5 Estrelas,

( Resenha ) Edenbrooke de Julianne Donaldson @univdoslivros

01 outubro Clã dos Livros 0 Comments

Universo dos Livros
Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse AQUI.

Resenha

Edenbrooke é lindo. Com um enredo cativante, personagens inesquecíveis, diálogos interessantes e muito engraçados e também um romance de aquecer o coração. 

Aqui conhecemos Marianne Daventry, uma jovem que deseja sair da cidade de Bath, onde tem uma vida monótona com sua avó. Marianne é inteligente, interessante e cheia de personalidade. Quando uma oportunidade de passar um tempo em uma linda propriedade  no campo aparece, ela agarra com unhas e dentes.    
Suspirei, olhando as folhas verdes dançando ao vento. Eu não tinha uma razão para girar havia muito tempo. E nenhum motivo de felicidade aos dezessete anos? 
Após a morte da mãe, o pai simplesmente deixara Marianne com a avó e permitira que sua irmã gêmea Cecily fosse para Londres. Quando Cecily a convida para Edenbrooke, Marianne fica feliz por poder visitar o campo novamente. Cecily quer conquistar o nobre  herdeiro de Edenbrooke, mas Marianne tem outros planos. Rever sua irmã e desfrutar do campo. Os pomares, cavalgadas, um pouco de pintura ao ar livre e quem sabe rodopios pela natureza. 
Minhas aspirações eram bastante diferentes das suas. (...) Queria uma sensação de pertencimento, de fazer algo útil e bom com o meu tempo. Mas, acima de tudo queria ser amada por quem eu era.
Porém no caminho Marianne é surpreendida por um assaltante e ao salvar o cocheiro que foi atingido por um tiro, o que parecia impossível para uma dama e sua acompanhante, demonstra seu caráter e altruísmo. 
- Eu o vi. Ele é mais do que duas vezes o seu tamanho. (...) Eu não acharia possível.
Dei de ombros.
- Tinha de ser feito. Eu não poderia deixá-lo lá.
Ele sustentou meu olhar por um longo instante. 
(...)
- Garota corajosa - ele murmurou, passando o dedo de leve pela palma da minha mão.
E é pedindo socorro para seu cocheiro, que ela conhece Philip. Ele é um cavalheiro e acaba se aproximando e ajudando-a a cuidar do homem ferido e também a chegar em Edenbrooke. 

Marianne gosta de ser autossuficiente e não costuma pedir ajuda. Ela é uma jovem de bom coração, que realmente não se importa com as riquezas e aparências, mas sabe que não é tão bonita como sua irmã. Deseja se casar por amor, muito diferente de Cecily que é encantadora e adora a cidade, a sociedade e a riqueza. 
- Não é isso que faz um cavalheiro? Resgata uma donzela em perigo? - Seu tom era leve, mas seus olhos demonstravam solenidade.
- Não sou uma donzela em perigo - falei com uma risada.
- Mas eu estou tentando provar que sou um cavalheiro.
A jovem se surpreende ao encontrar Philip em Edenbrooke, na verdade ele era um dos herdeiros, mas Cecily não estava lá. Chegaria apenas uma semana depois, o que acabou aproximando os dois. Philip e Marianne começaram a passar muito tempo juntos, cavalgando, passeando nos pomares e conversando na biblioteca. 
Empinei o queixo, fingindo dignidade.
- Eu estava escondida para não ser vista molhada e enlameada.
Ele levantou uma sobrancelha.
- Você estava molhada e enlameada? Antes de ter caído no rio?
Pigarreeei para limpar a garganta.
- Caí duas vezes.
Ele pressionou os lábios ... e olhou para longe, como na tentativa de recuperar a compostura. 

Philip estava claramente se interessando por Marianne, mas ela não conseguia acreditar. A jovem sabe que não tem nada para oferecer à um homem atraente e nobre como ele, com tantas pretendentes interessantes. Além disso, ele era um galanteador com todas... Não era? 
Philip é encantador. Se envolve com Marianne e admira sua sinceridade e sua bondade. Ele é um homem interessante, inteligente e corajoso, que tenta mostrar-lhe como está interessado, porém Marianne parece não perceber.

Ela é inocente na arte do flerte e sempre acha que Philip está brincando. Tem certeza de que conseguiu um bom amigo, daqueles para sempre, mas começa a perceber que sente por ele mais do que amizade. Só que, para seu pesar, precisaria abrir espaço para Cecily que chegaria em pouco tempo, e seria ela sim, a pretendente ideal.

Marianne é sem dúvida uma personagem admirável e a frente de seu tempo, porém sem estar descontextualizada. 

Amei demais esse livro. Philip e Marianne são perfeitos e inesquecíveis. Edenbrooke é sem dúvida um romance doce, terno, com cenas lindas, cenários perfeitos, personagens interessantes e diálogos maravilhosos e engraçados. Foi um enorme prazer conhecer a escrita envolvente de Julianne Donaldson. 

Me envolvi demais ao longo da leitura. Sofri com tudo que Marianne passou. Chorei e senti meu coração doendo, mas também sorri e me apaixonei por Philip e pelo amor tão lindo dos dois.

- Você é brilhante, divertida e deliciosamente imprevisível. Você é corajosa, compassiva e altruísta. E você é linda além da conta. Eu quero você, toda você,do jeito que você é. - ele inspirou.- Se me aceitar.
A capa linda é perfeita para o livro e segue a original. A diagramação é bonita e muito agradável. O livro é todo narrado em primeira pessoa pela protagonista Marianne.


0 comentários: