5 Estrelas,

( Resenha ) A Canção de Alanna - Livro 1 da Série A Primeira Grande Aventura de Tamora Pierce @UnicaEditora

26 agosto Joss 0 Comments


Única Editora

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse, AQUI.

Resenha




Como filhos de um Nobre do reino de Tortall, os gêmeos Alanna e Thom seriam enviados para aprender como cumprir seus deveres. Sendo Alanna enviada para um convento onde a ensinariam como ser uma dama – costurar, dançar, se portar – já seu irmão Thom enviariam ao palácio onde o ensinariam a ser um cavaleiro – esgrima, arco, golpes. Entretanto, nenhum dos dois desejava nada disso, o sonho dela era se tornar uma grande guerreira e ele um feiticeiro. 

Logo a única saída que veio a mente de Alanna foi de trocar de lugar, principalmente porque a única coisa que os diferenciava era o comprimento do cabelo e isso poderia ser resolvido facilmente. 

“— Você acha que é possível? – murmurou ele.
Alanna olhou para o rosto esperançoso do irmão gêmeo. 
Parte dela queria impedir o plano antes que as coisas saíssem do controle, mas não uma parte muito grande. ”

Estava decidido, falsificariam a carta que seu pai havia redigido alterando o nome de Alanna para Alan e em vez de um casal de gêmeos seriam dois meninos. Antes de saírem de viagem seguindo cada um seu rumo Alanna soube que possuía o Dom da Cura e que necessitária usá-lo para salvar vidas, mas apesar de ser algo bom, poderia também ser muito ruim, precisaria ter destreza. 

“ — Tenho uma coisa para lhe dizer – falou Maude quando o primeiro cacho caiu no chão.
— O quê? – perguntou Alanna, ansiosa.
— Você tem o dom da cura. – A tesoura continuou trabalhando. — É maior que o meu, maior que o de qualquer um que já conheci. E você tem outra magia, um poder que ainda aprenderá a usar. Mas o dom da cura é o mais importante. ”

A canção de Alanna e um livro de ficção juvenil, uma aventura com 255 páginas muito bem desenvolvidas que se passa na Idade Média.

A leitura flui tranquilamente, com leveza, principalmente por ser uma história curta e com conteúdo perfeitamente descrito. Faz com que sejamos parte daquele cenário, com personagens incríveis, muito diferentes dos habituais. A capa é composta por uma ilustração que remete as características do reino, o palácio ao fundo e sua personagem principal já como uma guerreira, com seus belos olhos violeta transmitindo impetuosidade e teimosia. 

O primeiro nível para se tornar uma cavaleira seria o de Pajem, onde foram impostas muitas provas árduas que quase a fizeram retroceder. Mas ela se reergueu, não deixando que percebessem qualquer resquício de fraqueza. 

“— Você acha que estou pronto? – perguntou Alanna bem baixinho.
— Não é a minha opinião que importa. O único jeito de você ganhar é se você achar que está pronto. ” 

Fez amizade com os garotos e com o príncipe Jonathan que a apoiou e ajudou enfrentar seus inimigos. Mas tudo o que Alanna mais temia era que a achassem dócil e boba, por isso resolveu revelar sua verdadeira identidade apenas em seu 18º aniversário, quando já fosse uma guerreira. 

“Não era fácil viver com os seios atados. Eles doíam ao crescer, embora por sorte continuassem muito pequenos. Ela era duas vezes mais cuidadosa agora em relação a quanto podia abrir a camisa, e naquele verão os garotos fizeram o possível para obrigá-la a tirar a roupa completamente.”

Alanna se esforça para ser a melhor, conseguindo se destacar, evoluindo muito com o decorrer do tempo. Passando pela complicada puberdade e mostrando seu valor a cada dia. Posso dizer que o livro atingiu as minhas expectativas, Alanna é uma personagem incrível que me surpreendeu muito, trazendo essa questão de que a mulher pode ser sim melhor do que o homem em muito mais coisas do que se imagina. Não se deixando abater ou desanimar, lutando bravamente para realizar seu maior sonho. 

Juvenil, harmonioso, sem pontas soltas, tudo se encaixa perfeitamente, com uma escrita que nos transporta para dentro, nos fazendo sentir parte daquele cenário, com certeza merece cinco estrelas.

Já estou ansiosa para os próximos livros. Uma aventura diferente de todas que eu estava acostumada a ler, me tirando do meu cotidiano, para fora da minha leitura habitual, porque englobou vários assuntos, incluindo fantasia e ação.

Recomendo este livro para todos aqueles que querem ler uma aventura leve com fantasia e ação. 

0 comentários: