Editora Rocco,

Sobre heroínas e histórias: chegou a vez das mulheres e meninas protagonistas @editorarocco

01 março Bianca Gonçalves 0 Comments

Quando analisamos a literatura como um todo, a maioria dos livros publicados no passado trazem os meninos como os grandes protagonistas, ficando o papel da personagem menina como a donzela indefesa; a que precisa ser salva.

E se analisarmos mais a fundo, esses livros em sua maioria, se voltam para dispor a mulher para o amor, para o romance.

Na atualidade, o mercado editorial enxergou a necessidade de publicar obras que trazem as mulheres em destaque; voltadas também para a ação, aventura. Por que não uma super heroína ao invés de um herói? 

A Editora Rocco ganha destaque ao publicar obras que trazem personagens do sexo feminino como grandes heroínas, revolucionárias; enfim, daquele tipo que se tornam inesquecíveis!

Vanessa Raposo, em seu artigo Sobre heroínas e histórias aponta as mais afamadas dentre os livros publicados pela editora. 

Uma delas é a tão conhecida Katniss Everdeen, da série Jogos Vorazes. Eu nem preciso falar muito sobre a protagonista, mas em 2010 meninos e meninas ficaram encantados com o surgimento de uma personagem heroica; que se destaca por sua coragem.



Katniss não é indefesa; muito pelo contrário. Ela luta pela sobrevivência de forma corajosa. Ela inspira em todos os momentos dos livros.

Outra personagem inspiradora citada pela Vanessa, não é protagonista, mas bem que poderia ser: Hermione, da Saga Harry Potter. Sendo ela uma personagem secundária, ganhou destaque por sua inteligência e importância na saga.

Resultado de imagem para hermione gifs

O fato é que nós, mulheres, não somos iguais. Dentre nós existem as sensíveis, as meigas, as princesas, as bruxas, as corajosas, as vaidosas, as que não querem um namorado, as que querem um namorado... e por isso, precisamos e apreciamos essa diversidade de protagonistas.

Todas essas heroínas, novas e antigas, nos mostram como a ficção não é uma coisa que existe apenas quando interagimos diretamente com ela, mas algo que carregamos conosco mesmo depois de fecharmos o livro. Ela nos ajuda a considerar o mundo com outros olhos e a encontrar modelos em quem nos inspirar, principalmente quando são escassos em nossas vidas. A importância de meninas fortes e inteligentes, mas também gentis e corajosas, não pode ser subestimada. Gente como a gente: protagonistas de suas próprias histórias, ajuda valiosa para os amigos e sobreviventes vitoriosas. 
Publicar obras que trazem mulheres que de alguma forma possam inspirar o(a) leitor(a) é o presente mais lindo que todas as mulheres do mundo podem receber.

E posso falar mais? A Rocco está com um quadro de lançamentos muito bacanas para nós, mulheres. Através do Selo Fábrica 231, lança o livro "Clube da Luta Feminista", de Jessica Bennet.


Não deixem de conferir o artigo que inspirou o post clicando AQUI.

0 comentários: