Fique Por Dentro,

( Fique por Dentro ) Gêneros Literários - Suspense e Thrilller

20 abril Bia Gonçalves 3 Comments

Hoje eu volto para falar de outros dois gêneros literários que confundem muito nossas cabecinhas de leitores: o suspense e o thriller.

Resultado de imagem para suspense gif tumblr


Assim como acontece no horror e terror, Suspense e Thriller também acabam se interligando.

Vamos começar falando sobre o suspense. Vários artigos apontam que na verdade o suspense nem poderia ser considerado um gênero, afinal, tanto no cinema quanto na literatura, em quaisquer enredo há a existência do suspense. E o que é isso? Suspense é tudo que remete ao leitor apreensão, incerteza, ansiedade. É a preocupação com o desenrolar de um enredo que você não tem conhecimento sobre o que sucederá. 

Resumindo: qualquer enredo que deixa o leitor com expectativa ansiosa sobre alguma resolução é um suspense. 

Ele pode ser usado como um recurso ou como gênero. Enquanto recurso, podemos simplificar como um enredo cuja trama principal se enquadra em outro gênero (um romance, por exemplo). Em algum momento, ocorre algo que remeta ao suspense. Vou exemplificar: imaginem um romance. Temos um casal de protagonistas lutando para viver seu amor impossível. E então, o pai da protagonista é brutalmente assassinado no meio do livro, sendo o principal suspeito justamente nosso mocinho. Cria-se um suspense (com a típica pergunta "quem matou fulano?"), mas o enredo não é ligado a ele. Nós estamos curiosos para descobrir quem é o assassino, mas o ponto alto é o romance.

O suspense enquanto gênero ocorre quando um livro o sustenta do início ao fim. Começamos a ler já com alguma expectativa e ansiedade sobre a descoberta de algo que só irá desenrolar ao final. Por si só, o gênero trabalha quase que exclusivamente com a ansiedade do leitor.


Resultado de imagem para gifs lendo

Dentro do gênero, existem os subgêneros como o Suspense Policial e o Suspense Psicológico. Em ambos, a atmosfera é de tensão do início ao fim, porém no primeiro há envolvimento com polícia, crimes, detetives, mafiosos e ladrões. Já no segundo, o foco é nos personagens principais e geralmente temos algum psicótico. Há ainda o Suspense Militar (baseado em guerras fictícias ou não) e o de Espionagem.

O Thriller é totalmente ligado ao suspense. Guardem essa frase: todo thriller é um suspense. Porém, ele acaba desenrolando outros tipos de sentimento no leitor, além da ansiedade. É uma mistura de surpresa, antecipação, tensão, apreensão, excitação e nervosismo. O leitor fica envolvido numa verdadeira teia, onde estará submetido ainda à comoção e surpresa. O ritmo é mais acelerado, e o clima da leitura é totalmente de dúvidas e incertezas.

Também existem subgêneros. São eles:

♥Thriller de Conspiração: os protagonistas são geralmente jornalistas ou investigadores amadores que, sem querer, acabam por descobrir uma conspiração e começam a desvendar os segredos por trás dela. Assim, tornam-se alvo dos conspiradores. Neste subgênero, é comum a utilização de fatos históricos.

Thriller Criminal: traz uma sequência de crimes bem sucedidos. O foco é o criminoso, não o protagonista. É nele que temos assassinos em série, assaltos, perseguições e tiroteios.

Thriller Psicológico: geralmente é narrado em primeira pessoa. Nele, o leitor fica ainda mais envolvido pelos personagens, conseguindo compreender com exatidão suas ações e o funcionamento de sua mente. É comum a narrativa voltar no tempo para expor ao leitor o passado do personagem.

Thriller Tecnológico: aborda especificamente temas relacionados à ficção científica, espionagem e ação. Contém mais detalhes técnicos; o enredo gira em torno das particularidades tecnológicas.

Thriller Político: mostra os bastidores de uma disputa pelo poder político. Comumente encontramos corrupção, guerra e terrorismo.

No suspense, geralmente o leitor se sente impossibilitado. No thriller, o leitor ficará completamente envolvido pelos personagens e suas ações.

Há artigos dispostos na internet que apontam suspense e thriller como a mesma coisa. Particularmente, eu discordo. As diferenças, por menores que sejam, existem; e vocês poderão constatar com os exemplos a seguir:

Suspense psicológico:



Suspense Policial:


Thriller de Conspiração:


Thriller Criminal:



Thriller Psicológico:



Thriller Tecnológico:


Thriller Político:



Fonte:




3 comentários:

  1. Oi Bia,
    Estou percebendo que não sei diferenciar nenhum gênero e olha que eu achei que sabia...hehehhe. Brincadeiras a parte, conhecer e entender as diferenças dos gêneros é importante, principalmente na hora da leitura, pois evita frustrações e expectativas não alcançadas. O Thriller é um gênero que descobri não tem muito tempo, mas que amo ler. O suspense é mais complicado de entender e eu não pensava nele como um recurso, então este post foi bem esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante das suas dicas...eu não sabia as diferenças entre um e outro rsrsrrs.
    Gosto de um bom suspense,policial...mas thriller não gosto de nenhuma das categorias...Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Bia!
    É sempre muito bom poder saber as diferenças, principalmente sobre os thrillers que tem vários.
    Suspense pode ter em qualquer livro, basta que cause ansiedade nno leitor.
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir