5 Estrelas,

( Resenha ) Difamação de Renée Knight @Suma_BR

20 setembro Eva Cross 0 Comments

Suma de Letras Brasil

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse, AQUI.

Resenha


“Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas… A ressalva era cortada por uma linha vermelha. Uma mensagem que não notou ao abrir o livro. Não há como ignorar a semelhança. Ela é um personagem-chave, a protagonista. […] Um pedaço de sua vida que mantivera em escondido. Um segredo que não contara a ninguém, nem mesmo ao filho e ao marido – duas pessoas que acreditavam conhecê-la melhor do que ninguém. Não havia vivalma capaz de inventar o que Catherine acabara de ler. Ainda assim, ali estava, impresso, à vista de qualquer um. Achava que enterrara aquilo. Encerrara o assunto. Mas ele vinha à tona outra vez. Em seu quarto. Na sua cabeça.”



Difamação é um livro de suspense, daqueles que você não consegue parar de ler até descobrir cada detalhe do mistério envolvendo toda a trama.


Até metade do livro não tinha nenhuma pista de qual seria esse segredo que tanto atormentava a protagonista, do motivo que tirava o seu sono e que deixava tão apavorada. Por esse motivo não vou me aprofundar tanto na resenha, não conseguiria fazer isso sem soltar altos spoilers. O mais interessante dessa leitura é ficar sem ar, pensando no que virá em sequência. 

Bom, a história gira entorno do segredo sombrio que Catherine esconde até mesmo dela própria. 

A narrativa é em primeira pessoa, porém dois personagens dividem essa tarefa. 

Temos os pensamentos e visões de Catherine (claro!). Como protagonista vem para compartilhar toda angustia que sofre tentando descobrir quem escreveu o livro, quando entregou este exemplar na casa dela, como sabe do segredo tão bem escondido, qual o motivo de querer destruir sua vida desta forma?

“Sinto certa animação por saber que existem estranhos por aí que não gostam dela, que estou reunindo forças e ampliando a rede. Devagar, devagarinho, nos aproximamos dela, sorrateiros. Cada vez em maior número.”
Catherine é uma jornalista bem reconhecida, casada com um homem com quem se sente segura, Robert, tem um filho de 25 anos, Nicholas, uma casa em um bairro tranquilo, possui uma vida boa. Porém guarda este segredo a sete chaves e quando o livro chega em suas mãos, toda a angustia que pensava estar morta renasce e queima dentro da bela personagem. Sem poder compartilhar o mistério com mais ninguém, ela tenta resolver as coisas sozinha e cada vez mais se vê afundando e é realmente desesperador ver como as coisas se desenrolam durante o livro.

“Mas é impossível. Não pode ser. E ninguém mais conhece os detalhes. Ninguém que esteja vivo. Exceto os outros presentes, claro – os anônimos. Mas quem escreveu o livro se importa de verdade. É pessoal.”

O outro personagem que divide a narrativa é o Sr. Stephen Brigstocke, um Professor aposentado, viúvo e amargurado. A tristeza é sua companheira, pois além de perder o seu filho, Jonathan, perdeu também sua esposa e maior companheira, Nancy. Está tão sozinho que constantemente conversa com o espírito da sua esposa e “ouve” seus conselhos. Nas partes em que este personagem narra, vemos como a dor pode perturbar a mente das pessoas, nada pior do que a solidão. 

“Dali em diante, eu me esforçaria ao máximo para me comportar de uma forma que desse a Nancy, caso ela aparecesse de uma hora para outra, motivos para me amar, não para se envergonhar de mim.”

A única coisa que a autora deixa claro desde o começo é que o segredo envolve algo com o filho da protagonista. Um segredo que abalaria as estruturas familiares. Nicholas, filho de Catherine, é um rapaz de 25 anos que não fez faculdade e trabalha em uma empresa de eletrônicos. A relação dele com a mãe não é das melhores, mas nada do que não vemos em várias famílias.

“Durante todos esses anos, protegeu Nicholas, escondendo dele a verdade. Permitiu-lhe viver em abençoada ignorância. […] E se ele tivesse alguma lembrança do que aconteceu? As coisas seriam diferentes? Ele seria diferente? O relacionamento dos dois seria diferente?”

Enquanto lia o livro e principalmente quando acabei, pensei em como seria um sucesso se esta história fosse adaptada para o cinema. 

Por isso, pensei até mesmo no elenco. Confiram abaixo o meu Dream Cast para Difamação. E ai, quem já leu concorda com as minhas escolhas?  hahahaha

                 Catherine                                                          Robert




Nicholas





Sr. Stephen                                  Nancy


Jonathan






O livro foi comparado ao Garota Exemplar da autora Gillian Flynn, acredito que pelo estilo do suspense, aquele em que o ponto de interrogação fica na sua cabeça do começo até o fim. 

Com várias reviravoltas acabamos fazendo muitas suposições sobre o que seria o tal segredo, mas eu, felizmente, fui pega de surpresa quando finalmente o mistério foi revelado. 

A autora traz um livro eletrizante que prende o leitor e faz com que não consigamos parar de ler. Posso dizer que ela conseguiu me levar direitinho. Cada curva que fazia eu ia sem nem perceber, e o final é impressionante. Não pensei em nenhum momento que o segredo podia ser aquele. Impressionante. 

Um ritmo animador. Um livro para ser devorado! Recomendo? Com certeza!


0 comentários: