( Resenha ) Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato @cialetras - Clã dos Livros

( Resenha ) Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato @cialetras

Compartilhe:
Companhia das Letrinhas

Leia a sinopse AQUI.

Resenha

A Companhia das Letrinhas nos presenteou com uma edição de luxo lindíssima do clássico Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato.

A obra de Monteiro Lobato sofreu algumas críticas, sendo considerada por alguns preconceituosa, porém devemos considerar a época na qual foi escrita e os costumes reinantes. Para os adultos, isso seria mais simples, necessitando apenas de um olhar atento, porém para as crianças e jovens que podem ler os livros sozinhos, talvez gerasse dúvidas acerca das formas de tratamento e dos costumes por exemplo, das mulheres que naquela época eram ensinadas a cuidar do lar.

Então, vindo ao encontro da atualidade e dos progressos conquistados com o tempo, a organizadora Marisa Lajolo, considerada a maior especialista da obra lobatiana no Brasil,  nos presenteia com uma introdução que explica o contexto cultural da época na qual o livro foi escrito e publicado, 1920 e debate as questões polêmicas relacionadas a obra do autor.  

"Nos livros infantis do começo do século XX, não era comum haver personagens negras com a importância de Tia Anastácia. Por isso, talvez, para os leitores daquela época, causasse estranhamento uma personagem negra ser assim amada, reclamar quando se sentia ofendida, educar crianças, ou ser considerada uma das mulheres mais sábias do mundo por líderes mundias, como se passa no livro A Reforma da Natureza. Para os leitores de hoje, porém, o modo como o narrador e algumas das personagens se dirigem à ela é ofensivo, pois, felizmente, os costumes mudaram."

Reinações de Narizinho é o primeiro livro da Série O Sitio do Pica-Pau-Amarelo e nos conta a história de uma menina sonhadora e muito criativa e sua boneca de pano, vivendo aventuras no sítio de sua avó. 

Nesse primeiro livro vemos também muitos personagens interessantes e conhecidos de muitos brasileiro. Pedrinho,  Marques de Rabicó, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia, Dona Benta, Doutor Caramujo, Príncipe Escamado, entre outras personagens. As aventuras vividas são cheias de fantasia, perigos e muita criatividade. 

Em "Narizinho Arrebitado" Lúcia conhece o Príncipe Escamado ao visitar o Reino das Águas Claras. Lá ela e Emília conhecem diversos personagens, um deles é o Doutor Caramujo, que depois de algumas trapalhadas, consegue dar a famosa pílula que permite que Emília comece a falar. Desde então a tagarela boneca nos diverte, falando errado e teimando que está sempre certa e também falando tudo o que pensa. 

" - A velha mora com o Pequeno Polegada.
- Polegar, Emília!
- PO-LE-GA-DA.
Era teimosa como ela só. Nunca disse Doutor Caramujo. Era sempre Doutor Cara de Coruja."
Quem está atento à alguns detalhes, pode reparar que as protagonistas femininas de O Sitio do Picapau Amarelo  são valentes, inteligentes, respeitadas e por diversas vezes dispensam personagens masculinos inconvenientes, algo não comum na literatura da época e que era até considerado não convencional. Mas sabemos também que a pequena Lucia ( Narizinho ) não ia a escola e era criada para ser uma boa esposa e dona de casa. Mesmo assim ela é a protagonista principal em várias histórias do Sítio, decidindo o que fazer sem interferência, vivendo aventuras e mostrando sua inteligência junto com sua boneca de pano tagarela.

Entre animais aquáticos, insetos, personagens de histórias famosas e os personagens do sítio, vemos muitas aventuras e diversões. 

Em Reinações de Narizinho temos as histórias: Narizinho Arrebitado ( primeira história escrita e publicada em 1920 ), O Sítio do Picapau Amarelo, O Marquês de Rabicó, O Casamento de Narizinho, Aventuras do Príncipe, O Gato Félix, Cara de Coruja, O Irmão do Pinóquio, O Circo de Cavalinhos, Pena de Papagaio e O pó de Pirlimpimpim. 

O livro traz o texto original do autor, organizado por Marisa Lajolo e com ilustrações de Lore. Lindas! Ele também traz uma novidade muito interessante, a fim de esclarecer expressões e costumes da época na qual foi escrito: notas de rodapé com diálogos entre as personagens Narizinho e Emília, discutindo sobre essas expressões e formas de tratamento. 

"Pedrinho ganhara um bodoque de guatambu (...)."

"Notas de rodapé:
Emília :
- Será que as crianças de hoje sabem o que é isso?
Narizinho:
- Espero que não! Tenho horror desse instrumento, que Pedrinho usa para lançar pedras. É feito com um arco de madeira guatambu, superdura. Nas pontas do arco, Pedrinho amarra um elástico de pronto: sai atirando pedras até no coitado do Rabicó."
A Série de livros tem 23 volumes e ganhou duas adaptações para a TV em 1977 e depois em 2001 e também uma série de animação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner