman @alfaguara_br

04 novembro Clã dos Livros 5 Comments

Editora Alfaguara

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Sinopse

Em “Contos de Grimm para Todas as Idades”, considerado pelo jornal britânico Sunday Times um dos melhores livros de ficção do ano, Philip Pullman recria seus contos de fadas preferidos. Afirmando que conservar uma única versão dessas histórias é como prender um pássaro numa gaiola, o autor toma a liberdade de acrescentar e inventar detalhes que tornem a narrativa mais fluida e divertida. Ao final de cada uma delas, um breve comentário sobre personagens, curiosidades, versões semelhantes e finais alternativos traz ainda mais riqueza para essas clássicas histórias. 
Ao longo dos 53 contos reunidos na coletânea, belos príncipes e princesas, velhas feiticeiras, madrastas cruéis e animais falantes transitam entre o estranho e o absurdo. 
Estão presentes clássicos como Branca de Neve, Cinderela, João e Maria e Chapeuzinho Vermelho, e histórias menos conhecidas, mas não menos surpreendentes, como O junípero, Rumpelstiltskin e Hans Meu Ouriço. A maestria e o cuidado de Pullman conferem novo vigor à preciosa obra dos irmãos Grimm, repleta de histórias fantásticas sobre amor, amizade e coragem, que há séculos encantam leitores de todas as idades. 

'Tudo o que me propus a fazer neste livro foi contar as melhores e mais interessantes histórias dos irmãos Grimm, tirando do caminho qualquer coisa que pudesse impedi-las de fluir livremente. Não quis colocá-las em cenários modernos, produzir interpretações pessoais ou compor variações poéticas dos originais; tudo o que busquei foi produzir uma versão que fosse límpida como água. A questão que me orientou foi:
 “Como eu mesmo contaria esta história, se a ouvisse de outra pessoa e quisesse passá-la adiante?” — Philip Pullman


5 comentários:

  1. Adogooooooooooooooooooooooo os contos dos irmãos Grimm!!!
    Tenho o livro com todos os contos mas capa dura!!!!
    Adoro ler, sou uma adulta com alma infantil, sempre leio livros infantis!!!
    Tô guardando pra ler para meus filhos (quando vierem rsrsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. Não tive boas experiências com recriações de clássicos.
    Talvez esse até me surpreenda,mas tenho quase que certeza que não.

    ResponderExcluir
  3. Marissa!
    Gosto de todas as releituras de contos de fadas e fico bem feliz que Phillip reuniu os melhores dos Irmãos Grimm.
    Adorei a ideia!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei legal a junção dos contos e fazer como uma nova criação, uma reescrita do modo do autor, aprecio quem tem a imaginação de pegar algo, e mudar partes ou completamente, mas assim sempre deixar o grande foco da coisa.
    Beijos Marissa, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  5. Oiee.
    Eu estou amando essa releituras dos contos de fadas, então esse livro me despertou uma curiosidade quase infantil de saber como ele "mudou" as histórias.
    Gostaria muito de lê-lo, só não curti muito a capa, mas enfim, não diminuiu meu interesse.
    Bjokas!

    ResponderExcluir